05.03.2020

Santa Cruz Ocean Spirit acolhe o Eurosurf Junior

O surf de elite está oficialmente de volta a Santa Cruz, entre 11 e 18 de julho. O contrato-programa para a realização do Eurosurf Junior 2020, no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit, foi assinado ontem, no Noah Surf House.

O momento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, do presidente do Conselho de Administração da Promotorres, Rui Penetra, e do presidente da Associação Sealand, Frederic Rebelo.

João Aranha sublinhou a importância desportiva do Eurosurf Junior 2020 para as equipas portuguesas que vão poder competir em “casa”. O presidente da Federação Portuguesa de Surf acrescentou ainda que este “é um campeonato extremamente importante pois é a antecâmara para os Jogos Olímpicos de 2024”, avançando que “só na nossa seleção teremos três surfistas integrados no programa de jovens talentos olímpicos.”

“É com enorme prazer que Santa Cruz acolhe, uma vez mais, o Eurosurf Junior”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, reforçando que este é um dos “caminhos que temos de desenvolver para dar a oportunidade aos mais jovens para poderem demonstrar as suas capacidades”. A aposta no surf é um “trabalho que começa a dar os seus frutos na promoção de Santa Cruz como destino turístico para a prática de desportos de ondas”, rematou o autarca.

Esta será a terceira vez que Santa Cruz recebe um Eurosurf, prova que já passou pelo Concelho em 2018 (Eurosurf Junior) e em 2019 (Eurosurf). “Ter atletas que são as próximas grandes figuras do surf europeu e mundial é, por um lado, o reconhecimento da nossa capacidade enquanto organizadores de eventos e da qualidade das nossas ondas, mas, sobretudo, é muito bom ver estes cerca de 200 atletas tornarem-se embaixadores europeus de Torres Vedras e Santa Cruz”, afirmou Rui Penetra.

O Eurosurf Junior 2020 vai reunir cerca de 15 seleções, com provas nas modalidades de surf longboard. O campeonato está inserido no Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre de 10 a 19 de julho.