14.07.2022

Santa Cruz Ocean Spirit leva desportos de ondas à Praia do Mirante

O Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas está de regresso a Santa Cruz, com um programa desportivo que promete levar surf, skimboard, longboard e bodysurf à Praia do Mirante entre os dias 15 e 24 de julho.

O Eurosurf Junior 2022 assume-se como a "prova rainha" desta edição. Serão 15 as seleções a entrar na água e a disputar o título de Campeão Europeu, num total de 173 atletas de surf e longboard (nas vertentes masculina e feminina de ambas as modalidades).

No que toca à representação portuguesa, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, assume o desejo de ocupar um lugar entre as seleções mais importantes do surf europeu, destacando que se trata de "uma Seleção extremamente motivada em que quase todos os atletas serão os que estiveram no Mundial em El Salvador."

A prova realiza-se entre 16 e 24 de julho e resulta dos esforços entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Federação Europeia de Surf, a Federação Portuguesa de Surf, a Promotorres EM e a Associação Sealand Santa Cruz.

Também o Internacional de Skimboard continua a apostar em Santa Cruz, realizando-se a 16 e 17 de julho. A competição está de volta ao concelho de Torres Vedras, onde sempre se realizou desde que chegou às ondas portuguesas, em 2003. 70 atletas irão disputar um prize money de 3.500 euros, naquela que é a maior prova europeia da modalidade.

Já a 4.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf (open e júnior) acontece no último fim de semana do evento, com a prova a decorrer a 23 ou 24 de julho. Serão 50 os atletas a deslizar nas ondas, naquele que é o sexto ano consecutivo em que o campeonato passa por Santa Cruz. O Campeonato Nacional de Bodysurf Junior decorrerá nas mesmas datas que o circuito principal.

 

Um festival dentro e fora de água

Além da vertente competitiva, a 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit conta com uma atividade de surf adaptado pela SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado (20 de julho), a ação de sensibilização "Salva e Salva-te" pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (22 de julho) e uma Jet Ski Freestyle Session que irá contar com a participação de 4 pilotos (24 de julho).

O programa desportivo completa-se com as happy hours onde crianças e jovens podem experimentar stand up paddle, kayaksurf e waveski na piscina instalada na Aldeia Neptuno. No recinto do festival existe, ainda, uma funzone e serão dinamizadas aulas de fitness ao pôr do sol.

Em 2022, o Santa Cruz Ocean Spirit volta a fazer uma forte aposta na animação musical noturna, com uma programação em que todas as noites são de entrada livre e que inclui nomes como Dino d'Santiago, Mastiksoul e Deejay Kamala e NBC, entre outros.