23.07.2016

António Stott vence etapa do Nacional de Bodysurf

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley recebeu hoje uma nova modalidade: bodysurf. Depois de Carcavelos e da Costa da Caparica, foi a vez de Santa Cruz acolher  a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 38 atletas inscritos. O grande vencedor desta etapa foi António Stott, atual campeão nacional da modalidade, que terminou o heat com um score total de 10,85 pontos (em 20 possíveis). Em 2.º lugar na etapa ficou Miguel Rocha, seguindo-se Nuno Mesquita (3.º) e Pedro Collaço (4.º). O circuito segue agora para Vagos, a 20 de agosto, e Peniche, a 10 de setembro. 

No surf, o português José Ferreira está nas meias-finais do Santa Cruz Pro 2016, uma prova de qualificação a contar para o mundial de surf. O surfista do Guincho que esteve em destaque ao longo do dia - depois de, no heat do round 3, ter feito um score total de 16,34 pontos (em 20 possíveis), combinando duas ondas de 8,17 pontos (em 10 possíveis), - voltou a vencer nos quartos-de-final, garantindo assim um lugar na fase seguinte da prova.

"O dia todo foi muito sobre seleção de ondas, e quem está nas melhores ondas tem feito os melhores scores. Eu nesse heat [round 3] consegui duas ondas boas. E neste round [quartos-de-final] a maré já estava muito cheia, portanto foi uma adaptação às condições, mas felizmente escolhi as ondas que devia", disse José Ferreira ao sair da água.

"Ter um bom resultado nesta prova seria, sem dúvida, muito importante, não só pela questão dos pontos. É uma questão de confiança. Os campeonatos mais pequenos não dão muitos pontos, mas são muito importantes para a nossa confiança. Estou a passar mais rounds, a fazer boas ondas, bons scores e isso traz sentimentos muito positivos para campeonatos mais importantes, onde há mais pontos. Os mil pontos seriam incríveis, claro, mas neste momento não estou tanto a pensar se fico em primeiro ou segundo, estou a pensar heat a heat, onda a onda. E tentar fazer uma boa prestação", avançou.

Nas meias-finais o surfista que está atualmente na posição 101 do ranking mundial vai defrontar o atleta das ilhas Reunião Jorgann Couzinet (que já encontrou no round 3 da prova). Quanto a expetativas para a próxima fase: "São bastantes simples, analisar o mar com o meu treinador, ir para o mar com uma estratégia e tentar fazer aquilo que eu sei. Não estou muito preocupado com lugares, quero fazer boas prestações e melhorar em competição", concluiu o surfista do Guincho.

Quem não teve a mesma "sorte" de José Ferreira foram Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes e Nicolau von Rupp. Guilherme Fonseca foi o primeiro português a entrar na água no heat 1 do round 3, mas acabou por ser eliminado do Santa Cruz Pro 2016, ao ficar em terceiro lugar na bateria. Nicolau von Rupp e Eduardo Fernandes ficaram pelo caminho na 3.ª bateria deste round, em 3.º e 4.º lugares respetivamente. Já Tomás Fernandes foi eliminado no 4.º heat, ficando na 3.ª posição.

Na prova feminina, também Carol Henrique está nas meias-finais da prova. No primeiro heat do dia - já a contar para os quartos-de-final - tivemos na água as portuguesas Carol Henrique e Yolanda Hopkins. Foi a irmã de Pedro Henrique quem levou a melhor, vencendo a bateria com um score total de 10,83 pontos (em 20 possíveis) contra os 8 pontos da surfista do Algarve. No segundo heat do dia, a portuguesa Mariana Assis acabou por ficar pelo caminho perdendo com a basca Maddi Aizpurua Garbayo, atleta que vai defrontar Carol Henrique (única atleta portuguesa ainda em prova) nas meias-finais. Na outra meia-final, competem Emily Currie (GBR) e Garazi Sanchez Ortun (EUK). Amanhã o Santa Cruz Pro 2016 tem chamada marcada para as 10h30 para se realizarem as meias-finais e finais de ambas as provas.

Waveski: Prova de Open e Seniores prosseguem em Santa Cruz

O Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles, prova do campeonato mundial de waveski integrado no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley, continuou hoje a decorrer, tendo-se realizado logo pela manhã quatro heats do round 2 Open masculino. Seguiu-se um heat do round 3 do escalão Seniores. A prova foi entretanto interrompida, sendo retomada de novo à tarde. Decorreram então os restantes heats do round 3, e os quartos-de-final do Open. Seguiram-se as meias-finais de seniores e de Open.

Assim, todas as finais serão disputadas amanhã a partir das 9h30. A final de seniores será disputada pelos seguintes atletas: Sam McQueen-Jones (GBR), Ivan Pena (ESP), Renan Leloutre (FRA) e Dale Randahl (AUS). Em Cadets, os atletas a marcar presença na bateria final são Remi Clero (FRA), Quentin Menault (FRA), Noe Le Meil (FRA) e o português Gil Melo. No escalão Juniores, os finalistas são Ode Etxeberria (ESP), Oier Oruburu (ESP), Alfonso De Juana (ESP) e The Gautier (FRA). Clement Guilbert (FRA) e Maxime Le Tallec (FRA) disputam amanhã a final New Age, enquanto em Masters teremos Michael Orsmond (GBR), Reen Duncan (AUS), Ian MacLeod (EUA) e Graham Lancaster (AUS) e em Grand Masters teremos Stephen Farthing (AUS), Keiron Davies (GBR), Francisco Nascimento (AUS) e Michael Dellar (ESP). Na final de Veterans, uma final direta, os atletas em competição são Colin Sugars (AUS), Steve Riordan (EUA), Steve Gibbs (NZ), John Inglas (GBR), Mike Marsh (GBR).

Para finalizar, na final feminina estão as francesas Oceane Lucas e Olivia Floch e na final da prova principal, entram nas baterias da final man-on-man Maxime Gaborit (FRA), Virgile Humbert (FRA), Pablo Arrouays (FRA), Dale Randahl (AUS).

Na categoria Adaptive (waveski adaptado) estão os seguintes atletas: Felipe Doria (BRA), Jeff Munson (EUA), Eric Perrier (FRA), Felipe Lima (BRA), Chris Oberle (EUA).

Surf Adaptado nos areais de Santa Cruz

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley recebeu este sábado mais uma iniciativa da Surf Addict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado. Mais de 40 pessoas - entre voluntários e participantes - marcaram presença nesta ação.

Depois de já ter passado pela Praia da Rocha, São Torpes, Praia das Milícias (Açores), a Surf Addict visitou assim Santa Cruz. "Esta a 4.ª iniciativa do ano e surge inserida no Santa Cruz Ocean Spirit. Cada vez mais o surf adaptado tem uma palavra a dizer no meio do panorama do surf nacional. O convite para este tipo de eventos serve também para dar mais protagonismo ao surf adaptado. Não queremos ser conhecidos como os maiores do surf adaptado mas queremos ter uma palavra a dizer sempre e a associação tem tido um trabalho que é reconhecido fora do surf para pessoas com deficiência. É reconhecido como sendo um trabalho meritório e nota-se pela quantidade de pessoas que temos aqui hoje e por todo este ambiente criado. Temos crianças e pessoas com deficiência que vêm da Figueira da Foz e do Algarve propositadamente para surfar aqui porque confiam no nosso trabalho", explica Nuno Vitorino, presidente da Surf Addict.

Desde que começou a fazer este trabalho, a associação já chegou a mais de mil pessoas. "Até hoje orgulhamo-nos de já ter colocado mais de 1.300 pessoas com deficiência na água a surfar. Dessas, 20 pessoas surfam já regularmente e têm as suas pranchas, o que para nós é fantástico. Há quatro anos não havia nada disto. E daqui para a frente vai haver cada vez mais", acrescenta Nuno.

A iniciativa em Santa Cruz contou com cerca de 40 a 50 pessoas. "Num dia em que o mar não está fácil ter este número de pessoas é muito bom. O surf adaptado muda vidas. Não só as vidas de quem vai surfar, mas de quem proporciona a prática do surf. Estas pessoas vêm para aqui proporcionar um dia diferente a pessoas com deficiência. Se não fosse esta ação humana de solidariedade, que se vê e proporciona sorrisos no segundo a seguir, era muito difícil estas pessoas conseguirem surfar. Isto deixa-me muito emocionado e contente", diz Nuno.

E a Surf Addict tem novidades que passam por um modelo de competição também do Surf Adaptado. "Acreditamos que o modelo competitivo que estamos a planear com a Federação Portuguesa de Surf (FPS) vem incrementar e dar outro 'input' ao surf adaptado em Portugal. O primeiro campeonato de surf adaptado nacional vai ser uma realidade em breve. Ainda não temos uma data porque temos de dar passos muito seguros para quando for implementado não ter de se voltar atrás. Até porque o modelo internacional tem de ser avaliado e seguido", explica o responsável, acrescentando que quando Portugal participar neste campeonato mundial será para ganhar. "Queremos lá estar com os melhores dos melhores, que também existem em Portugal. Sabemos que se um dia pisarmos o pé na Califórnia, nesse campeonato, e isto não é arrogância ou falta de humildade, sabemos que vamos dar muita luta", conclui.

Na noite Mega Hits, subiu ao palco Olga Ryazanova (dj Sexation) e Nelson Cunha

Ontem, sexta-feira, a noite foi dedicada à Mega Hits, rádio oficial do evento e contou com cerca de 8.000 visitantes. No palco tivemos Olga Ryazanova. Conhecida por DJ Sexation, nasceu na Polónia, e veio animar esta noite, seguindo-se o DJ Nelson Cunha.

Hoje, dia 23 de julho, a noite está reservada para os Inner Circle, uma banda de reggae originária da Jamaica, considerada o maior grupo de reggae do país. Sucessos como o single "Sweat (A La La La La Long)", lançado em 1993, fazem parte do Curriculum desta banda que nasceu em 1968 pela mão dos irmãos Ian (baixo) e Roger Lewis (guitarra), em Kingston. No final da noite, sobe ao palco o dj João Dinis feat. MC Angelo B.