07.07.2014

Santa Cruz Ocean Spirit 2014: unidos pelo mar

A 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit já tem data marcada. O evento decorre entre os dias 18 e 27 de julho, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. Conhecido como sendo o maior festival internacional de desportos de ondas, este é um evento que já se realiza desde 2007 em Santa Cruz.

Aqui, reúnem-se vários tipos de desportos de ondas, bem como provas nacionais e internacionais de cada uma das modalidades. Desde o surf ao bodyboard, skimboard, longboard, kayaksurf, waveski, e stand up paddle (SUP), há provas para todos os surfistas, unidos por uma paixão: o mar.

Na edição deste ano, o Santa Cruz Ocean Spirit acolhe a segunda etapa do Circuito Nacional Pro Junior 2014, uma competição que acolhe os melhores surfistas nacionais com menos de 21 anos. Depois de Espinho ter recebido a primeira etapa, vencida por Miguel Blanco e Teresa Bonvalot, os atletas voltam à competição numa prova inserida no Santa Cruz Ocean Spirit 2014 e que decorre nos dias 19 e 20 de julho. O Circuito Nacional Pro Junior 2014 é organizado pela Associação Nacional de Surfistas e pela Onda Pura.

Nos mesmos dias, 19 e 20 de Julho, as ondas de Santa Cruz, acolhem ainda o Internacional de Skimboard, evento da responsabilidade da Federação Portuguesa de Surf e Associação Sealand e que reúne grandes nomes nacionais e internacionais do skimming masculino e feminino, como por exemplo o campeões Hugo Santos ou Sofia Lewis Lopes.

Ainda nos dias 19 e 20 de julho, tem lugar o Circuito Nacional de SUP, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Surf.

Depois de um fim de semana cheio de ação, a ação continua agora com bodyboard - masculino e feminino. A 3ª etapa do Bodyboard Pro Tour, campeonato nacional da modalidade, está marcada para os dias 21 e 22 de julho. Atualmente, o primeiro classificado do ranking masculino é Hugo Pinheiro, mas o atual campeão nacional João Barciela já garantiu que se encontra na corrida pelo título. Esta é uma prova com a chancela da Associação Portuguesa de Bodyboard.

Durante esta semana de 21 a 25 de julho, além do bodyboard, haverá ainda waveski e kayaksurf. De segunda a sexta-feira, a Praia de Santa Cruz recebe a World Waveski Surfing Cup by M Waveski, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, e que conta com a organização do World Waveski Surfing Associated e da Federação Portuguesa de Canoagem. Nestes dias decorre ainda o European Kayaksurf Championships by Mega, uma prova europeia da modalidade.

Mas o kayaksurf e waveski não se esgotam nestes 5 dias. Haverá mais provas no fim de semana que se segue. Assim, nos dias 26 e 27 de julho, o Santa Cruz Ocean Spirit 2014 recebe mais uma etapa do Circuito Magicam 2014, o circuito nacional das duas modalidades. Depois de já ter passado por Peniche e Vila Nova de Gaia, o campeonato visita agora Santa Cruz para a penúltima etapa da prova. A última está marcada para a Figueira da Foz, a 27 e 28 de setembro. Por isso mesmo, a competição, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, não podia estar mais ao rubro.

Para finalizar as provas nesta edição do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, é ainda importante destacar a Taça de Portugal de Surfing Montepio, um evento que vai acolher três modalidades. Nesta prova participam atletas de surf, bodyboard e longboard. Esta prova decorre entre os dias 23 e 27 de julho e é organizada pela Federação Portuguesa de Surf.