19.07.2023

Prepare-se, o Santa Cruz Ocean Spirit está de volta com o melhor desporto de ondas e muita música

A 15ª edição do Festival ocorre em Torres Vedras, na Praia do Mirante, de 21 a 30 de julho, com mais de 360 atletas inscritos e 21 performances musicais

 

Santa Cruz Ocean Spirit, Festival Internacional de Desportos de Ondas e Música, está de volta para a sua 15ª edição, com início já nesta sexta-feira. De 21 a 30 de Julho, a Praia do Mirante, em Torres Vedras, volta a receber o evento, que este ano apresenta um dos melhores programas desportivos das últimas edições, cheio de diversidade desportiva e competitiva, e com um line-up musical com artistas nacionais de renome, que prometem tornar as noites do Oeste inesquecíveis.

Os desportos de ondas, no Ocean Spirit, andam assim de braço dado com a música, contando com um cartaz cheio de nomes conhecidos, como Capicua, Capitão Fausto, Da Chick, Deejay Kamala & NBC, Beatbombers, Baile das Novinhas, Supa Squad, Moullinex & Xinobi, entre muitos outros. Estes são alguns dos artistas que vão passar ao longo dos 10 dias do evento pelo palco da Aldeia Neptuno, o centro de todas as atividades. O acesso é livre, mas o desafio está lançado a todos os festivaleiros, a doação de um bem não perecível como forma de acesso, que reverterá para a comunidade, através do projeto cívico Santa Ajuda.

No mar, o Santa Cruz Eurosurf regressa, de 21 a 28 de julho, às águas de Santa Cruz, como prova-rainha, onde já decorreu em 2019, esperando-se cerca de 120 atletas e 16 seleções, integrando igualmente uma etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf (apontada para o fim de semana de 22 e 23 de julho), e ainda os campeonatos Santa Cruz Pro JuniorCampeonato Nacional de Bodysurf Internacional de Skimboard. Mas a programação não se fica pelo mar e disponibiliza uma série de atividades desportivas não competitivas para os visitantes, que vão desde o Ténis de mesa ao Cross Training, passando pelo Yoga, Nighturban SkimCamp entre outros, assim como atividades também dentro de água como o Surf Adaptado ou o Kayaksurf e Waveski.

Apesar de ao longo dos dias a atenção começar voltada para o mar, com a realização dos 4 campeonatos, existirá igualmente a Fun Zone, sempre disponível, com trampolins, raquetes de praia, ténis de mesa e uma série de outras atividades para todos os presentes. Haverá ainda as já conhecidas Happy-Hours na piscina instalada no areal e toda uma série de atividades que tornam os dias do Ocean Spirit, completos e cheios de coisas diferentes para ver e fazer.

As preocupações ambientais e de sustentabilidade continuam a fazer parte da atuação deste evento, que desde 2007 tem vindo a promover e a sensibilizar para a componente ambiental, contando com o “SÊ-LO VERDE”, atribuído pelo Fundo Ambiental, que visa reconhecer a iniciativa e as medidas que contribuem para que os eventos possam evoluir no seu perfil de sustentabilidade/pegada ecológica. 

 

O Festival apresenta, deste modo, 4 iniciativas ambientais reconhecida e financiadas: “Ocean ReUSE”; “ODS em ação – um mar de oportunidades”; “Zero beatas” e “Cada um no seu lugar – limpeza, separação e encaminhamento”. Também na tenda pedagógica, o Desenvolvimento Sustentável está presente com 17 objetivos prioritários que abrangem um conjunto de temas importantes para o mundo, incluindo a erradicação da pobreza extrema, assegurar que todas as crianças têm uma educação de qualidade, obter igualdade de oportunidades para todos e promover as melhores práticas de consumo e produção que irão contribuir para um Planeta mais limpo e mais saudável.

 

1º DIA

Na sexta-feira, será possível assistir ao início da competição com o Eurosurf e, ao final da tarde, o desfile das seleções do Eurosurf, do Parque Municipal de Jogos, à Aldeia Neptuno, com a atuação dos Combe Capelle, seguindo-se a cerimónia oficial de abertura. O cartaz musical arranca às 22h00 com a DJ Lado B, seguindo-se a atuação mais esperada da noite, Capicua, e encerrando as hostes com o DJ Tiago Bandeiras.