19.07.2014

Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes são os campeões Pro Junior 2014

O primeiro dia de Santa Cruz Ocean Spirit 2014 deu hoje a conhecer os grandes vencedores do Circuito Nacional Pro Junior 2014, campeonato que premeia os melhores surfistas nacionais com menos de 21 anos. Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes sagraram-se assim campeões deste circuito que terminou na praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras. 

 

Depois de uma final em que esteve quase sempre em segundo lugar, Tomás Fernandes deu a volta ao resultado, roubando a primeira posição na bateria a Vasco Ribeiro, wildcard nesta prova. Tomás terminou o heat final com 13,4 pontos (em 20 possíveis), enquanto Vasco ficou com um score total de 12,95 pontos. Com esta vitória no heat, o surfista da Ericeira, que tinha obtido um 3º lugar em Espinho, na primeira etapa do Circuito, alcançou os pontos necessários para garantir o título de campeão da prova este ano.

 

“Estou super contente! Ganhei aqui em Santa Cruz e, mesmo com uma competitividade muito cerrada, levo o título nacional Pro Junior para casa. Acima de tudo, é um marco importante por ser a minha primeira vitória num circuito profissional”, disse. Sobre o futuro próximo, acrescentou ainda que vai “agora com uma confiança renovada para os Pro Juniores Europeus” que aí vêm.  De notar ainda que na final da 2ª etapa João Kopke ficou em 3º lugar e Guilherme Fonseca em 4º lugar. Já Miguel Blanco que era um dos favoritos à vitória – já que tinha vencido a primeira etapa em Espinho – acabou por ficar pelo caminho nas meias finais.

 

Assim, quanto a resultados finais: Tomás Fernandes é o grande vencedor do circuito, deixando Miguel Blanco para 2º, João Kopke para 3º e Guilherme Fonseca para 4º.

 

Durante o dia de prova, destaque ainda para as excelentes pontuações totais de Vasco Ribeiro e de Guilherme Fonseca, que alcançaram os scores mais altos (14 pontos em 20 possíveis). Quanto a notas, o destaque foi para Miguel Blanco que fez a melhor onda do dia, com 8,25 pontos (em 10 possíveis) e Vasco Ribeiro que fez duas ondas de 7,75 pontos.

 

O surfista da Praia da Poça, que recebeu um dos wildcards do evento, confessou que aproveitou a pausa dos circuitos internacionais da Association of Surfing Professionals [ASP] para competir com os amigos e assim voltar ao palco nacional do Pro Junior. “O objetivo principal é preparar-me não só para a sempre intensa perna Europeia da ASP, mas também manter o foco no Pro Junior dado que a próxima etapa a nível internacional é já daqui a duas semanas. Espero divertir-me e é sempre bom competir que é o que eu mais gosto de fazer”, avançava Vasco Ribeiro.

 

Já Guilherme Fonseca, de 17 anos, mostrou também um bom surf durante a etapa de hoje, confessando que nos primeiros heats estava um pouco ansioso. “Vim para cá nos últimos três dias, para treinar e conhecer melhor a onda. Há muito nível aqui, há muitos surfistas muito fortes, como o Vasco, que é dos melhores a nível mundial”, disse o surfista de Peniche, que na primeira etapa terminou em 7º e nesta em 4º lugar. 

 

Teresa Bonvalot leva prémio feminino

 

Na categoria feminina, Teresa Bonvalot voltou a reforçar a sua posição, depois de ter sido a grande vencedora na primeira etapa. Embora tenha, desta feita, terminado a prova em 3º lugar – atrás de Camilla Kemp (1º) e Carina Duarte (2º) – a surfista de apenas 14 anos leva para casa o título de campeã Pro Junior 2014. Num excelente momento de forma, Teresa mostrou-se muito feliz com o resultado.

 

“Estou muito contente apesar desta prova não ter corrido como pretendia. Contudo, concretizei um dos meus objectivos estabelecidos para este ano. Este é o meu primeiro título nacional e espero que me abra boas perspectivas para o futuro. Parabéns à Camilla por ter vencido e também às restantes atletas que surfaram muito bem”, disse a surfista de Cascais.

 

Entre as senhoras, os resultados finais demontram que Carina Duarte ficou em 2º lugar do Circuito, Camilla Kemp em 3º e Constança Coutinho em 4º. O Circuito Nacional Pro Junior 2014, que conta com uma organizado pela Associação Nacional de Surfistas e pela Onda Pura.

 

Internacional de Skimboard

 

A praia de Santa Cruz recebeu ainda as dezenas de atletas que se inscreveram no Internacional de Skimboard. O dia de hoje viu serem realizadas as seguintes baterias: meias finais da categoria sub-14 (faltando apenas realizar-se a final); meias finais de sub-18 (faltando apenas realizar-se a final); os quartos de final da categoria Sénior (faltando apenas realizar-se as meias e final); round 1 da prova feminina, e round 1 do Open (masculino). A prova conta com as participações de atletas como Hugo Santos ou Sofia Lewis Lopes, várias vezes campeões nacionais, e ainda de skimmers internacionais como Maine Taylor (África do Sul), Xoxe Conde (Espanha), Marcos Casteluber (Brasil) ou Soraya Marques (Angola).

 

 

Amanhã, o Santa Cruz Ocean Spirit continua com o campeonato Internacional de Skimboard, e com o Circuito Nacional de Stand Up Paddle (SUP).

 

Hoje decorreram ainda algumas atividades na piscina do recinto, durante as Happy Hours, das 10h às 12h e das 16h às 18h, com aulas de kayaksurf, waveski e stand up paddle (SUP). Uma aula de Zumba animou ainda os visitantes do Santa Cruz Ocean Spirit.

 

De notar que a inauguração do Santa Cruz Ocean Spirit, na noite de sexta-feira, recebeu cerca de cinco mil pessoas, que vieram até à Aldeia Neptuno assistir ao concerto de Sensi. A noite encheu-se de sonoridades que foram do hip hop, ao reggae, soul, r&b e funk. O artista, que lançou no final do ano passado o álbum “Pequenos Crimes Entre Amigos” já colaborou com vários cantores de renome, como Rui Veloso, entre outros. Desta vez subiu ao palco, tendo como convidados NBC e Ruas. A noite terminou com a música do DJ Tiago Bandeiras, que levou o público ao rubro.

 

Hoje, é a noite Mega Hits, com os convidados FUNKYOU2, a partir das 1h30, antecedendo-se uma atuação dos Deepgroove a partir das 22h30, e de Mauro Barros, a partir das 24h. Amanhã à noite, a festa faz-se com Rodolfo Silva, a partir das 22h30. De notar ainda que, por motivos de saúde de um dos elementos a atuação de KARETUS teve de ser cancelada. Os artistas serão substituídos pelo DJ Nokin e MC Molin, com sonoridades de hip hop, drum'n'bass e turntablism.