05.04.2023

Eurosurf regressa ao Santa Cruz Ocean Spirit com ambições olímpicas

O Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa entre os dias 21 e 30 de julho com um dos melhores programas desportivos das últimas edições e com Portugal no epicentro do surf europeu graças à realização do EuroSurf. Os campeonatos e provas que se irão realizar durante esta edição foram apresentados esta quarta-feira, 5 de abril, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo.

"Para nós é um orgulho organizar um evento desta dimensão, que tem a capacidade de promover Santa Cruz como destino de desportos de ondas a nível nacional e internacional" sublinhou o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, antes de passar à apresentação do programa desportivo do evento.

"Na realidade foi sempre isso que nos interessou: caminhar no sentido em que as provas desportivas fossem a âncora do Santa Cruz Ocean Spirit" referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. "O EuroSurf é naturalmente muitíssimo importante para nós, porque é uma porta aberta para toda a Europa" destacou Laura Rodrigues, saudando o programa apresentado esta manhã.

O EuroSurf regressa assim às águas de Santa Cruz, onde já decorreu em 2019. "É a prova-rainha, onde esperamos cerca de 200 atletas e entre 15 a 17 seleções" realçou o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, sobre a prova que irá sagrar os campeões europeus nas modalidades de surf e longboard.

João Aranha adiantou que se um atleta português de surf (shortboard) se sagrar campeão nesta edição do EuroSurf, passará a integrar automaticamente as bolsas olímpicas nacionais, uma situação inédita entre as seleções europeias de surf.

Realçando a importância das provas europeias no contexto das qualificações para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o presidente da Federação Europeia de Surf, Jean-Luc Arassus, demonstrou-se satisfeito com a realização do EuroSurf em Santa Cruz. "Agradeço à Federação Portuguesa de Surf e ao seu presidente o facto de trazer o EuroSurf para Santa Cruz e quero agradecer à presidente da Câmara, ao Município de Torres Vedras e Promotorres por este evento essencial em que Portugal mostra estar na vanguarda do surf", afirmou, acrescentando: "Estamos numa nova era, em que o surf integra os Jogos Olímpicos e é um objetivo da Federação Europeia que o EuroSurf possa contar para a qualificação dos Jogos Olímpicos tal como acontece com os jogos panamericanos, que qualificam dois atletas, masculino e feminino, pelo continente. O facto de Portugal ter já resultados europeus dos seus atletas a contar para as bolsas olímpicas é um passo decisivo nesse sentido."

António Fonseca, da Associação Sealand Santa Cruz, acredita que "este cartaz desportivo é um dos melhores dos últimos anos". O Santa Cruz Ocean Spirit também irá integrar uma etapa do Circuito Nacional de Bodysurf (apontada para o fim de semana de 22 e 23 de julho), uma etapa do Pro Junior e o Internacional de Skimboard (29 e 30 de julho), que irá integrar o Circuito Europeu de Skimboard e que contará com o bicampeão mundial Lucas Fink.

O programa desportivo contempla, ainda, bodyboard feminino com uma prova da Boogie Chicks que irá reunir cerca de 50 bodyboarders femininas, a que se aliam as habituais atividades de surf adaptado.

À apresentação do programa desportivo do Santa Cruz Ocean Spirit seguiu-se a assinatura do protocolo que formalizou a realização do EuroSurf no âmbito do Santa Cruz Ocean Spirit.