22.07.2017

Bodyboard e skimboard nas ondas de Santa Cruz

A Praia da Vigia acolheu este sábado o round 2 e quartos-de-final Santa Cruz European BB Pro, etapa do europeu de Bodyboard que vale 1.400 pontos e apresenta um prize-money de 7.000 euros. O ETB arranca assim em Santa Cruz, e segue depois para Aveiro, País Basco (Espanha) e  Marrocos.

O dia ficou marcado por uma final antecipada que colocou numa bateria dos quartos de final man-on-man o campeão mundial Pierre Louis Costes e o campeão europeu Alex Uranga, tendo este último levado a melhor. “Esta foi uma bateria muito complicada. Contra o campeão do Mundo. Eu estou em 3.º no ranking mundial, e fui 1.º no europeu, e por isso era uma bateria que se esperava renhida. Estou muito contente de ter feito o meu melhor”, disse o basco depois da bateria. Alex confessou ainda que é a primeira vez que surfa em Santa Cruz: “Venho muitas vezes a Portugal, mas mais à Ericeira ou Nazaré. Mas gosto muito do país, tem muito boas ondas, e gosto muito das pessoas, recebem-me sempre bem.” Uranga destacou-se aliás nesta bateria ao fazer a melhor onda do dia e da prova com 9,35 pontos (em 10 possíveis).

Já o atual campeão mundial, Pierre Louis Costes, atleta francês mas que que vive em Portugal, e que acabou por ficar pelo caminho lamentou o resultado, mas já pensa na próxima prova. “Tentei surfar o meu melhor, até comecei bem, mas depois o Alex fez aquela onda excelente, e depois foi difícil melhorar a minha pontuação. Agora sigo para Aveiro, como vivo em Portugal vou aproveitar para competir por cá nestas provas do Europeu. Mas julgo que este ano, o Europeu não vai ser a minha prioridade, vou focar-me no mundial. Faço estas primeiras provas aqui e depois vejo os resultados e decido o que fazer a seguir”, referiu Pierre.

Hoje realizaram-se ainda os heats das meias-finais do Pro Junior. Para amanhã ficam assim marcadas, além da final do Pro Junior (entre Rodrigo Lopes e Joel Rodrigues), as meias e final do Open. Em prova estão ainda os portugueses Ricardo Rosmanhinho, Miguel Coelho, o marroquino Brahim Iddouch e o basco Alex Uranga.

Internacional de Skimboard – etapa já começou

Esta sábado, arrancou ainda o Internacional de Skimboard, etapa do United Skim Tour (UST) com a participação de mais de 70 atletas de todo o mundo, com destaque para o campeão mundial Blair Conklin. Durante o dia de hoje realizaram-se os heats do round 1 e quartos de final do Open. Estão ainda em prova os escalões Sub-14, Sub-18, Seniores (18-28), Masters (maiores de 28) e Open Feminino.

Ainda em competição, para as meias e final do Open, estão Blair Conklin, que venceu o Internacional do ano passado, Juan Luis, João Girbal, João Pedro Guerreiro, Ricardo Abrantes, Valentin Iznairskyy, Henrique Fonseca e Afonso Ruiz.

Entre os inscritos nesta prova, mas já eliminados, destaque para os portugueses Eduardo Joaquim, Emanuel “Mega” Embaixador, Hugo Santos e Simão Pinto, atual campeão nacional e recentemente 5.º classificado numa das etapas do UST (Outer Banks Skim Jam – OBX, Virginia, EUA) ou ainda para atletas estrangeiros – estreantes em Santa Cruz, como Eddie Dixon, Javi Escobar, Jesus Ramirez e Bastien Cornell, que ficaram pelo caminho na categoria Open. Esta etapa está inserida no UST, competição que é composta por 7 etapas e com paragens nos EUA, Brasil e Portugal, por exemplo. 

Depois de DJ Ride,  hoje a música estará a cargo de Simon e logo depois de Badoxa. Desde pequeno que se interessou pela música tendo aprendido a tocar vários instrumentos, tais como: Berimbau, Atabaque, Pandeiro, tendo depois começado a cantar nas rodas de capoeira, e ganho inclusive um campeonato de canto (Capoeira) em 2003 no Algarve. Em 2010 começou a acompanhar na guitarra e a cantar com uma das maiores referências da música africana “Micas Cabral” vocalista e guitarrista da banda “Tabanka Djazz”. Nessa altura começa também a trabalhar com G-Amado que é hoje em dia uma das referências da música africana. Aos 22 anos lança em o primeiro álbum a solo intitulado “Minhas Raízes”, álbum que vao da Kizomba, ao Semba, Zouk, Tarraxinha. Em 2016, dois anos depois, Badoxa lança o álbum intitulado “Memórias”, com êxitos como “Tá-Me Esperare”.