30.06.2015

Santa Cruz Ocean Spirit 2015 regressa de 17 a 26 de julho

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue está quase a começar. A 9.ª edição do maior festival internacional de desportos de ondas decorre entre os dias 17 e 26 de julho, na praia do Centro, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. Serão dias de ação com provas nacionais e internacionais de surf, longboard, bodyboard, skimboard, kayaksurf, waveski, e stand up paddle (SUP), sendo esperados mais de 400 atletas de várias nacionalidades. As 88 000 pessoas que passaram pela aldeia Neptuno durante os 10 dias do evento no ano passado confirmam o sucesso e a longevidade que o Santa Cruz Ocean Spirit tem garantido desde a realização da 1ª edição em 2007.

Está na hora de colocar na agenda quais as competições que vai poder ver ou participar. Na edição deste ano, o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue acolhe mais uma vez o Campeonato Nacional Pro Júnior. A segunda etapa decorre nos dias 18 e 19 de julho, depois de a primeira edição ter decorrido na Praia Internacional, no Porto, integrado no programa do "Porto com Onda". Esta será mais uma etapa do circuito que irá apurar o campeão nacional na categoria de Sub 20. Os grandes vencedores da primeira edição foram Tomás Fernandes e Mariana Assis.

Logo no primeiro fim-de-semana, nos dias 18 e 19 de julho decorre ainda o Internacional de Skimboard. Este será um evento organizado pela Associação Sealand Santa Cruz, Carlos Dias e José Costa e que reúne grandes nomes nacionais e internacionais. Entre eles estão Hugo Santos, Béryl Besseau e Emanuel Embaixador. A organização espera a inscrição de cerca de 100 atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil.

A partir da segunda-feira, 20 de julho, será tempo de dedicar a atenção exclusivamente ao Kayaksurf, Waveski e SUP. Nesta segunda-feira, terá lugar o Campeonato Nacional de SUP Wave. A prova, homologada e promovida pela Federação Portuguesa de Surf, apura anualmente os campeões nacionais da modalidade na vertente de Ondas. Bruno Grandela, Rui Fialho, Pedro Casqueira, Diogo Queimada e Rui Saraiva são alguns dos atletas esperados.

Arranca também neste mesmo dia o European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, que decorre até dia 24, sexta-feira. Também entre segunda e sexta-feira decorre a World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, e que conta com a organização do World Waveski Surfing Associated e da Federação Portuguesa de Canoagem. Estas modalidades não se esgotam contudo aqui. De notar que o Campeonato Nacional AEE Magicam 2015 Kayaksurf e Waveski decorre nos dias que se seguem, a 25 e 26 de julho. Santa Cruz acolhe assim a 3.ª etapa do circuito nacional das duas modalidades, depois de ter passado por Peniche e pela Nazaré. Este é um evento mais uma vez organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem.

A partir do dia 21 de julho, terça-feira, será tempo de integrarmos mais uma modalidade na agenda de competições. As ondas de Santa Cruz chegam para receber ainda o Circuito Nacional de Bodyboard masculino e feminino. Esta será a 2.ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard, contando com a organização da Federação Portuguesa de Surf em parceria com o Ocean Spirit. Hugo Pinheiro, Joana Schenker e Luís Pereira (Dropknee) foram os grandes vencedores da primeira etapa. Mas esta etapa contará ainda com grandes nomes como Manuel Centeno, Daniel Fonseca, Miguel Adão ou Teresa Almeida. A organização espera receber 48 atletas na categoria masculina e 16 na Feminina.

Seguindo em frente na agenda da semana, a partir do dia 22 de julho, quarta-feira, a praia do Centro recebe a Taça de Portugal de Surfing Montepio. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf, o Surf e o Bodyboard e o Longboard. A competição decorrerá ao longo de 4 dias, até dia 26, último dia do evento. De recordar que, no ano passado, foi Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, de Carcavelos, que terminou a prova em primeiro lugar. Participam ainda nesta prova, esta ano, clubes como o Ericeira Surf Club, Surfing Clube Portugal, Península de Peniche Surf Clube, Caparica Surfing Clube ou Associação Onda do Norte. Espera-se a presença de 120 a 150 atletas, e cerca de 12-18 clubes inscritos.

De notar também que o calendário/horário das provas pode ser alterado sem aviso prévio devido a alterações de condições atmosféricas e de ondulação.

Mais uma vez este ano, o evento é abençoado por Neptuno, que assiste a cada uma das provas do alto do areal da Praia do Centro, em Santa Cruz. Ao longo dos vários dias de provas, quem gosta das modalidades, mas nunca as experimentou terá a oportunidade de o fazer.

Durante os dias do evento, os visitantes poderão experimentar as diversas modalidades, bastando para isso inscreverem-se nas "happy hours" realizadas na piscina instalada no recinto.

Em redor da piscina, estão ainda montados diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como por exemplo, escolas de surf e das restantes modalidades, claro, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.

E porque as questões ambientais nunca são esquecidas, haverá ainda, diariamente, uma série de atividades realizadas pelo serviço pedagógico, que pretendem consciencializar os mais pequenos para a proteção da natureza.

Também todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue serão de festa com muita música e animação e entrada livre para assistir à atuação de bandas e DJ. Em breve, daremos a conhecer o cartaz musical. Desporto, concertos, animação, lojas, restaurante, bares, serviço pedagógico... Santa Cruz espera por si!

O Santa Cruz Ocean Spirit 2015 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Blue. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Montepio e Água do Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial a Fuel TV.

Como apoio à divulgação o evento conta com: Grafivedras, Kayaksurf.net e Portal Aventura.

A Effect, Psysioclem e a R Power também apoiam esta 9.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.