20.07.2018

Santa Cruz Ocean Spirit continua aposta na sensibilização ambiental

O Santa Cruz Ocean Spirit está de volta e promete dias repletos de desporto e música, já a partir desta sexta-feira, na Praia do Mirante, em Santa Cruz. A 12ª edição do Festival Internacional de Desportos de Ondas decorre de 20 a 29 de julho e continua a apostar na sensibilização ambiental que pauta a sua génese.

"O Mar que Respiramos" dá o mote às atividades de cariz ambiental dinamizadas na Tenda Pedagógica, cujo programa decorre de 20 a 29 de julho na Aldeia Neptuno. As atividades têm início às 9h30, às 14h30 e às 20h30 (o horário da noite apenas não se verifica no dia 29) e serão dinamizadas pelos serviços educativos da Câmara Municipal de Torres Vedras, Serviço Pedagógico da Água dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, Associação Bandeira Azul da Europa e Águas do Tejo Atlântico.

Também o Vaivém Oceanário está de volta ao Festival, com o seu projeto de educação ambiental em movimento. A iniciativa do Oceanário de Lisboa estará "estacionada" no coração de Santa Cruz, na Esplanada Antero de Quental, sensibilizando escolas, grupos e ATL's para a importância da conservação dos oceanos, de 23 a 27 de julho, e abrindo portas ao público em geral nos dias 28 e 29.

Sublinhe-se que o "Sê-lo Verde", iniciativa do Ministério do Ambiente, continua a ser uma chancela do evento, com o programa a financiar a implementação de medidas como a Tenda Pedagógica, "Beata na Praia não", a monitorização da qualidade das areias e as casas de banho ecológicas. Afinal, nesta época balnear Santa Cruz apresenta 12 praias com Qualidade de Ouro, 10 com Bandeira Azul e 7 Zero Poluição.

É desta forma que o Santa Cruz Ocean Spirit continua a vincar as preocupações ambientais, reafirmando-se como um Festival cujas "raízes" continuam a estar no mar. Surf, bodyboard, longboard, skimboard, kayaksurf, waveski e bodysurf são as modalidades que vão entrar em água, juntando atletas nacionais e internacionais nas águas de Torres Vedras. No que toca à música, a animação é garantida todos os dias na Aldeia Neptuno, com artistas a subir ao palco durante o final da tarde e a noite. Nas noites grandes, "voa-se" diretamente para o Aeroclube de Torres Vedras, para assistir aos concertos de Armandinho e Marcelinho da Lua, a 27, e The Black Mamba e João Dinis, a 28.