28.07.2018

Miguel Rocha é coroado campeão nacional de bodysurf no Santa Cruz Ocean Spirit 2018

A abrir este último fim de semana do Santa Cruz Ocean Spirit 2018, a Aldeia Neptuno recebeu a quarta etapa do Circuito Nacional de Bodysurf e do Circuito Nacional de Bodysurf Junior, que coroou Miguel Rocha e Jaime Bonito nas respetivas categorias.

Com ondas de um metro e meio, coube aos juniores - que este ano se estreiam no circuito nacional -, fazer as "honras da casa". Contra Tiago Mesquita e Vasco Cyme, Jaime Bonito entrou no mar com confiança, fazendo logo na primeira onda 5.83 pontos, seguido de um 4.50. Apesar de não ter notas muitas altas (2.17 e 1.67), o atleta também garantiu o seu lugar na final, já que Vasco não conseguiu "encontrar-se" com o mar, tendo acabado a prova sem qualquer ponto. Em seguida, Francisco Ferreira, António Coutinho e Filipe Sá Leal entraram na disputa, tendo o primeiro uma pontuação máxima de 15.84, deixando o segundo lugar para António.

Na final, Jaime Bonito foi quem se destacou, alcançando uma pontuação máxima de 8.90. "Entrei com confiança e acho que me saí muito bem. Queria agradecer a todos pelo apoio", afirmou o vencedor da prova, que alcança assim este feito pela segunda vez consecutiva. O segundo lugar foi ocupado por António Coutinho, o terceiro por Tiago Mesquita e o quarto por Francisco Ferreira.

Na categoria Open, os olhos estiveram postos em Miguel Rocha e Rodrigo Carrajola, já que ambos estavam na luta pelo título nacional. Na meia-final, João Brogueira ficou a escaços pontos de distância de Miguel (10.77), ao receber uma pontuação total de 10.73, deixando o atleta da Vagueira na "corda bamba". Por seu turno, nesta fase, Rodrigo manteve sempre a distância dos adversários, terminando esta bateria com 12.07 pontos no total. Na decisão do título, tudo indicava que este seria o vencedor, mas a poucos minutos do fim, Miguel entra no tubo, faz um rolo e aterra na perfeição, virando o resultado a seu favor, tornando-se assim tetra-campeão do Circuito Nacional de Bodysurf.

"Estava a precisar de uma nota boa. O Rodrigo tinha prioridade, por isso, tentei fugir um pouco mais para o lado esquerdo de forma a estar mais livre. Tive sorte, pois aquela onda apareceu nos últimos minutos", afirmou. Miguel terminou assim a penúltima prova do circuito com uma pontuação máxima de 13.50, deixando Rodrigo com 12.26. "Comecei bem o ano, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, e tornou-se um pouco mais fácil. Mais uma vez a luta pelo título foi entre nós os dois", concluiu. Terceiro e quarto lugares foram ocupados por João Brogueira e João Metelo.

 

Portugal com 11 atletas na final do Noah Eurosurf Junior 2018

No que toca à grande atração do programa desportivo deste ano do Santa Cruz Ocean Spirit, o Noah Eurosurf Junior 2018, as seleções portuguesa, francesa e espanhola continuam a ser as favoritas para a grande final. No entanto, a equipa lusa segue na frente com 11 atletas na final do quadro principal, contra os 8 de França e Espanha.

O dia foi agridoce para a seleção nacional, que perdeu no Surf Sub-18 Feminino Francisca Veselko, que parecia estar em sintonia com o mar, mas caiu na final das repescagens, deixando Mafalda Lopes sozinha no quadro principal da final, onde irá enfrentar a francesa Neis Lartigue e as espanholas Melania Suarez e Nadia Erostarbe.

No Surf Sub-18, Salvador Couto também ficou pelo caminho, terminando assim a sua prestação em oitavo lugar na sua categoria. Ainda no Surf, na categoria Sub-16, Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes estão na final e irão enfrentar Thomas Ledee, de França, e Sean Gunning, de Espanha.

No Longboard Sub-18, a presença da equipa lusa está garantida com António Dantas. O português irá enfrentar o surfista francês Cornelius Accoh, o inglês Jordan Zervas e o holandês Kay Van Der Valk.

No tudo ou nada da repescagem final do Bodyboard Sub-16, Joel Rodrigues fez a seleção tirar os pés da areia ao fazer um total de 16.33. Pedro Ferreira não quis deixar o companheiro sozinho e não perdeu tempo. Rolou para a direita, mostrando o potencial da onda, terminando a bateria com 10.26. No Bodyboard Sub-18, David Vedor e Miguel Ferreira também tiveram uma boa prestação hoje, preparando-se agora para a grande final.

O Noah Eurosurf Junior 2018 terá a sua chamada final amanhã, com o check-in marcado para as 9h da manhã, na Praia do Mirante.