22.07.2016

Projeto “Surf Salva” de volta ao Santa Cruz Ocean Spirit

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley acolheu ontem, na Aldeia Neptuno, o projeto Surf Salva, para a realização de um workshop ligado ao salvamento aquático. Esta formação “consistiu em dotar as crianças da ferramenta que lhes faltava, que é o que fazer durante e depois de trazer uma vítima de dentro de água”, afirmou o Sargento Jorge Silva, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

Esclarecendo ainda que, “o projeto inicial começou em 2014 com 30 ações, e em 2015 também foram 30 ou 32, sem contar com as aberturas dos eventos, onde estão sempre presentes várias figuras públicas que são padrinhos dos projetos, neste caso temos o Pedro Lima”.

A iniciativa Surf Salva atua em 6 vertentes de salvamento, as quais beneficiam do apoio de várias entidades parceiras segundo explica o formador: “O Surf Salva e o Surf Salva Para Todos, estão aliados ao Lidl Portugal. Depois temos o Verão Campeão que é uma campanha de sensibilização para as crianças e tem como parceiro a Fundação Vodafone. Temos também a Piscina Mais Segura, igualmente com a Fundação Vodafone, que se realiza nas piscinas de utilização pública.  E este ano temos uma novidade que é o Surf Camp, dedicado às crianças mais carenciadas, que estão institucionalizadas. Estas crianças, dos 10 aos 17 anos, para além de terem aulas de surf todas as terças e quintas, também recebem formação todos os dias, desde cuidados a ter na água ou suporte básico de vida. E por último, há outra campanha, através da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que é o Surf Salva Proteção Solar, que aborda os cuidados a ter com raios UV, e conselhos sobre a proteção solar”.

A ação desenvolvida no Santa Cruz Ocean Spirit foi uma das 30 ações previstas nas praias de norte a sul do país.

Assim, o workshop realizado na Aldeia Neptuno consistiu numa formação transmitida a 17 crianças, que abordou os procedimentos básicos a ter ao prestar socorro, seguindo-se uma aula prática na piscina.

Quanto à presença do Surf Salva no Santa Cruz Ocean Spirit, Jorge Silva afirma que “faz todo o sentido, visto que este é um evento internacional de desportos de ondas e desde que a iniciativa apareceu tem sido sempre feita aqui”.