21.07.2018

Santa Cruz Ocean Spirit 2018 mais internacional que nunca

O 12º Santa Cruz Ocean Spirit teve o seu início na noite de sexta-feira, mas foi hoje que a "ação" começou dentro de água, com o arranque do programa desportivo do Festival Internacional de Desportos de Ondas.

O dia começou com o Internacional de Skimboard, onde se definiu os quartos-de-final do OPEN e as meias-finais do OPEN feminino, Masters, sub 18 e sub 14. Na prova masculina, Ricardo Dias, Juanlu González, Miguel Brás e Valentín Iznairskyy já estão na meia-final, com uma pontuação total de 9.07, 9.93, 8.40 e 8.36, respetivamente, juntamente com nomes como Henrique Fonseca, João Girbal, Simão Pinto e Hugo Santos.

"Temos os melhores da Europa, costumamos ser campeões da Europa, somos conhecidos mundialmente e, além disso, temos campeões do mundo que vêm cá e não conseguem ganhar... acredito que isto queira dizer alguma coisa", referiu Hugo Santos. O atleta de Cascais, de 38 anos, mostrou estar em grande forma. Não é por acaso que já venceu esta prova, aqui, sete vezes.

No feminino, Marina Ortega Alarcón mostrou que nuestras hermanas não perdem facilmente. Contra Raquel Almeira e Matilde Antunes, a espanhola de Málaga soube escolher bem as ondas e passou em primeiro lugar para a final, onde irá enfrentar a skimboarder local Carolina Ruivo, Matilde Antunes (que passou em segundo lugar) e Leila Mendas. "Com três portuguesas? [risos] bem, vamos ver o que vai acontecer amanhã", diz a atleta de 23 anos que está em Santa Cruz pela primeira vez.

Na categoria sub 18, os classificados para a grande final foram Rafael Ruivo (com 9.36 pontos no total, em 20 possíveis), Eoin Lally (11.13 pontos), João Luz (8.40 pontos) e Miguel Ramos (7.14 pontos).

E porque esta modalidade vai de "miúdos a graúdos", na categoria Masters os destaques foram Shein Sérgio Gil, Fábio Gomes, João Sousa e Pedro Santos Ribeiro, ao apurarem-se igualmente para a final, com pontuações máximas de 4.40, 10.40, 4.37 e 9.14, respetivamente.

Enquanto tudo isto acontecia, um pouco mais a norte, o Santa Cruz Fun & Session Kayaksurf e Waveski Special Event também mostrou o poder dentro de água. 26 atletas participaram nos dois segmentos da prova, que contou com a organização conjunta da Federação Portuguesa de Canoagem e da Kayaksurf.net.

A Kayaksurf Session foi a "categoria-rainha", em que Mathew Lamont, da Irlanda do Norte, dominou, com 10.83 pontos que lhe valeram o primeiro lugar. Jamie Gamble, também da Irlanda do Norte, ficou em segundo lugar com 9.32 pontos, a que se seguiu o português Paulo Simões, com uma pontuação de 6,33. No que toca à Waveski Session, Andrew Lamont foi o homem que marcou o heat, conquistando o primeiro lugar da classificação, a que se seguiram as cores lusas por Diogo Melo e Gil Melo.

As pagaias continuaram sem dar tréguas às ondas de Santa Cruz, seguindo-se a realização da categoria Fun, onde João Rodrigues arrecadou o prémio de Best Rookie. Mathew Lamont voltou a levar um troféu para casa, desta vez o de Best Wave, enquanto Paulo Simões conseguiu o de Best Wipeout e o Clube Fluvial de Coimbra o de Best Club.

Este ano o Festival está mesmo mais internacional que nunca, com a realização do Noah Eurosurf Junior 2018, que após 22 anos regressa a Santa Cruz. Esta tarde houve desfile das 17 seleções, com 182 atletas, que começou no Parque Municipal de Santa Cruz, passando pela praia e terminando no recinto do Santa Cruz Ocean Spirit.

Foi ali, na Aldeia Neptuno, que Huw John, presidente da Federação Europeia de Surf, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, Nuno Laurentino, em representação do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, saudaram os atletas, numa cerimónia que ficou marcada pela junção das areias que cada equipa trouxe do seu país.

O Noah Eurosurf Junior 2018 arranca amanhã, com chamada marcada para as 8h30. O dia faz-se ainda com o Internacional de Skimboard, que tem check-in agendado para as 10h.