21.07.2019

Terceiro dia do Santa Cruz Ocean Spirit marcado pelo início da competição do Eurosurf 2019

Como era esperado, este domingo de verão foi de alta voltagem no Santa Cruz Ocean Spirit 2019. Três competições decorreram em simultâneo ao longo do dia com a “prova rainha”, o Eurosurf 2019 (campeonato da Europa de surf que é disputado entre 15 equipas), a iniciar logo às primeiras horas da manhã.

A seleção nacional entrou dominante e conquistou especial atenção entre o público, pois viu quatro dos seus atletas, os que hoje competiram, superarem os desafios que lhes foram sendo impostos. No Longboard Masculino e Feminino, depois de duas rondas, João Dantas e Inês Martins qualificaram-se ao Round 3 com todo o mérito e justiça.

João Dantas, por exemplo, assinalou mesmo a segunda maior pontuação do dia nesta disciplina (16,00 pontos), deixando o italiano Federico Nesti, com 16,75 pontos, no topo da tabela no que concerne aos mais altos scores.

Nas seis baterias que foram realizadas no Surf Masculino, pode-se afirmar que os portugueses Eduardo Fernandes e Pedro Henrique estão muito afinadinhos e marcaram o ritmo. O primeiro imprimiu velocidade e pressão às ondas que realizou, assinalando mesmo uma das notas e scores mais elevados - 8,00 pontos e 14,75 pontos, respetivamente. No entanto, foi Yael Peña, de Espanha, quem registou a maior pontuação até ao momento - 15,00 pontos (8,00 + 7,00 pontos).

Este foi um bom começo para a equipa portuguesa que assim mantém todos os seus elementos no quadro principal da competição e, por conseguinte, mantém também perfeitamente intactas as aspirações de renovação do título europeu (que, recorde-se, foi conquistado há dois anos na Noruega).

Quem também brilhou este domingo nas águas do Oeste foram os bodysurfers que participaram na 4.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf. Num dia recheado de boas ondas, pleno de emoção e drama, Jaime Bonito sagrou-se campeão nacional júnior após vencer a sua quarta final consecutiva esta temporada.

Na divisão Open, numa das finais mais disputadas de que há memória, Rodrigo Carrajola subiu ao lugar mais alto do pódio e complicou as contas do ranking. Ao vencer a prova de Torres Vedras o atleta da margem sul deixa tudo em aberto para a derradeira etapa do circuito. Miguel Rocha, campeão nacional em título, foi segundo classificado, enquanto Pedro Collaço e Henrique Madeira dividiram os terceiro e quarto lugares, respetivamente.

António Pedro, que organiza o Campeonato Nacional de Bodysurf, aproveitou para salientar a qualidade das ondas da região, bem como a valiosa parceria com o Festival Ocean Spirit: “no segundo ano do Ocean Spirit fui diretor desportivo e achei que fazia sentido trazer cá o bodysurf, por isso, desde então temos vindo sempre. Santa Cruz é tipicamente uma zona que nos garante as melhores ondas, e apesar de hoje estar a ser um dia difícil, as ondas até estão boas. Para nós, enquanto Organização do Bodysurf, é sempre um prazer vir aqui, para já, porque nos sentimos em casa, depois porque gostamos muito desta dinâmica cada vez mais virada para o mar, que o Ocean Spirit tem trazido nos últimos anos.”

A ronda competitiva terminou com o apuramento dos campeões do Internacional de Skimboard, uma prova de elevado estatuto e gabarito que se realiza em Santa Cruz desde 2001.

À tarde, aproveitando a força da maré cheia, que proporcionou bons ataques dos skimboarders aos quebra-cocos da Praia do Mirante, Alejandro Montañes (Espanha) confirmou o favoritismo e selou a vitória na divisão Sub-14. Simão Teixeira (Portugal) foi segundo classificado.

Rafael Ruivo (Portugal) superou Jaime Diaz Yedro (Espanha) e sagrou-se campeão na Sub-18. Nos Seniores deu Zachary Wicks (Portugal), enquanto Julia Espinosa (Espanha) manteve a toada do dia anterior e venceu Francisca Freire (Portugal) na Open Feminino.

Absolutamente “on fire” esteve o veterano Hugo Santos (Portugal) que, com um desempenho irrepreensível, conseguiu alcançar duas finais. Venceu a Masters of the Universe de forma imponente, mas na Open Masculino, a categoria mais concorrida e apetecível da competição, terminou em 2.º lugar, atrás de Juanlu Gonzalez (Espanha) que levantou assim o troféu máximo nesta edição 2019. Para o atleta espanhol, que já participa no evento há sete anos, o ambiente que se vive em torno do Ocean Spirit é único e especial: “para mim é um dos melhores campeonatos a nível europeu. Gosto muito das pessoas de aqui, da boa onda, do calor e de tudo o que está relacionado com os desportos de ondas. O primeiro dia correu-me bem, mas este segundo dia foi mais difícil devido às condições. No geral, o campeonato correu-me bastante bem e penso que me superei. Havia um nível muito alto e foi a primeira vez que ganhei aqui, algo que já estava a tentar desde que comecei a fazer skim. Para mim era algo impensável ganhar aqui e estou mesmo muito contente”.

Amanhã, segunda-feira, 22 de julho, o dia será integralmente dedicado ao Eurosurf 2019. A chamada será feita às 8h45 e o objetivo passa por concluir a primeira ronda de Surf Masculino (onde faltam realizar seis baterias) e ainda a primeira ronda de Surf Feminino.

Depois da competição, foi a vez da música de influência indiana e persa dos Anaidcram animar o fim de tarde, seguindo-se os concertos dos Yayla e dos Al Caravan a fechar a noite.