15.07.2017

Santa Cruz Ocean Spirit conhece os primeiros vencedores

Decorreu este sábado o primeiro dia desportivo da 11.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit, dia em que já foram coroados os primeiros vencedores. Desde a praia do Mirante à praia do Amanhã, em Santa Cruz, Torres Vedras, o maior festival de desportos de ondas acolheu ao longo deste sábado as provas do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski (CNKW) e do Circuito Nacional de Bodysurf Alma Portugal 2017.

A segunda etapa do CNKW foi a prova que decorreu mais a norte, na conhecida Praia do Amanhã. Com cerca de uma dezena de inscritos, a competição realizou-se nas categorias de Kayaksurf IC, Kayaksurf IP e Waveski. No que toca a vencedores, em Kayaksurf  IC, foram cinco os atletas em prova, tendo Alberto Miguel levado a melhor. O atleta do Peniche Surfing Clube venceu com um total de 10,84 pontos em 20 possíveis, deixando para trás Ricardo Ribeiro (2.º), Rui Ribeiro (3.º), Ricardo Fernandes (4.º) e João Castro (5.º).

Em Kayaksurf IC, o vencedor foi Ricardo Ribeiro, com um score total de 6,66 pontos, seguindo-se o seu irmão Rui Ribeiro em 2.º lugar e Ricardo Fernandes em 3.º. “Sinto-me muito bem. Este ano estou a apostar no IC. Fiz um 'contrato' com o meu irmão [Rui Ribeiro] em que ele me empresta o kayak. Na primeira etapa ganhou ele, nesta ganhei eu, invertemos os papéis. Sinto-me muito bem com esta vitoria, é mais uma inspiração e força para continuar a evoluir”.

O grande vencedor na categoria de Waveski voltou a ser Alberto Miguel com um score total de 8,13 pontos. Em 2.º lugar ficou Diogo Melo, em 3,º José Forte e em 4.º Rui Ribeiro.  Alberto Miguel alcançou ainda o prémio da melhor onda, “Troféu Best Wave by kayaksurf.net”.

Depois da entrega de prémios, Alberto Miguel fez um balanço da etapa: “No Kayaksurf houve um momento um bocado perdido mas depois consegui perceber onde a onda estava a rebentar... e só a partir do fim consegui retirar boas notas. No Waveski foi taco a taco com o Diogo Melo, atleta aqui da terra. As nossas melhores ondas foram dos mesmos valores. Diferiram as décimas.”

Alberto Miguel deixou ainda elogios às ondas de Santa Cruz: “Nunca tinha surfado ali. Mas estava a funcionar muito bem. Em competição, nunca apanhei uma prova aqui no Ocean com tão boa qualidade de ondas como hoje. Só uma vez em 2015, na Taça do Mundo, é que no final de um heat, o mar tinha ficado tão bom.” A prova segue agora para a Figueira da Foz, onde vai decorrer a terceira etapa a 16 e 17 de setembro.

Bodysurf conhece campeão da 4.ª etapa

Mais a sul, na Praia do Mirante, foram 40 os atletas em prova em mais uma etapa do Circuito Nacional de Bodysurf Alma Portugal 2017. O grande vencedor foi Miguel Rocha. Em 2.º lugar ficou Rodrigo Carrajola, em 3.º Diogo Silva e em 4.º Pedro Collaço. “Foi um bom resultado. Estava a espera de conseguir ser campeão já nesta etapa. Não consegui. Fica a decisão para a melhor praia do mundo, a Vagueira, onde vou jogar em casa. Espero ter vantagem. Quanto a esta prova aqui no início não estava fácil, mas na final esteve bom! Foi uma final muito boa”, disse o Miguel Rocha, que vai competir em breve em mais uma etapa do Europeu, em que está atualmente no top 10.

Ainda houve tempo em Santa Cruz para uma Expression Session de bodysurf, em que um aéreo ditou o vencedor: João Brogueira. A quarta e penúltima etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf Alma 2017 chegou assim ao fim depois de ter inaugurado, junto com o CNKW, o primeiro dia de eventos desportivos do Santa Cruz Ocean Spirit. Este foi o segundo ano consecutivo em que o circuito de bodysurf integrou o programa desportivo do evento, cimentando o reconhecimento da modalidade no nosso país.

“É um privilégio ter pela segunda vez o bodysurf em Santa Cruz. É muito agradável ter cá esta família. Faz todo o sentido a existência desta prova aqui. Este ano foram 40 inscritos e para o ano que vem esperemos que sejam muito mais”, afirmou Laura Rodrigues vereadora da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras.

A modalidade que tem vindo a crescer exponencialmente no país, acolhe este ano cinco etapas, sendo que a paragem em Santa Cruz já foi a quarta do circuito, depois de este ter passado por Peniche, Ericeira e Cascais. Depois de Santa Cruz, segue para a Praia do Labrego, em Vagos, para uma edição do Vagueira Pro, a 9/10 de setembro.

Este domingo a ação continua com o Santa Cruz SUP Sprint, uma prova de velocidade que vai decorrer na Praia do Mirante e que tem chamada marcada para às 9h30.

Além da vertente competitiva, este domingo haverá ainda espaço para provas ditas amadoras como o SUP Group Ocean Spirit, que decorrerá até ao último dia do evento. “Queremos trazer para a praia e para as modalidades o público que nos visitar, que assim podem experimentar outros desportos. Nesta 'prova', todos os dias as pessoas podem inscrever-se e experimentar esta prancha que dá para nove pessoas, e assim também se divertir e aproveitar as ondas de Santa Cruz”, explica Frederico Rebelo da Associação Sealand.

Além disso, todos os dias continuam a decorrer as Happy Hours, na piscina do evento, em que será possível experimentar diversos desportos de ondas, com o acompanhamento de monitores especializados.

9.500 visitantes na Aldeia Neptuno

A primeira noite do evento foi de enchente. Mais de 9.500 pessoas encheram a Aldeia Neptuno, esta sexta-feira, para a abertura do evento e para receber o DJ D-One e Regula. O MC português que começou a rimar em 1996 e desde então não parou mais foi, nesta primeira noite, um verdadeiro chamariz para os visitantes do Santa Cruz Ocean Spirit.

 

Na cerimónia de abertura da 11.ª edição do festival, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, recordou que este é um eco-evento com “Sê-lo Verde”, ou seja, que aposta em medidas de valorização e promoção da vertente ambiental. “O Santa Cruz Ocean Spirit é um dos principais festivais de desportos de ondas, que acolhe este ano nove modalidades em dez dias de competição. Quero deixar uma palavra de apreço a todos os parceiros do evento, aos voluntários... São mais de 350 as pessoas que estão envolvidas e que contribuem para a grandiosidade deste evento”, começou por dizer o autarca que agradeceu ainda à Promotorres EM, que assume este ano um papel preponderante na gestão do evento.


E claro que, além do desporto, o destaque no Santa Cruz Ocean Spirit vai também para a noite, este ano com uma parceria com o Seven On The Road, responsável pela animação musical nos dez dias do evento. “Serão dez noites bem animadas, contando com a contribuição positiva do Seven na vertente da animação”, disse Carlos Bernardes durante a cerimónia de abertura do evento.

 

Este sábado, a festa continua primeiro com o DJ João Dinis e depois com Virgul. O ex-membro dos Da Weasel lançou um novo single em abril. Chama-se “Rainha” e surge depois do sucesso tremendo de “I Need This Girl” e “Só Eu Sei”. Recorde-se que, antes da carreira a solo, Virgul deixou a banda Da Weasel para pertencer aos Nu Soul Family. E promete encher hoje o recinto da Aldeia Neptuno.

 

De recordar ainda que, este ano, todos os visitantes são convidados a trazer bens alimentares não perecíveis ou produtos de higiene e, assim, de forma fácil, contribuir para uma causa. Numa parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, estes alimentos serão distribuídos junto das famílias mais carenciadas do concelho de Torres Vedras.

 

Dez dias de pé na areia, com muito boa disposição, desporto e animação nocturna que os visitantes não vão querer perder.