20.07.2022

Santa Cruz Ocean Spirit na onda da inclusão

A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas está a decorrer na Praia do Mirante, em Santa Cruz, com um programa que demonstra que os desportos de ondas são para todos. Ao final da manhã desta quarta-feira, um grupo de utentes da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras - APECI participou numa atividade de surf adaptado na piscina da Aldeia Neptuno.

Nuno Vitorino deu por terminada a sua carreira desportiva no ano passado. O pioneiro do surf adaptado em Portugal e atleta paralímpico esteve em Santa Cruz a acompanhar a atividade dinamizada pela SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado, a que preside, e explicou que momentos como este "tornam o desporto democrático. O desporto não tem de ser condicionado à condição física da pessoa e nós aqui abrimos a toda a gente."

Quem não podia concordar mais era Hugo Rocha, que começou a fazer surf adaptado há três anos, "por inspiração" da companheira. Depois de sair do mar da Praia do Mirante, o atleta da Associação Sealand contou que também pratica basquetebol em cadeira de rodas e anda de skate. Com uma prótese de um membro inferior, Hugo explica que fazer desporto "mudou completamente" a sua vida e que conta com o apoio fundamental da família, dos vizinhos e dos amigos.

No que toca à realidade do desporto adaptado no país, Nuno Vitorino não tem dúvidas de que ainda "há um longo caminho a percorrer. É [necessária] uma mudança de mentalidade, de paradigma, mas essencialmente é uma mudança de acessibilidades" acrescentou, aproveitando para lançar o repto: "o fundamental mesmo é tirar as pessoas de casa. Venham praticar desporto, seja surf, basquetebol, futebol. Porque quanto mais desporto fizerem, menos vão gastar em medicamentos."


Mais eliminações no Eurosurf Junior

Esta quarta-feira contou com novas rondas de repescagem no Eurosurf Junior, que se dedicou inteiramente ao surf apenas no palanque sul. Alemanha, País de Gales, Marrocos e Ilhas do Canal foram as seleções com mais baixas esta quarta-feira, num dia em que o quadro de repescagens avançou em todas as categorias: Sub-18 e Sub-16 masculino e feminino.

Portugal fecha o dia com uma sensação agridoce. Martim Fortes foi eliminado na terceira ronda das repescagens Sub-16, numa das baterias com maior nível técnico deste Eurosurf Junior. Já Beatriz Carvalho passou nos dois testes de fogo, demonstrando estar mais do que à altura das suas duas baterias do dia. Ao vencer na segunda ronda de repescagens e ao passar em segundo na terceira ronda, a portuguesa garantiu a manutenção no surf Sub-18.

A ação regressa esta quinta feira, com a chamada apontada para as 9h30. O dia começa com a terceira ronda do surf Sub-18 feminino.

Na Aldeia Neptuno, a noite de terça-feira abriu ao estilo do DJ Thomas, seguindo-se Quem é o Bob? A formação de Leiria prestou um verdadeiro tributo a Bob Marley, revisitando clássicos bem conhecidos e passando, ainda, por êxitos de Kussondulola, Mercado Negro, Manu Chao e Natiruts. Esta quarta-feira, são os Nu Bai Soundsystem a marcar o ritmo do Santa Cruz Ocean Spirit, começando a tocar às 22h00.