18.07.2022

Santa Cruz Ocean Spirit de olhos no Eurosurf Junior

No Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas a semana começou com os olhos no mar para acompanhar o Eurosurf Junior. No segundo dia de competição todas as categorias entraram na água, com o longboard a fechar a segunda ronda dos Sub-18 masculino e feminino.

Frederico Carrilho (Portugal) garantiu a passagem à terceira ronda, uma bateria "latina" que também vai ser disputada por Alfonso Zamora (Espanha), Noah Lamarche (França) e Filippo Marullo (Itália). Já no longboard feminino, Aurora Dantas (Portugal) passou às repescagens, onde vai competir com Mathilda Way (Países Baixos) pelo regresso ao percurso principal.

No surf, foi o Sub-18 masculino que começou por vestir as licras, com os surfistas portugueses a dominarem todas as baterias em que entraram: Martim Nunes, Francisco Ordonhas e Francisco Mittermayer asseguraram, assim, de forma exemplar a sua presença no percurso principal.

Já o Sub-18 feminino contou com uma das melhores baterias do dia, muito disputada por Gabriela Dinis (Portugal) e Alys Barton (Inglaterra). A portuguesa acabou por dominar e conseguir a pontuação mais alta do dia nesta categoria (14.25), arrecadando 7.75 pontos numa só onda. Um excelente resultado especialmente para as difíceis condições do mar.

A Gabriela Dinis acabaria por se juntar a dupla Benedita Teixeira e Beatriz Carvalho, com as portuguesas a limparem a bateria que disputaram e a rumarem à próxima ronda. "Fizemos algum trabalho de equipa e resultou bem" disse Benedita, surfista da Costa da Caparica, sobre o trabalho das portuguesas, que remeteram a dupla escocesa Robin Larg e Olivia Mackay para as repescagens.

Foi no palanque norte que os Sub-16 se fizeram às ondas. No escalão masculino, Axel Dominguez (França) e Michele Scoppa (Itália) arrancaram as melhoras notas das duas primeiras baterias, com 13.55 e 13.5, respetivamente, a que se juntaria a prestação de Matias Canhoto (Portugal), com ondas que lhe valeram 14 pontos na segunda ronda. A Seleção Nacional viu ainda assegurada a passagem de Jaime Veselko, enquanto Martim Fortes rumou às repescagens.

No que toca às atletas Sub-16, a equipa portuguesa arrebatou as suas baterias e manteve-se no percurso principal, com Maria Dias, Maria Salgado e Érica Máximo.


Do mar para o areal

Foi perante um tipicamente belo por do sol de Santa Cruz que a Aldeia Neptuno acolheu a primeira de quatro aulas fitness que vão decorrer ao longo da semana. A aula de pilates/treino circuito decorreu junto à piscina e foi dinamizada pelo Clube Académico de Penafirme. As próximas aulas fitness sunset estão marcadas para 20, 21 e 22 de julho, às 18h00.

A noite de domingo do Santa Cruz Ocean Spirit fez-se ao som de Filipe Gonçalves, que se apresentou com Mimicat, André Henriques e Luís Marvão. A abrir e fechar o palco esteve o DJ Carito, que fez dançar o areal. A noite de hoje arranca com o DJ Mourão, às 22h00, que abre a pista "pé na areia" para Favela Lacroix, a primeira drag queen, cantora e compositora no cenário musical e LGBT português. Todas as noites do Santa Cruz Ocean Spirit têm entrada livre.