21.07.2013

SUP Surfers e Skimmers partilham águas de Santa Cruz

No segundo dia de competições desportivas do Santa Cruz Ocean Spirit (SCOS) - Festival Internacional de Desportos de Ondas, a decorrer na praia de Santa Cruz - Torres Vedras, as águas foram dos skimmers participantes no Internacional de Skimboard de Santa Cruz e dos SUP surfers inscritos na 2.ª etapa do Circuito Nacional de SUP (Stand Up Paddle) Wave.

Com Neptuno a trazer mais ondas do que ontem, as competições iniciaram cerca das 09h30, mas as meias-finais e finais só tiveram lugar a partir das 16h00, quando a maré permitiu.
Lucas Gomes (BRA), Hugo Santos (atual campeão nacional), Simão Pinto, Diogo Abrantes, Lino Curado, Eduardo Joaquim, Rafael Castillo (ESP) e Emanuel Embaixador deram espetáculo na praia do Mirante, com muitas pessoas a ter o privilégio de assistir às meias-finais do Internacional de Skimboard de Santa Cruz, que vai já na sua 11.ª edição. A finalíssima do Open Masculino foi disputada por Hugo Santos e Emanuel Embaixador, com este último a sair vencedor.
Na grande final da prova feminina, a disputa foi entre Sara Curado, Sofia Lopes (atual campeã nacional), Tânia Simões e Pipa Pinto, com Sofia Lopes a levar a melhor sobre as adversárias.

Os resultados do Internacional de Skimboard de Santa Cruz foram os seguintes (por escalão):
Sub-14: Rodrigo Haberfeld (1.º), Gonçalo Ramos (2.º), Bernardo Crespo (3.º) e Francisco Vitoriano (4.º).
Sub- 18: Valentin Iznayskyy (1.º), Béryl Bessau (2.º), Vasco Jordão (3.º), André Pinto (4.º)
Seniores: Salvador Pascual (1.º), André Marinheiro (2.º), José Albuquerque (3.º), Daniel Mota (4.º)
Masters: Artur Costa (1.º), Mario Saxe (2.º), Diogo Pirata (3.º)
Feminino: Sofia Lopes (1.ª), Pipa Pinto (2.ª), Sara Curado (3.ª), Tania Simões (4.ª)
Open: Emanuel Embaixador (1.º), Hugo Santos (2.º), Simão Pinto (3.º), Rafael Castillo (4.º).
Inês Correia (campeã do mundo de kitesurf 2011 e único elemento feminino na competição), João Brogueira, Pedro Casqueira, Bruno Melo, João Maya, Bruno Grandela, Franz Orsi foram alguns dos atletas que participaram na etapa do Nacional de SUP Wave, que teve lugar na praia do Navio. Com a competição a terminar mesmo no fim do dia, a final foi muito disputada e Bruno Grandela foi o vencedor da competição, seguido de Rui Fialho, João Maya (3.º) e Paulo Ferreira (Palex) em quarto lugar.


Mas não apenas de desporto se faz o Santa Cruz Ocean Spirit. Milhares de pessoas visitaram ontem a Aldeia Neptuno para uma noite com muita música ao ritmo de Souls of Fire. Hoje as boas vibrações do reggae vão invadir o SCOS com Spinwhat???, a partir das 22h30, seguido de SUGUS - o "alter ego" de Dj Guga na vertente "main stream".

Amanhã, dia 22 de julho, grande expetativa para ver os competidores das pagaias a entrar na água, com o início do Mega International Kayaksurf Contest e do International World Waveski Surfing Cup, que decorrerão até ao próximo dia 26 de julho e onde estão inscritos mais de duas dezenas de atletas oriundos de países como Itália, França, Austrália, Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal.

Quando a noite cair, DJ Tiago Bandeiras sobe ao palco para animar a Aldeia Neptuno, seguindo-se DJ RIDE, a partir das 24h00. "DJ Ride é muitas coisas. É metade dos Beatbombers com Stereossauro. É campeão do mundo de scratch. É detentor de seis títulos de campeão a nível nacional. É um nerd do scratch, um DJ com capacidade para rockar festas sejam elas de que tamanho forem. É sound designer e produtor com vários eps e dois álbuns no currículo e mais um - Life in Loops - a caminho. É um digger dedicado, como muito bem o demonstra o documentário Discos Perdidos. É um pioneiro, facto que pode ser justificado, por exemplo, com o seu espetáculo Pixel Trasher. Ride é, mesmo, muitas coisas. Mas basta uma para o definir da forma mais profunda e mais simples possível: Ride é um apaixonado por música."
A entrada na Aldeia Neptuno é livre!