14.08.2019

Desporto e músicas do mundo marcaram a 13.ª edição do Ocean Spirit

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressou a Santa Cruz, entre 19 e 28 de julho. O Festival centrou-se naquilo que são as suas “raízes”, com o mar da costa torriense a ser palco de um espetáculo de ondas.

O Internacional de Skimboard Santa Cruz, o Campeonato Nacional de Bodysurf Ocean Spirit Pro, o Kayaksurf & Waveski Session e o Santa Cruz Eurosurf deram forma ao programa desportivo do evento, que levou até Santa Cruz 230 atletas de 16 países.

O destaque a nível desportivo foi para o Santa Cruz Eurosurf 2019, que contou com 120 atletas de 15 seleções a integrar a competição que sagrou os campeões europeus nas modalidades de surf e longboard. Apesar de Portugal ter partido como favorito para a disputa do título europeu por seleções, depois de ter conquistado o ouro em 2017, foi a seleção italiana que acabou por vencer a competição.

O mar foi o centro das atenções nesta edição do Santa Cruz Ocean Spirit, contudo não faltou animação na areia. Durante o dia, a Fun Zone proporcionou momentos de diversão a todos os que passaram pela Aldeia Neptuno, com um mini halfpipe, trampolins e segways. Foi também possível experimentar vários desportos de ondas, com atividades de stand up paddle, kayaksurf e waveski a decorrer, diariamente, na piscina instalada no recinto do evento, e participar em aulas de fitness, que tiveram como pano de fundo o pôr do sol de Santa Cruz.

Com o cair da noite, a música “invadiu” a Praia do Mirante, com um conjunto de concertos de artistas nacionais e internacionais. As maiores novidades passaram exatamente pela programação musical que teve como tema "Músicas do Mundo".

Numa edição que reafirmou as preocupações ambientais, o Festival aderiu ao "Sê-lo Verde" pelo terceiro ano consecutivo, com as medidas “Ocean Upcycling”, Gestão eficiente dos resíduos e limpeza e “(R) educar” a serem financiadas pelo Fundo Ambiental. O evento associou-se também à iniciativa Eco Evento Valorsul, assumindo o compromisso de gerir de forma adequada os resíduos, tendo sido recolhidos seletivamente, durante o mesmo, 94 kg de plástico e 344 kg de papel e cartão.

Ao longo do evento, foram também realizadas mais de 20 atividades de cariz ambiental através da tenda pedagógica, que promoveu ações de sensibilização e educação ambiental com o tema “Do rio ao mar sem lixo”. Estas ações, que contaram com cerca de 750 participantes, foram dinamizadas pela Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, Associação Bandeira Azul da Europa, Águas do Tejo e Atlântico e Lidl – Portugal.

O Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas já tem regresso marcado de 17 a 26 de julho de 2020.