23.07.2019

Mais um dia pleno de emoções para Portugal no Eurosurf 2019

Mais um dia cumprido no Eurosurf 2019, evento que está inserido no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit e que terá o seu grande final no fim de semana.

Foi uma terça-feira inteiramente dedicada ao Campeonato da Europa de Surf que começou de forma lenta, por volta das 9h30, com ondas na casa do 1 metro, mas que terminou com séries a roçar os 2 metros de altura, face à entrada de uma nova ondulação, a seguir ao almoço, que coincidiu com a mudança da maré.

Os atletas que representam as 15 seleções presentes em Santa Cruz gostaram do que viram e não deixaram escapar a oportunidade de brilhar, de passar mais alguns heats e, quem sabe, alcançar até as finais e o pódio.

Uma vez mais, Portugal mostrou a sua força no Surf com Pedro Henrique e Eduardo Fernandes a não tremerem e a garantirem a qualificação ao Round 3 do quadro competitivo principal. Pedro Henrique esteve a liderar praticamente do início ao fim o seu heat, mas nos últimos instantes viu Roberto D’Amico virar o resultado a seu favor por uma diferença mínima (11,50 vs. 11,15 pontos).

O Eurosurf é encarado para mim mais como um trabalho de equipa e não tanto a nível individual. Isto porque ao receber a energia positiva de todos os meus companheiros de equipa, tive finalmente a oportunidade de dar o meu melhor, uma vez que me senti realmente confiante. Vou continuar, aproveitar o resto do evento e desfrutar destes belos dias aqui em Portugal, que é um dos meus países favoritos. Estava atento ao heat e percebi que a maré estava a mudar, e, portanto, foi muito difícil escolher para onde ir, mas mantive-me muito forte e estava apenas a esperar por outro. Fui muito paciente e, finalmente, no último minuto, sabia que precisava de pontos para chegar ao primeiro lugar e ter um heat mais fácil na próxima ronda, dei o meu melhor e estou mesmo muito feliz”, isse o surfista italiano sobre a experiência em Portugal.

Já Fernandes, ao assinalar uma onda de 7,00 pontos nos minutos iniciais da sua bateria (dois off-the-lip de backside em alta velocidade), ficou à vontade para gerir a vantagem e terminou em 1.º lugar, com 11,35 pontos. Está motivado o português e ambiciona chegar longe (com legitimidade), mas para já prefere enaltecer o espírito de grupo que se vive na seleção:

Jay Quinn, do País de Gales, o campeão europeu em título, parece motivado (e focado) em repetir o feito de há dois anos. No Heat 4, com um par de setes (7,75 + 7,90 pontos), mostrou um pouco do seu surf - veloz, abusivo e seguro - apenas para assinalar a maior pontuação do dia: 15,65 (em 20 pontos possíveis). Sem dúvida, foi definitivamente quem mais sobressaiu esta terça-feira.

No campo feminino a seleção lusa sofreu a primeira baixa. Mafalda Lopes não conseguiu manter a espetacular toada de ontem, onde foi claramente um dos destaques, e acabou afastada de prova (em definitivo).

Francisca Veselko, depois de um ótimo desempenho no confronto da manhã, não teve mãos a medir no heat seguinte com duas adversárias germânicas (Rachel Presti e Frankie Harrer) a assegurarem os lugares de qualificação.  Acabou arredada para as Repescagens, mas mantém-se em prova. Vai agora competir nas meias-finais do quadro secundário com Carolina Santos, sua colega de equipa que hoje esteve em grande plano ao vencer dois heats, e a espanhola Garazi Sanchez.

Ainda em lume brando, outros candidatos vão começando a soltar-se e a mostrar serviço. Casos de Andy Criére (Espanha) e Leon Glatzer (Alemanha), no masculino, e de Claire Bevilacqua (Itália) e Peony Knight (Inglaterra), no feminino. 

Para hoje, quarta-feira, 24 de julho, prevê-se mais um dia intenso e repleto de ação na Praia do Mirante.

A noite terminou com o regresso das sonoridades medievais ao recinto do evento, com a atuação dos portugueses Recanto, às 19h00 e da dupla Symbio às 23h30.