13.07.2015

Sol, pranchas e muita ação em Santa Cruz - Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue começa sexta-feira

Já faltam poucos dias para o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. É já esta sexta-feira que arranca a 9.ª edição do maior festival internacional de desportos de ondas. De 17 e 26 de julho, a Praia Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras, receberá dias de ação com provas nacionais e internacionais de surf, longboard, bodyboard, skimboard, kayaksurf, waveski, e stand up paddle (SUP), sendo esperados mais de 400 atletas de várias nacionalidades. E porque está quase a começar, está na hora de recordar qual o programa deste festival que no ano passado acolheu, na Aldeia Neptuno - construída propositadamente para o evento - 88 mil pessoas.

Vamos então ao resumo. No que toca ao desporto, o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue volta a acolher este ano o Campeonato Nacional Pro Júnior. A segunda etapa decorre nos dias 18 e 19 de julho e é mais uma das paragens do circuito que irá apurar o campeão nacional na categoria de Sub 20. Neste primeiro fim-de-semana, e no mesmo areal e nas mesmas ondas, decorre o Internacional de Skimboard, um evento organizado pela Associação Sealand Santa Cruz, por Carlos Dias e José Costa e que reúne grandes nomes nacionais e internacionais. Ainda no domingo, 19 de julho, terá lugar o Campeonato Nacional de SUP Wave, prova homologada e promovida pela Federação Portuguesa de Surf, que apura anualmente os campeões nacionais da modalidade na vertente de Ondas.  

Começa a semana e não acabam os desportos. Na segunda-feira, 20 de julho, arranca o European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, que decorre até dia 24. Também entre segunda e sexta-feira decorre a World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade e que conta com a organização do World Waveski Surfing Associated e da Federação Portuguesa de Canoagem. De notar que o Campeonato Nacional AEE Magicam 2015 Kayaksurf e Waveski decorre nos dias que se seguem, a 25 e 26 de julho. Este é um evento mais uma vez organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem. A partir do dia 21 de julho, terça-feira, arranca ainda o Circuito Nacional de Bodyboard masculino e feminino, decorrendo a 2.ª etapa do circuito.

A partir do dia 22 de julho, quarta-feira, a Praia de Santa Cruz recebe a Taça de Portugal de Surfing Montepio. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf, o Surf e o Bodyboard e o Longboard.  

 

À noite, todos os caminhos vão dar à Aldeia Neptuno

Tudo bem que passou o dia na praia, a aproveitar o bom tempo que se tem feito sentir e a ver os melhores atletas das mais variadas modalidades. Mas ao final da tarde e à noite, também é tempo de rumar à praia. Porquê? Simples. Além das bandas e DJ que vão subir ao palco Blue - para aquele sunset apetecível - há outros artistas de renome a subir ao palco principal. Expensive Soul e Agir são alguns dos nomes já anunciados para a 9.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. Mas há mais. Muito mais. Mas vamos por partes.

É a banda de Leça da Palmeira que vai abrir a primeira noite do Festival, para receber de braços abertos todos os visitantes. Já lá vão quatro anos desde que os Expensive Soul estiveram no Santa Cruz Ocean Spirit. E a história repete-se este ano num concerto Montepio. New Max e Demo estão de volta ao areal de Santa Cruz no dia 17 de julho, já esta sexta-feira. Mas nesta noite, há mais artistas em palco. Antes do concerto da banda de Leça, é Gonçalo Lopes que anima o público, a partir das 22h30. À 1h30, Tiago Bandeiras rende os Expensive Soul para uma primeira noite a não perder.

E começa o fim-de-semana. Na noite de sábado, a partir das 22h30, o DJ Campina sobe ao palco, seguindo-se os Mundo Secreto. "Néons & Lasers" é o novo disco da banda. Este tão aguardado terceiro álbum de originais da banda, sucessor de "Mundo Secreto" e "Soa o alarme", conta com alguns convidados especiais, entre os quais o vocalista dos HMB, Héber Marques. A noite termina com Telmo Pereira no palco principal.

No domingo, depois de DJ Thrasher, às 22h30, são os Karetus a atração principal, a partir da meia-noite. A tripla da música eletrónica criada em 2010, apresenta uma diversidade musical, com formação eclética fortemente marcada pela bass music. A partir da 1h30, o DJ Guga fica responsável por fechar esta noite.

Na segunda-feira, 20 de julho, pode ser dia de semana, mas a animação continua. João Reis sobe ao palco a partir das 22h30 e segue-se o esperado Mastiksoul, a partir da meia-noite. Iniciou a sua carreira como DJ/produtor em 1992, tornando-se hoje em dia num dos artistas mais respeitados da indústria a nível mundial.

Mais um dia, mais uma noite de festa. Terça-feira, 21 de julho, são os Terrakota a atração principal. Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multi-étnico continua a fervilhar. O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta, e a paragem, é no palco da Aldeia Neptuno. Antes do concerto dos Terrakota, é Guilhas quem sobe ao palco e depois, à 01h30, Spinwhat???

A 22 de julho, é a vez de Agir subir ao palco principal e levar-nos a sonoridades do Hip Hop, Trap, R&B ao Soul. O artista tem um novo disco "Leva-me a Sério" que vai apresentar neste concerto. Este é um jovem compositor e cantor, que está prestes a tornar-se um dos maiores produtores portugueses. Nesta mesma noite é DJ Thomas que sobe ao palco às 22h30 e Kiss Kiss Bang Bang a partir da 1h30.

E ainda a procissão vai no adro. Acreditem. A 23 de julho, a noite começa com Saavedra, e segue com Thunder & Co., uma banda de música de dança cujo som é caraterizado pelas batidas balançantes envoltas em acordes tristonhos e ambientes tensos. Pelo menos é o que tem saído da fábrica de trovões em Lisboa, propriedade de Rodrigo Gomes e Sebastião Teixeira. Mauro Barros é o DJ escolhido para fechar esta noite.

A 24 de julho, sexta-feira, e uma semana depois do arranque, Rodolfo Silva abre o palco principal, para dar depois espaço a D'Alva. Aliás, é uma espécie de dois em um. Porque a Alex D'Alva Teixeira se junta Ben Monteiro, que prometem arriscar-se a misturar influências tão díspares como Michael Jackson, Spice Girls e James Blake. A noite termina com Van Breda.

Para sábado, 25 de julho, está reservada a Noite Mega Hits, com Hugo Rizzo. Antes dele é a vez de Rui da Silva & Luigy subirem ao palco. A noite termina com o DJ Bully. A última noite do festival, 26 de julho, está reservada para os Souls of Fire. A banda conta já com muitos capítulos ao longo de 15 anos de existência. Com três álbuns editados, trazem na bagagem muitos concertos por todo o país e a sorte de ter tido encontros com as maiores influências da banda, tais como: The Wailers, Alpha Blondy, I Jahman, Groundation, Ponto de Equilíbrio, Skatalites, Don Carlos, The Gladiators, Black Uhuru, Natiruts, Gentleman, entre muitos outros. A noite que começou com André Pinto fecha, como já é habitual na última noite do evento, com a música do DJ Cenoura.

 

Atividades não faltam no recinto: "Happy Hours", Zumba ou Escalada?

Se já acha que os dias estão bem preenchidos, fique ainda a saber que, à semelhança de anos anteriores, entre as 10h e as 12h e as 16h e as 18h, decorrem as "Happy Hours". Aqui, todos podem experimentar modalidades como kayaksurf, waveski e stand up paddle, devidamente acompanhadas por monitores especializados. Tudo na piscina do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. Para os amantes de Zumba, nos dias 18 de julho, às 17h30, e 26 de julho, às 17h00, é hora de exercitar o corpo. Ou então, porque não escalar uma parede, ou saltar num trampolim? Atividades não faltam na Aldeia Neptuno! 

Esta edição acolherá ainda um evento de Surf Adaptado, no dia 18 de julho, entre as 10h e as 16, na Praia da Física, ali mesmo ao lado. O Surf é para todos e a SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado vem até Santa Cruz demonstrar que a sociedade pode ser inspirada através de exemplos de pessoas com deficiência que agora podem praticar surf. 

No dia 23 é tempo ainda de dar a conhecer outro projecto de renome: o "Surf Salva". Este é um projeto que resulta da parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal e que consiste em dotar os surfistas de conhecimentos que os capacitem a prestar auxílio, no âmbito do socorro a náufragos e assistência a banhistas. Esta atividade decorrerá também na piscina do evento.

De notar que, em redor da piscina, estão ainda montados diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como por exemplo, escolas de surf e das restantes modalidades, claro, lojas, espaços de restauração e espaços de divulgação dos diversos patrocinadores.

E porque as questões ambientais nunca são esquecidas, haverá ainda, diariamente, uma série de atividades realizadas pelo serviço pedagógico, que pretendem consciencializar os mais pequenos para a proteção da natureza.