24.07.2022

Bodysurf marca último dia do Santa Cruz Ocean Spirit

O Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas acolheu a 4.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, que decorreu este domingo na Praia do Mirante. Jaime Bonito, o campeão nacional em título, foi o grande vencedor desta etapa na categoria Open, que contou com uma paragem ao final da manhã que veio a permitir "altas ondas na final".

"Fiquei bastante contente com a minha prestação, como me senti dentro de água, com o meu físico" disse Bonito após a cerimónia de entrega de prémios daquela que foi a primeira etapa que venceu este ano. "O espírito para a próxima etapa é 'ganhar', para no próximo ano voltar ainda mais forte e reconquistar o título" atirou o atleta.

O prémio de melhor onda do campeonato (8.17) foi entregue a Rodrigo Carrajola, que disputa, neste momento, o título nacional com Diogo Areias. Os dois atletas saíram de Santa Cruz na 2.ª e 3.ª posição do pódio, respetivamente, deixando a decisão do campeonato para a quinta e última etapa, que se realiza em Cascais a 1 ou 2 de outubro.

Além do circuito principal, Santa Cruz acolheu a realização da quarta etapa do Bodysurf Junior, onde Guilherme Santos se sagrou Campeão Nacional Junior 2022 após uma luta renhida com Tiago Mesquita.

"É sempre um prazer receber a família do bodysurf, que representa também uma tradição de Santa Cruz e traz valor ao Santa Cruz Ocean Spirit" afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a cerimónia de entrega de prémios que culminou no habitual mergulho dos atletas na piscina da Aldeia Neptuno. O momento ficou, ainda, marcado pela entrega de um troféu simbólico a António Pedro, responsável pela organização e origem do campeonato.


Campeonato Nacional de Bodysurf | Open

  1. Jaime Bonito
  2. Rodrigo Carrajola
  3. Diogo Areias
  4. Rafael Elias

 

Campeonato Nacional de Bodysurf | Junior

  1. Guilherme "Gui" Santos
  2. Tiago Mesquita
  3. Carlos Guimarães
  4. David Nascimento

 

Quando o mar é uma prioridade

Esta manhã também ficou marcada pela sessão freestyle de jet ski. José Anjos foi um dos quatro pilotos a dar espetáculo dentro de água. "Há mais de 30 anos tive a sorte de ganhar um dos primeiros jet skis que apareceram em Portugal" recorda, lembrando que foi um dos pioneiros no país, graças a um concurso da Nivea que acabou por vencer. Aos 62 anos, confessa que tem "o bichinho da competição motorizada, foram 30 anos seguidos de corridas."

Se é verdade que abandonou as corridas há dois anos, também é certo que "o mar continua no topo das prioridades." A paixão "não acaba" e José considera que a iniciativa do Santa Cruz Ocean Spirit "é fabulosa, porque o jet ski é uma atividade desportiva que está mal amada." Dentro de água, estiveram ainda os pilotos Sérgio Cosme e Henrique Santos, assim como a dupla de pai e filho de nome Nuno Gomes.

Foi desta forma que terminou o programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit, com o evento a chegar ao fim este domingo. Depois de Mastiksoul ter enchido o recinto da Aldeia Neptuno, a noite de encerramento do Santa Cruz Ocean Spirit volta a fazer-se ao som do DJ Cenoura, que se fará acompanhar por vários DJ bem conhecidos de Santa Cruz.