08.08.2023

Festival Santa Cruz Ocean Spirit encerra com anúncio da data para 2024

 

  • Edição fica marcada pela conquista da seleção portuguesa do título de campeã europeia no Eurosurf 
  • Pelas medalhas de prata no Longboard dos portugueses, Raquel Bento e António Dantas 
  • Presença de 20.000 pessoas nos concertos que animaram a Aldeia Neptuno nos 10 dias de Festival 

 

Torres Vedras, 07 de agosto - A XV edição do Santa Cruz Ocean Spirit chegou ao fim, deixando para trás uma série de conquistas e momentos inesquecíveis. O festival, que equilibrou com maestria o desporto e a música, alcançou um balanço extremamente positivo, onde cativou novos públicos e reafirmou os desportos de mar como o foco principal do evento. É por isso com entusiasmo que a Organização anuncia que já há datas confirmadas para a realização do Festival no próximo ano - de 19 a 28 de julho. 

NO MAR: 

Durante um período de 10 dias, um total de 314 atletas de 16 nacionalidades diferentes participaram em quatro competições de modalidades distintas: surf, longboard, bodyboard e skimboard. Segundo o diretor técnico do Ocean Spirit – António Fonseca – “as condições do mar foram bastante aceitáveis para um evento tão longo, principalmente ao nível da consistência de ondulação e de spot escolhido, o que assegurou a realização de competições todos os dias”

No Eurosurf, as finais foram um verdadeiro espetáculo de emoções, e a seleção portuguesa surpreendeu ao conquistar o título de campeã europeia. Numa reviravolta incrível, Portugal superou as expectativas e desafiou as probabilidades, tirando a vitória praticamente certa da Espanha. Guilherme Ribeiro destacou-se no surf masculino, onde venceu um emocionante heat contra Geaorid McDaid, Luis Diaz e Beyrick de Vries. Logo a seguir, foi a vez de Mafalda Lopes conquistar a vitória contra o trio Annette Gonzalez-Etxabarri, Lucia Machado e Leticia Bilbao, de Espanha. 

A vitória portuguesa foi ainda mais celebrada com as medalhas de prata no Longboard, conquistadas por Raquel Bento e António Dantas. Cabe mencionar que esta categoria foi dominada pela Inglaterra, com Emily Curry e Ben Skinner a levarem os títulos europeus em disputa. 

O festival ainda foi residência do campeonato nacional Bodysurf Santa Cruz Pro, onde Miguel Rocha dominou o Open alcançando o primeiro lugar e Guilherme Santos conquistou a medalha de ouro da categoria Junior. 

Nos últimos dois dias do festival, o evento acolheu a 3ª Etapa do Campeonato Nacional Projunior 2023, proporcionando momentos de intensa competição que desafiaram os atletas ao máximo. Martim Nunes, da Praia Grande, garantiu o bicampeonato nacional Pro Júnior, tornando-se inalcançável no ranking. Na categoria Feminina, Erica Máximo alcançou o segundo lugar, enquanto Maria Dias conquistou o primeiro lugar. Na categoria Masculina, João Roque Pinho sagrou-se campeão, com Martim Nunes com a medalha de prata. 

Além das disputas de surf, o Santa Cruz Ocean Spirit também foi palco do Campeonato Internacional de Skimboard, conseguindo ainda mais diversidade desportiva e competitiva ao festival. Na categoria feminina, Kika Freire dominou completamente a competição, conseguindo o primeiro lugar e garantindo parte dos 1500 euros destinados ao Open Feminino. No Open Masculino, a vitória foi para Lucas Fink, Bicampeão Mundial de Skimboard, que impressionou o público e levou para casa parte dos 2500 euros reservados para o Open Masculino.  


EM TERRA: 

A adrenalina não ficou apenas no mar, a Aldeia Neptuno foi desafiada com uma série de atividades durante o Santa Cruz Ocean Spirit. No total, mais de 1500 corajosos visitantes participaram nas várias atividades que estavam disponíveis nas happy hours do areal: aqueles que adoram desportos aquáticos desfrutaram de demonstrações de Stand Up Paddle e KayakSurf. Enquanto isso, os amantes do fitness tiveram a oportunidade de participar em treinos de Crossfit e num Bootcamp, onde desafiaram os seus limites físicos num cenário único à beira-mar. A tenda dedicada ao Serviço Educativo envolveu centenas de miúdos e graúdos em atividades de conhecimento e diversão na área da sustentabilidade. 

O Urban Skim também animou Santa Cruz, na sexta-feira, 28 de julho, com a participação de Lucas Fink e Adrien Raza, entre outros jovens atletas, a desafiarem-se nas escadarias da vila numa noite repleta de adrenalina. 

Os serões foram marcados por um ambiente animado no areal da Aldeia Neptuno, com aproximadamente 20.000 pessoas presentes para assistir aos espetáculos de artistas como Capitão Fausto, Moullinex & Xinobi, Capicua, Deejay Kamala, Da Chick, entre outros.  

Em 2024, de 19 a 28 de julhoo Santa Cruz Ocean Spirit terá mais uma edição onde as ondas, as pranchas e a música prometem animar a Aldeia Neptuno, no areal da praia de Santa Cruz. 

 

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres E.M.; contou com a Corona e Go Chill como patrocinadores oficiais; com a MEO, Hotel Golf Mar e água do Vimeiro como patrocinadores; com a Mega Hits como rádio oficial e a Fuel TV como televisão oficial; e o apoio do Turismo de Portugal e do Instituto Português da Juventude e do Desporto, entre outros parceiros e apoios. 

Toda informação sobre o festival está disponível aqui:  

https://www.oceanspirit.pt  

 

IMAGENS 

HIGHLIGHTS