20.07.2017

Internacional Open Kayaksurf e Waveski terminou hoje em Santa Cruz

Chegou hoje ao fim o Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit, uma prova que recebeu atletas de vários países, e que acolheu as finais das categorias Waveski Open, Kayaksurf IC, e Kayaksurf IC Junior na Praia do Mirante, em Santa Cruz. Este foi ainda um dia em que as condições do mar não facilitaram a vida aos atletas, mas em que foram conhecidos os vencedores.

Assim, na categoria Waveski Open, em 1.º lugar ficou Kieron Davies (ING), em segundo Edu Etxeberria (ESP), em 3.º Ivan Pena (ESP) e em 4.º Rui Ribeiro (POR). Em Kayaksurf IC, o vencedor foi Gorka Martin (ESP), deixando para 2.º lugar Rui Ribeiro (POR) e para 3.º Ivan Pena (ESP). Na mesma especialidade, mas em junior, a vitória foi para Diego Sanz (ESP) e em 2.º lugar ficou Iñaki Urbe (ESP), que acabou por não pontuar devido às difíceis condições do mar. Aliás, acabou por não se realizar a bateria da final de Waveski Junior pelos mesmos motivos.

Ao final do dia todos os vencedores da prova subiram ao pódio, junto à piscina da Aldeia Neptuno, para receber os prémios, encerrando assim mais uma competição que marcou lugar no Santa Cruz Ocean Spirit. A cerimónia contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vitor Félix. “O kayaksurf é uma das especialidades da nossa modalidade. Queria agradecer à ao Luís Pedro e à sua comissão pela organização da prova e do campeonato nacional todos os anos. A prova aqui em Santa Cruz voltou a revelar altos padrões de qualidade e excelência”, referiu o responsável durante a entrega de prémios.

Esta foi uma prova que esteve integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski. O circuito conta com três open internacionais, sendo que este, em Santa Cruz, foi a segunda paragem desta taça. A primeira decorreu em Peniche, a 3 e 4 de junho, inserida no Peniche Paddle Series, palco também do EuroSUP - Campeonato Europeu de Stand Up Paddle, e a terceira paragem será na Nazaré, a 14 e 15 de outubro.

Santa Cruz European BB Pro com atletas de renome

Entretanto, o arranque do Santa Cruz European BB Pro, na Praia da Vigia, acabou por ser adiado para esta sexta-feira. A prova decorrerá na categoria Pro Junior e Open, sendo que conta com as inscrições de atletas oriundos de Portugal, Espanha, França, Israel e Marrocos. Entre os inscritos estão por exemplo o francês Pierre Louis Costes, campeão mundial em título, e que reside em Portugal, o basco Alex Uranga, campeão europeu em título, ou ainda o jovem marroquino Anas Haddar, que traz no currículo o título de vice campeão do mundo júnior em 2011, e vice campeão europeu Open em 2013, 2015 e 2016. Inscritos estão ainda o francês Maxime Castilho, ou os portugueses Miguel Adão, Daniel Fonseca e Dino Carmo.

Dá-se então amanhã, às 9h, o pontapé de partida do circuito europeu na presente temporada, apresentando a prova com o maior prize-money (7.000 euros) e mais pontos (1.400 pontos). O ETB arranca assim em Santa Cruz, e segue depois para Aveiro, País Basco (Espanha) e  Marrocos, estando ainda a etapa francesa por confirmar.

 

Kizomba de volta à Aldeia Neptuno

Quanto à noite do Santa Cruz Ocean Spirit, que resulta este ano de uma parceria com o Seven On The Road, hoje sobe ao palco, depois de Juan Castro, Djodje. O artista nasceu a 15 de Janeiro de 1989 na cidade da Praia, Cabo Verde. Filho de pais músicos, desde sempre se interessou pela música. Aos dez anos formou em conjunto com familiares e amigos o grupo TC. Já em 2006, lançou o primeiro álbum a solo intitulado “Sempre Tc”, em homenagem ao grupo. Desde então não parou. Em 2014 lançou o single “Uma Chance”, com forte adesão em Portugal, Cabo Verde e não só. O single “Beijam”, lançado em junho de 2016, atingiu mais de 8 milhões visualizações no Youtube. E foi um sucesso também em Portugal. Em março desde ano esteve no Coliseu de Lisboa para um concerto, já há muito aguardado pela legião de fãs do cantor e produtor musical em Portugal. No Santa Cruz Ocean Spirit, o público poderá ouvir ao vivo hits como:“Não Vai”,”Txukinha”, “Uma Chance”, “Beijam, entre outros...