26.07.2016

100.000 pessoas passaram este ano pelo evento e já há data para 2017

A 10.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley chegou ao fim no passado domingo, com cerca de 100.000 pessoas a passarem pelo evento, de dia e de noite. Foram 10 dias de muita ação e também muita música a encher a Aldeia Neptuno, na praia Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras. Mas já há datas para 2017: o evento vai decorrer de 14 a 23 de julho e promete muito mais animação e muitos mais atletas.

No desporto, destaque para a prova Santa Cruz Pro – QS 100 da WSl e do Mundial de Waveski, mas também para o Internacional de Skimboard, o nacional de Bodysurf, sourf adaptado e a prova de natação em águas abertas. Foram mais de 300 atletas nas ondas de Santa Cruz e que marcaram presença nesta 10.ª edição. “Para 2017 queremos passar de 300 para 400 atletas. Vamos reunir sinergias para fazer o melhor evento de desportos de ondas do mundo. É esse o objetivo que queremos alcançar”, disse o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, no encerramento no passado domingo.

À noite, destaque para o concerto dos jamaicanos Inner Circle, os portugueses NBC e Mundo Segundo e os alemães Pow Pow Movement. Nomes como Beatbombers, Overule ft MC Virgul, Olga Ryazanova, Putzgrilla, Supa Squad e Meninos da Vadiagem, entre muitos outros, também passaram pelo palco principal.

Na última noite do evento, uma homenagem. No palco, e antes da entrada de NBC, um artista da terra, foram atribuídas quatro Medalhas da Cidade, uma iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras, que distinguiu quatro individualidades pelo contributo dado ao desenvolvimento dos desportos de ondas em Santa Cruz. As distinções foram assim entregues a José Soares, ex-presidente da Federação Portuguesa de Surf; Carlos Dias, patrocinador e organizador de inúmeras provas e fundador da ManelSport; José Manuel “Botafora”, um dos primeiros surfistas locais; e Bruno Melo, um reconhecido water man e mentor e um dos fundadores do Santa Cruz Ocean Spirit.

“Queremos distinguir quatro personalidades torrienses que muito têm contribuído para o desenvolvimento dos desportos de ondas. São eles Bruno Melo que fez com que seja possível estarmos aqui hoje, que na altura fez o desafio ao então presidente da Câmara, desafio esse que o Dr. Carlos Miguel (anterior presidente) desde logo aceitou e assim se avançou com o projeto. Também ao José Soares que foi durante muitos anos presidente da FPS e que deu muito ao surf. Distinção também para uma das primeiras pessoas q vi a fazer surf em Santa Cruz: José Manuel “Botafora”, e ainda a Carlos Dias, da ManelSport, que tem feito um trabalho de excelência não só na venda de produtos mas a acompanhar alguns jovens atletas e sempre a puxar por Santa Cruz”, disse o presidente da autarquia, Carlos Bernardes.

O responsável destacou ainda o facto de esta 10.ª edição ter contado com uma Certificação Ambiental da Sociedade Ponto Verde, o que tornou o Ocean Spirit num ecoevento. “Este evento é hoje é uma referência pela positiva, contámos com uma certificação ambiental, e hoje posso dizer sim, que é um ecoevento, pois recolhemos 3,5 toneladas de lixo, e conseguimos reciclar quase 2 toneladas do que foi recolhido. Um muito obrigado à Sociedade Ponte Verde e à SUMA por este excelente trabalho”, avançou.

De notar também que na última noite foi ainda atribuído o prémio EcoBar, ao espaço de restauração que na Aldeia Neptuno teve melhores práticas ambientais e fez uma melhor separação dos resíduos. O espaço vencedor foi o Spirit Bar, representado por Jaime Alves, que também subiu ao palco e recebeu o prémio das mãos do diretor geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins.

Seguiu-se um concerto de NBC, um torriense que é também um elemento de um dos grupos mais antigos no cenário do Hip Hop Português, conta já com mais de 20 anos de carreira. Neste concerto, NBC trouxe alguns convidados, entre eles Sir Scratch e Bob da Rage Sense.

De realçar também as atividades pedagógicas realizadas durante todo o evento pelo Serviço Educativo da Câmara Municipal e dos SMAS, sempre com a temática da Biodiversidade como tema principal, e que contou com a participação de 1079 crianças.

Por fim, um agradecimento especial a todos os patrocinadores: Ao patrocinador principal Tetley. Aos patrocinadores águas do Vimeiro, MEO, Montepio e Shine Media; à rádio oficial Mega Hits; à televisão oficial Fuel TV; aos apoios institucionais do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro; aos apoios à divulgação da Beachcam, Kayaksurf.net, Portal Aventuras, Vert Magazine e Torres Vedras Web;  e ao apoio da RPower, da Toitorres-Toyota e do Oeste Portugal.

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley foi uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Associação Santa Cruz Ocean Spirit.