27.07.2018

Portugal conquista primeiro pódio do Noah Eurosurf Junior 2018

Prestes a arrancar o último fim de semana do Santa Cruz Ocean Spirit, esta sexta-feira ficou marcada pela realização da primeira final do Noah Eurosurf Junior 2018, em que Filipa Broeiro "subiu" ao primeiro lugar do pódio da categoria Bodyboard Sub-18 Feminino.

Depois de ter "limpo" a final do quadro principal com uma pontuação total de 10.30, a jovem portuguesa deu conta da grande final da categoria com 14.67, vincando uma larga diferença para as atletas que alinharam naquela bateria: a francesa Mathie Goujon (5.64), a espanhola Teresa Padilla (4.40) e a atleta das Ilhas do Canal, Gabrielle Taylor (2.43).

"Fiquei 10 minutos sem fazer ondas, mas depois as duas que apanhei consegui manobrar bem, foi aquele notão de 8 e tal, e levou-me à vitória" contou a atleta, depois de ter cantado A Portuguesa e mergulhado, já enquanto Campeã da Europa, na piscina da Aldeia Neptuno. "É uma sensação incrível. É um sentimento que nunca mais vais sentir na vida porque é um campeonato único... É muito importante e vai ser muito marcante na minha vida", desabafou.

Esta foi a única entrega de prémios do Noah Eurosurf Junior 2018 que decorreu antes do final da competição, o que se justificou com a realização de uma etapa do circuito europeu de bodyboard feminino que arranca amanhã em Ílhavo, onde irão competir atletas que calçaram os pés de pato em Santa Cruz.

Esta foi uma vitória que deu ânimo à seleção portuguesa, que perdeu hoje o seu primeiro atleta: Diogo Martins ficou para trás no Surf Sub-18, depois de ter alinhado numa das baterias que marcou o Noah Eurosurf Junior 2018. Diogo esteve no mesmo heat que Salvador Couto, com a dupla portuguesa a dar "tudo por tudo" para garantir a sua qualificação. Acabou por dominar Yael Pena (10.47) com escassa margem para Salvador, que com um 9.77 garantiu a passagem à próxima ronda - que antecede a final do quadro de repescagens. Na classificação da bateria seguiram-se Mathis Crozen, com um score de 9.66, e o Diogo Martins, que se ficou pelos 2.70.

Portugal somou ainda grandes prestações no Bodyboard Sub-16, com Pedro Ferreira a fazer a segunda melhor onda (8.5) e o segundo maior score combinado (15.67) do Noah Eurosurf Junior 2018. O jovem vai disputar um lugar na final do quadro de repescagens com Finn Richardson, Simon Andrieux e Marcus Reed. Ainda no bodyboard mas na categoria Sub-18, destaque para os 13.33 de score total conseguidos por Miguel Ferreira, que segue para a ronda que antecede a final do seu quadro de repescagens.

Esta sexta-feira ficou ainda marcada pela prestação de Noa Dupouy, com o francês a conseguir a melhor onda e o maior score da competição, com 9.60 e 17.43, respetivamente, na ronda de respescagens do Surf Sub-14.

Apesar de ter perdido o seu primeiro atleta em competição, Portugal continua a partilhar o favoritismo em torno da conquista do título com Espanha (que perdeu o seu primeiro atleta esta quinta-feira) e com França (que hoje viu dois dos seus atletas a serem eliminados).

O próximo check-in do Noah Eurosurf Junior 2018 está marcado para as 7h30 de amanhã, num fim de semana que vai contar com a realização da última competição do Festival Internacional de Desportos de Ondas: a 4ª etapa do Circuito Nacional de Bodysurf.