19.06.2017

Conferência de imprensa decorreu hoje na Azenha de Santa Cruz

Falta menos de um mês para o início da 11.ª edição do maior festival internacional de desportos de ondas. O Santa Cruz Ocean Spirit regressa com mais novidades e com
“Sê-lo Verde”, ou seja, uma ainda maior preocupação com o ambiente, já que afinal este é um festival que tem como base a mãe Natureza.

Assim, a festa das ondas – e não só – está de volta à Aldeia Neptuno, na Praia do Centro de 14 a 23 de julho, com 10 dias repletos de ação com provas nacionais e internacionais de bodyboard, surf, skimboard, kayaksurf, waveski, bodysurf, natação e stand up paddle (SUP).

Mais uma edição em que a grande aposta voltam a ser os desportos de ondas. Uma prova que vai acolher novamente cerca de 300 atletas de várias nacionalidades, mas que também não esquece a comunidade local. “Reforçar o modelo de envolvência com a comunidade local, o comércio local, as associações da região é uma prioridade”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento que decorreu na Azenha de Santa Cruz. Outro dos objetivos é, claro, “voltar a colocar Santa Cruz no mapa, projetando o território como um referencial a nível nacional e internacional”, garantiu ainda o autarca.

Além de chegar além fronteiras, outro dos objetivos desta edição é voltar à essência do evento. “É um evento de desportos de ondas, é essa a essência do projeto inicial e à qual estamos a regressar. Queremos recuperar essa identidade do Ocean Spirit e daí também a parceria com a Associação Sealand, uma associação local”, avançou Laura Rodrigues, vicepresidente da autarquia. 

A Associação Sealand terá assim a seu cargo a organização das provas. Entre as novidades desta edição do Santa Cruz Ocean Spirit destaque para a prova europeia de bodyboard, o Santa Cruz European BB Pro, que contará com os melhores riders europeus e mundiais, entre os dias 20 e 23 de julho. Santa Cruz dá o pontapé de partida do circuito europeu na presente temporada, apresentando a prova com o maior prize-money (7.000 euros) e mais pontos (1.400 pontos). O circuito europeu seguirá dias depois, ainda em solo português, para Aveiro, o que pode trazer mais atletas à prova. Em Santa Cruz, a prova decorrerá na categoria Open e Pro Junior, destinada a novos valores do bodyboard e atletas sub-18.

Destaque ainda nesta 11.ª edição do Ocean Spirit para a realização de mais uma etapa do Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit de 17 a 21 de julho. Este é um evento aberto a toda a comunidade do Kayaksurf e Waveski internacional e, como habitualmente, vamos ver alguns dos melhores do mundo nas ondas de Santa Cruz. Esta é uma prova integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski. O circuito conta com três open internacionais. O primeiro já decorreu em Peniche, a 3 e 4 de junho; o segundo decorrerá em Santa Cruz e o terceiro na Nazaré, a 14 e 15 de outubro.

Paralelamente às provas internacionais, decorrerá em Santa Cruz a segunda etapa do Campeonato Nacional de Kayaksurf e Waveski. Depois da paragem na Ericeira a 24 e 25 de junho, Santa Cruz acolhe a etapa a 15 e 16 de julho. Segue-se a Figueira da Foz, a 16 e 17 de setembro.

O que também é uma tradição em Santa Cruz é a realização do Internacional de Skimboard. Atletas de todo o mundo rumam a Portugal para participar neste evento que este ano decorre entre os dias 22 e 23 de julho e que traz como principal novidade ser inserido no United Skim Tour, competição que é composta por 7 etapas e com paragens nos EUA, Brasil e Portugal, por exemplo. Para esta edição já há confirmação da presença de atletas de Espanha, França, Brasil, Estados Unidos da América e Portugal.

Também o Bodysurf volta a marcar presença no Santa Cruz Ocean Spirit, com uma etapa do nacional a 15 e 16 de julho. A modalidade que tem vindo a crescer exponencialmente no país, acolhe este ano cinco etapas, sendo que a paragem em Santa Cruz já será a quarta do circuito, depois deste ter passado por Peniche, Ericeira e Cascais. Depois de Santa Cruz, segue para Vagos.

 

O Stand Up Paddle (SUP) está também de volta a Santa Cruz, com uma prova de velocidade no dia 16 de julho, o Santa Cruz SUP Sprint. No dia seguinte há uma prova de Natação em Águas Abertas, à semelhança do que já esteve agendado também no ano passado, e que acolheu algumas das figuras da modalidade a nível nacional.

 

Além da vertente competitiva haverá ainda espaço para as provas ditas amadoras como o SUP Group Ocean Spirit, que decorrerá ao longo de todos os dias do evento. “Queremos trazer para a praia e para as modalidades o público que nos visitar, que assim podem experimentar outros desportos. Nesta 'prova', todos os dias as pessoas podem inscrever-se e experimentar esta prancha que dá para nove pessoas, e assim também se divertir e aproveitar as ondas de Santa Cruz”, explica Frederico Rebelo da Associação Sealand. Além disso, todos os dias continuam a decorrer as Happy Hours, na pisicna do evento, em que será possível experimentar diversos desportos de ondas, com o acompanhamento de monitores especializados.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit não esquece também o desporto adaptado e por isso o dia 17 é reservado a iniciativas da SurfAddict. Dois dias depois é a vez de o evento acolher o projeto “Surf Salva”, que resulta da parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. A 18 de julho o dia é de Tow Out de bodyboard e Surf, iniciativa a cargo de Hugo Pinheiro, conhecido bodyboarder português e várias vezes campeão nacional.

 

Outras das grandes novidades desta 11.ª edição tem a ver com a associação à Promotorres EM, empresa que em parceria com a autarquia vai organizar o evento, e com o Seven, empresa que se associa ao Santa Cruz Ocean Spirit na vertente noturna e que “pretende trazer à região Oeste alguns dos melhores nomes que circulam no mercado” como garantiu Francisco Rafael, representante do Seven. Este ano as grandes novidades são nomes como Virgul, Mastiksoul, Djodje, Badoxa, DJ Ride, Regula ou Jimmy P.

Santa Cruz volta a receber, pela segunda vez, o Vaivém Oceanário, com a vertente de educação ambiental, e que estará no Largo Jaime Batista da Costa. A iniciativa visa oferecer experiências educativas e ensinar a conservar a natureza. Além disso leva também o festival para o centro de Santa Cruz, partilhando os visitantes com a Aldeia Neptuno e assim, mais uma vez, dinamizando o comércio local.

Entre as principais novidades está também a vertente ambiental do evento que tem sido cada vez mais reforçada de ano para ano. Em 2017 o Santa Cruz Ocean Spirit ganha o “Sê-lo Verde”, apostando em medidas de valorização e promoção da vertente ambiental. A 11.ª edição do evento conta ainda também com uma vertente solidária. “Convidamos todos os visitantes a trazerem bens alimentares não perecíveis ou produtos de higiene e, assim, de forma fácil, estão a contribuir para uma causa. Numa parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, estes alimentos serão distribuídos junto das famílias mais carenciadas do concelho de Torres Vedras. É como um bilhete de entrada para o evento e já estão a ajudar”, explicou César Costa, membro da administração da Promotorres EM.