03.07.2024

Santa Cruz Ocean Spirit está de regresso com 10 dias de Desporto de Ondas e Música

O Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas regressa a Santa Cruz, de 19 a 28 de julho. Os desportos de ondas continuam a ser a âncora do festival, numa edição em que a programação musical inclui nomes do panorama nacional na Aldeia Neptuno.

Na apresentação da 16ª edição do evento, que decorreu no dia 3 de julho, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a importância do evento, como sendo cada vez mais uma afirmação do território, como um destino de desportos de ondas.

Sobre o Eurosurf Junior, o presidente da Federação Portuguesa de Surf e membro do Comité Executivo da European Surfing Federation, João Aranha, adiantou que este campeonato “trará um recorde de 18 seleções” com cerca de 200 atletas.

O calendário desportivo do evento não se esgota nesta “prova rainha”. José Costa, da Associação Sealand Santa Cruz, apresentou as seguintes provas desportivas, a 2ª etapa do circuito Nacional de Skimboard, com uma previsão de 50 atletas, no dia 19 de julho, e o Internacional de Skimboard, que irá realizar-se no fim de semana de 20 e 21 de julho, com cerca de 90 atletas, oriundos de cerca de 5 países naquela que é “considerada a prova com maior impacto deste lado do atlântico”, referiu. Paulo Serra, da área da atividade física da Câmara Municipal, apresentou as restantes provas que integram o evento. O dia 27 ou 28 de julho, mediante as condições do mar, ficará marcado pela quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 40 atletas nacionais e, ainda contará com o Santa Cruz Pro Júnior, nos dias 27 e 28 de julho, onde são esperados 64 atletas. No total, o Santa Cruz Ocean Spirit, irá receber cerca de 440 atletas, de 20 nacionalidades.

O presidente do Conselho de Administração da Promotorres E.M, Rui Penetra, frisou que, em complemento à componente desportiva do evento, acrescenta-se “um cartaz de música multidisciplinar, para responder aos diferentes públicos”. Todas as noites do festival terão atuações de bandas e dj's, de entrada gratuita, até às 2h00, exceto no dia 28 de julho que terminará pelas 24h00, com destaque para os seguintes artistas: Lado B, Carolina de Deus e Paul Soir (19 de julho); Gonçalo Costa e I Love Baile Funk (20 de julho); Ricardo F e Danni Gato (21 de julho); Dj Vodzy e Sam the kid (Dj Set) & Dj Big Hosted by: Sir Scratch (22 de julho); Dj Thomas e Papillon (23 de julho); Gonçalo Lopes e The Legendary Tigerman (24 de julho); D’johnz e Linda Martini (25 de julho); Dj Carito, Márcia e Malaquias (26 de julho); Sury & Guilhas, by Boteco do Kaset e Leo Middea (27 de julho); Dj Cenoura e Orquestra Bamba Social – Roda de Samba (28 de julho).

Ainda, na parte desportiva, mas não-competitiva, ocorrerá a atividade de surf adaptado, no dia 26 de julho, com uma demonstração e experimentação de surf para pessoas com deficiência. No mesmo dia, irá realizar-se o Boogie Chicks, um workshop com experiências de bodyboard para raparigas e mulheres com treinadores especializados.

Paralelamente, o evento apresenta uma componente de experimentação e formação, com happy-hours de experimentação de kayaksurf e SUP na piscina, de 20 a 28 de julho, as aulas sunset de yoga, postura e alongamentos, em parceria com ginásios locais, de 22 a 26 de julho e uma funzone com atividades desportivas e lúdicas de praia, de 20 a 28 de julho. Para além disso, haverá ações de sensibilização e formação sobre socorro e salvamento, designado por “Salva e Salva-te”, no dia 25 de julho, em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Proteção Civil de Torres Vedras.

A sensibilização ambiental continua a ser uma das prioridades do evento, que conta com uma tenda pedagógica dos serviços educativos do município de Torres Vedras, com a parceria das Águas do Tejo Atlântico e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

O Santa Cruz Ocean Spirit volta a ser um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de recolha seletiva de resíduos (papel/cartão, embalagens de plástico e vidro) e também resíduos alimentares. Ainda, a organização colocará à disposição, mais uma vez, de todos os visitantes o copo reutilizável, de um material resistente que permite ser reutilizado, evitando-se, consequentemente, a utilização dos copos de plástico de utilização única, estando disponível nos pontos de venda de comida e bebida. O projeto Rede Biatakí, também estará presente com produtos verdadeiramente sustentáveis criados para ajudar na redução da poluição ambiental causada pelo descarte da beata de cigarro em espaço público.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. O patrocinador oficial é a Super Bock Sky. O banco oficial é a Caixa Agrícola de Torres Vedras. A MEO Empresas também é patrocinadora. O Hotel Golf Mar é o hotel oficial. A água oficial é Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial é a Fuel TV. A Decathlon como apoio e a Kayaksurf.net como apoio à divulgação. Os parceiros desportivos são: a European Surfing Federation; a Federação Portuguesa de Surf; Associação Nacional de Surfistas; Associação Sealand Santa Cruz e o Surf Social Wave. É um Ecoevento Valorsul. A Cruz Vermelha Portuguesa é parceira e a loja oficial é a Mar Gifts. Os apoios institucionais são: Visit Portugal; Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude e Oeste Portugal.