18.07.2017

Edu Etxeberria vence Kayaksurf HP Open no SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT

Mais um dia de Santa Cruz Ocean Spirit e mais um vencedor. O basco Edu Etxeberria foi o grande vencedor da categoria Kayaksurf HP Open, que se realizou hoje durante o Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit, na Praia do Mirante.
O atleta, habituado a levar muitos prémios de Santa Cruz, não se fez rogado e voltou a vencer, e não só. Fez ainda no heat da final a melhor nota e score do dia. Uma onda pontuada com 9,83 pontos (em 10 possíveis) à qual somou uma segunda onda de 8,10 pontos. Etxeberria pontuou assim na bateria da final um score total de 17,93 pontos (em 20 possíveis) sendo o vencedor incontestável da prova na categoria Open. Em 2.º lugar ficou Gorka Martin (8,17 pontos) e em 3.º e 4.º Ivan Pena (7,97 pontos) e Emil Lazarescu (5,77 pontos), respetivamente.
Esta quarta-feira a prova continua, mas com um formato diferente. Três equipas vão competir entre si nas modalidades de Kayaksurf HP, Kayaksurf IC e SUP XL. A primeira equipa é composta por Edu Etxeberria, Jon Etxeberria e Diego Sanz (atleta que venceu esta segunda-feira na categoria Kayaksurf HP Junior. Uma equipa de campeões que promete. A segunda equipa é formada por Ivan Pena, Eñaut Calvo e Iñaki Urbe, e a terceira equipa por Ruben Del Rio, Urko Iturrioz Iraegui, Gorka Martin e Emil Lazarescu.
De recordar que até 21 de julho, a Praia do Mirante vai acolher alguns dos melhores do mundo nesta prova que está integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski. O circuito conta com três open internacionais, sendo que este, em Santa Cruz, é a segunda paragem destas provas. A primeira decorreu em Peniche, a 3 e 4 de junho, inserida na etapa portuguesa do Championship Tour da WSL e do EuroSUP - Campeonato Europeu de Stand Up Paddle, e a terceira paragem será na Nazaré, a 14 e 15 de outubro.
Ao final da tarde de hoje, decorreu ainda uma demonstração de Tow Out de Bodyboard e Surf, iniciativa a cargo de Hugo Pinheiro, conhecido bodyboarder português e várias vezes campeão nacional. Entre os convidados de Hugo Pinheiro, a dar show de aéreos nas ondas da Praia do Mirante, estiveram o surfista Robertson Gonçalves, atleta local que começou a surfar aos 5 anos no Rio de Janeiro; Francisco Cruz, atleta de 41 anos, que foi vice-campeão Pro Junior e durante parte da sua carreira Top 16 nacional; Tiago Santos, que foi campeão regional da zona Centro sub-18 em 2016; e Francisco Santos, campeão nacional universitário 2015/16. Quanto aos bodyboarders, o evento contou com o atual líder do circuito nacional Open Daniel Fonseca, vice-campeão nacional em 2015 e que reúne ainda no Curriculum um 7.º lugar no Mundial ISA; o local Bernardo Tomé, campeão do circuito de bodyboard de Santa Cruz; Manuel Nascimento, atleta de 42 anos, que se estreou no bodyboard aos 12 em Supertubos, e ainda Afonso Silva, de 17 anos, e campeão do circuito regional do centro sub-18.

Esta quarta-feira há “Surf Salva” na Aldeia Neptuno
Amanhã, o Santa Cruz Ocean Spirit recebe, durante a manhã, o  “Surf Salva”, um projeto que resulta da parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. Esta iniciativa consiste em dotar os praticantes de atividades náuticas, de conhecimentos que os capacitem a prestar auxílio, no âmbito do socorro a náufragos e assistência a banhistas.
Através de ações de sensibilização e formação em salvamento e suporte básico de vida, pretende-se incutir em todos os participantes uma cultura de segurança ativa. As formações “Surf Salva” vão decorrer durante todo o verão, de forma itinerante pelas várias praias de norte a sul do país, através de ações de sensibilização e formação aos praticantes de atividades náuticas, e mais uma vez a Aldeia Neptuno abre as portas ao projeto. As formações têm uma componente teórica e prática e abrangem técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.

Vaivém Oceanário traz literacia azul a Santa Cruz
Entretanto, no centro de Santa Cruz, o festival volta a receber o Vaivém Oceanário, com a vertente de educação ambiental, e que “assentou arraiais” no Largo Jaime Batista da Costa. A iniciativa visa oferecer experiências educativas e ensinar a conservar a natureza. Além disso leva também o Santa Cruz Ocean Spirit para o centro de Santa Cruz.
Desde o primeiro dia em Santa Cruz, o projeto já recebeu 800 a 900 participantes. “A ideia é levar literacia azul a todos. Falar não só sobre o Oceanário, mas sobre o oceano”, começa por explicar Tomás Santos, responsável pelo Vaivém Oceanário, um projeto do departamento de educação do Oceanário de Lisboa e que já chegou a mais de 220 mil participantes num total de 188 municípios.
“Este é um projeto para todas as idades. Não é só para as crianças. O objetivo é explorar esta ligação que  temos com o mar, porque precisamos conhecer para proteger. Essa é a principal mensagem. Queremos que percebam que tipo de ecossistemas podemos encontrar em Portugal, que tipo de espécies, desmistificar muitas ideias pré-concebidas, desde o antigamente até aos dias de hoje.  A sessão é dividida em duas partes. O interior do Vaivém funciona como uma sala de cinema, com apresentações de acordo com a faixa etária e aí exploramos vários temas. O tema principal “Portugal é mar”  versa a nova definição do território português, falamos das  profissões ligadas ao mar, da biodiversidade da nossa costa, tocamos em assuntos como consumo sustentável de peixe e marisco, a alteração de comportamentos em relação ao lixo, o efeito que esse lixo depois tem na cadeia alimentar”, enumera Tomás Santos.
O Vaivém Oceanário estará em Santa Cruz até ao dia 23, último dia do Santa Cruz Ocean Spirit, todos os dias das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30. Este é um projeto que projecto que percorre o país de janeiro a dezembro, e que tem como próxima paragem a Praia da Vieira, de 1 a 7 de agosto.
Depois de Yasmine, hoje, o Santa Cruz Ocean Spirit recebe Jimmy P. Figura central da nova geração da música portuguesa, Jimmy P representa o que de melhor se faz na música urbana actual, espaço largo para onde faz confluir uma fusão perfeita entre o Rap e o R&B. O poder da rima, bem como a prevalência da palavra longe de estereótipos misóginos e lugares comuns, nunca deixará de ser central no seu trabalho. Entre os trabalhos mais recentes do músico, que foi pai há bem pouco tempo, estão os álbuns “FVMILY F1RST” (2015) e “Essência” (2016). Antes ainda de Jimmy P subir ao palco, o aquecimento fica a cargo de Ricardo Reis.