21.07.2022

Eurosurf Junior: quando 14 países falam na mesma língua

O Eurosurf Junior continua a avançar a passos largos em Santa Cruz. Com 14 seleções a competir pelo titulo de Campeã da Europa, a prova ocupa lugar de destaque no programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até domingo na Praia do Mirante.

França é uma das seleções que mais tem dado cartas. Ocupando o segundo lugar e apenas a 280 pontos da seleção espanhola, os bons resultados refletem-se na boa disposição do presidente da Federação Francesa de Surf, Jacques Lajuncomme. "É uma equipa de verdade, estão unidos e querem ganhar enquanto equipa" afirma, sem negar que o desejo é só um: "apenas espero que França conquiste o primeiro lugar." Com a competição sensivelmente a meio, o balanço aponta para "um evento incrível, uma grande competição com muitas nações e bom nível dentro de água."

Para o treinador da seleção italiana, Yann Martin, a realização da prova é "muito importante para a comunidade do surf e para as crianças e jovens" depois da interrupção motivada pela pandemia de COVID-19. Olhando para a squadra italiana como "uma nova nação de surf", o técnico contou que a equipa treinou em Santa Cruz durante o verão passado. "As ondas são boas e as pessoas são super abertas, falam connosco e são muito cool" disse.

Da mesma opinião é o diretor técnico da Federação Real Marroquina de Surf, Mohammed Khilaji. "Antes de vir a Portugal, não esperava tudo isto" confessa o técnico, que não podia ter melhor impressão da sua primeira vez em Santa Cruz. "As infraestruturas são muito boas, temos tudo de que precisamos. As ondas são ótimas, as pessoas são muito hospitaleiras. E não vos estou a 'dar flores', estou a falar a verdade" adiantou o marroquino, tecendo elogios à organização. "Estamos muito felizes por participar neste festival e nesta competição."

Espanha, França e Portugal seguem na frente da competição, num dia em que o surf avançou, tanto no quadro principal como no de repescagens.

No rescaldo desta quinta-feira, nota positiva para Martim Nunes, no Sub-18 masculino, com uma das melhores notas deste Eurosurf Junior até ao momento (17.6). Numa Praia do Mirante com ondas fortes e consistentes, o surfista português mudou de prancha e conseguiu duas excelentes marcas (8.17 e 9.43) na sua primeira bateria do dia. O atleta viria, ainda, a garantir a passagem às semi-finais do quadro principal, que vai disputar com Kai Odriozola (Espanha), Samuel Redon e Nicolas Paulet (França).


Surf olímpico

"Tem um enorme significado do ponto de vista da promoção da modalidade junto da juventude, é uma ajuda muito significativa relativamente ao surf e tem a vantagem de ser um evento de promoção da própria região e das condições naturais que tem para a prática da modalidade" defendeu o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, sobre a importância do Eurosurf Junior.

José Manuel Constantino esteve no Santa Cruz Ocean Spirit ao início da tarde desta quarta-feira, onde teve oportunidade de visitar a Aldeia Neptuno e de saudar a representação portuguesa no Eurosurf Junior. A dois anos da realização dos Jogos Olímpicos e com os apuramentos ainda por concluir, o responsável acredita num numero significativo de surfistas na missão portuguesa que, espera, virá a colher bons resultados em Paris.

Depois da festa de ontem pelos Nu Bai Soundsystem, a noite desta quinta-feira começa com o DJ Pedro Cruz, às 22h00, seguindo-se o concerto de Fresh P e Big, que sobem ao palco às 23h30.