29.08.2018

10 dias de desporto e música em Santa Cruz

Santa Cruz voltou a receber o Santa Cruz Ocean Spirit, com a 12ª edição do evento a decorrer entre os dias 20 e 29 de julho. Cerca de 50 mil pessoas passaram pelo Festival Internacional de Desportos de Ondas, num ano em que foram apresentadas várias novidades quanto ao formato do evento organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a Promotores EM.

O Noah Eurosurf Junior 2018 foi a "prova rainha", com cerca de 200 atletas de 17 seleções a integrar a competição que sagrou os jovens campeões europeus das modalidades de surf, bodyboard e longboard. As cores lusas estiveram em destaque, com António Dantas a sagrar-se campeão de Longboard Sub-18 e Filipa Broeiro a conquistar o título no Bodyboard Sub-18 Feminino. Apesar de Portugal ter partido como favorito para a disputa do título europeu por seleções, foi a equipa francesa que se sagrou a grande vencedora.

O Internacional de Skimboard de Santa Cruz, o Santa Cruz Fun & Session Kayaksurf e Waveski Special Event e a 4ª etapa do Circuito Nacional de Bodysurf também deram forma ao programa desportivo do Festival, que contou com a participação total de 350 atletas de todo o mundo.

As maiores novidades passaram pela programação musical do Santa Cruz Ocean Spirit, que rumou ao Aeroclube de Torres Vedras para as duas noites mais esperadas. Armandinho chegou mais cedo para entrar com a prancha na água e experienciar as ondas de Santa Cruz, no dia em que o seu compatriota Marcelinho da Lua também subiu ao palco e fez o público dançar ao ritmo dos sons do Brasil misturados por si.

A noite que se seguiu fez-se em português e começou com o blues, soul e funk que caracterizam The Black Mamba. O grupo protagonizou um espetáculo que promete ficar para a história do Festival, numa noite em que ainda se dançou ao som de João Dinis.

Todos os dias do Santa Cruz Ocean Spirit contaram com concertos na Aldeia Neptuno, na praia do Mirante, onde houve música ao final do dia e durante a noite. Noites que, este ano, terminavam à meia-noite, numa estratégia de promoção do comércio local que fez com que o público rumasse da Aldeia Neptuno ao centro de Santa Cruz.

Durante o dia, miúdos e graúdos puderam usufruir de atividades no recinto da Aldeia Neptuno que iam de happy hours de stand up paddle, kayaksurf e skimboard, passavam por aulas sunset de yoga, alongamentos e jiujitsu, até às cerca de 35 atividades de sensibilização e educação ambiental dinamizadas pela Tenda Pedagógica em que participaram cerca de 895 jovens e crianças.

Este foi o segundo ano em que o Santa Cruz Ocean Spirit recebeu o "Sê-lo Verde", na sequência do contrato assinado entre o Município de Torres Vedras e o Ministério do Ambiente. "Beata na praia não", "O Mar que Respiramos" e a monitorização da qualidade das areias foram as medidas de sensibilização ambiental que integraram o evento, que garantiram um apoio financeiro de cerca de 12 mil euros.