28.07.2018

Vaivém Oceanário: a conservação dos oceanos no Santa Cruz Ocean Spirit

No Festival Internacional de Desportos de Ondas, a prática desportiva anda "de mãos dadas" com a sustentabilidade e as preocupações ambientais, que se refletem em atividades para miúdos e graúdos que vão da Aldeia Neptuno ao centro de Santa Cruz. Ali, na Esplanada Antero de Quental, está estacionado o Vaivém Oceanário, o projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa que integra, pelo segundo ano consecutivo, a programação do Santa Cruz Ocean Spirit.

"Elevar a literacia azul em Portugal" é o grande objetivo do Vaivém Oceanário que, segundo Tomás Santos, coordenador do projeto, já passou por 209 municípios desde o seu início, em 2005. "A ideia é passar informação sobre como o Oceano nos influencia e como é que nós o influenciamos." Uma relação que não tem sido a mais saudável, uma vez que "nos últimos 18 anos produzimos mais plástico no mundo inteiro do que no século XX. É uma dimensão gigante."

As atividades lúdico-pedagógicas pretendem explicar que o plástico é mesmo "uma das maiores ameaças" à conservação do Oceano, promovendo a alteração de comportamentos diários como a substituição de plástico descartável por reutilizável. Enquanto apresentações temáticas decorrem dentro do camião do Vaivém Oceanário, cá fora simulam-se limpezas de praia em que os participantes têm de fazer a triagem do lixo.

"Temos de conhecer para proteger", afirma Tomás Santos, ao final de uma semana de sensibilização para que se defenda "aquilo que é nosso e de todos, que é o nosso Oceano." Amanhã, o Vaivém Oceanário continua de portas abertas ao público em geral, das 9h00 às 13h00.