20.07.2014

Skimboard e Stand Up Paddle animam domingo no Ocean Spirit

O segundo dia de Santa Cruz Ocean Spirit 2014 acolheu o Internacional de Skimboard e o Circuito Nacional de Stand Up Paddle (SUP). No skimboard, Sofia Lewis Lopes e Afonso Ruiz levaram para casa os primeiros lugares, enquanto no SUP foi Bruno Grandela o grande vencedor. O Santa Cruz Ocean Spirit é um festival de desportos de ondas que está a decorrer na praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras, até dia 27 de julho.

 

O Internacional de Skimboard recebeu cerca de 70 atletas oriundos de países como África do Sul, Angola, Espanha, França e Brasil, mas foram os portugueses a levar a melhor, levando para casa os primeiros lugares. A final masculina foi defrontada entre Afonso Ruiz, atual campeão nacional, Hugo Santos, 9 vezes campeão nacional, que ficou em 2º lugar, o jovem de Sesimbra Valentim Iznairskyy, que ficou em 3º e o local de Santa Cruz Henrique Fonseca.

 

Depois de saber o resultado, o grande vencedor estava muito contente, mas também surpreso. “Foi uma grande surpresa, trabalhei imenso e vim focado para ganhar, e foi ótimo ver isso recompensado. Estar com o Hugo [Santos] na final é uma honra. Ele é um excelente atleta, sou fã do skimming dele, desde que era pequeno sempre olhei com ele com admiração, e partilhar uma final com ele é muito especial”, diz o jovem que desde 2009 participa nesta prova em Santa Cruz.

 

José Costa, da organização do campeonato, fez um balanço positivo do evento: “Foram 70 inscritos, nas categorias Open masculino e feminino, sub-14, sub-18, sénior e master. Foi um número acima do que era previsto no open. Em termos de nacionalidades tivemos atletas sul africanos, angolanos, brasileiros, espanhóis, franceses e portugueses. De notar os atletas do Open que por terem ido à final, surpreenderam muito. O local Henrique Fonseca e o Valentim, de Sesimbra. O Afonso também, apesar de ser o atual campeão nacional também nunca tinha feito uma final cá em Santa Cruz.”

 

 

 

Entre as senhoras, a vitória do Spirit Skim Girls coube a Sofia Lewis Lopes. A bateria final foi defrontada entre a 5 vezes campeã nacional e ainda a atual campeã nacional Pipa Pinto (que ficou em 2º), Tânia Simões (3º) e a skimmer de 16 anos Sara Curado – filha do atleta que também participou no Open Lino Curado.

 

A prova feminina contou este ano com um prize money, obtido pelas próprias atletas. Sofia Lewis Lopes e Pipa Pinto foram à procura de apoios e encontraram-nos com a Resul que assim ajuda a manter viva uma modalidade que em Portugal conta com dezenas de atletas femininas.

 

“É super complicado obter apoios, ainda para mais neste momento de crise. Temos empresas que querem apostar em nós, mas as vezes é muito difícil porque ninguém conhece o skimming e ainda mais o feminino. Apresentámos o nosso projeto, que é muito ambicioso, à Resul. Queremos que todos os atletas internacionais queiram muito estar aqui todos os anos em Santa Cruz. Tentamos ser as pioneiras do skimboard feminino na Europa, para alcançar as mesmas condições que os EUA e não estamos muito longe. Em Espanha há skimboard feminino mas não é ao nível do nosso nem em número de atletas. Contamos com 30 atletas na totalidade no país. Somos o porto da Europa em termos de skimboard feminino e masculino, claro”, diz Sofia Lewis Lopes, que pratica skimming há 10 anos, desde os 14 anos.

 

Na categoria sub-14 a vitória foi para Francisco Vitoriano, na sub-18 para Vasco Jordão, nos senior para o francês Philemon Sauvorel e em master para Bruno Oliveira.

 

Também hoje decorreu o Circuito Nacional de Stand Up Paddle (SUP). Bruno Grandela levou o 1º lugar para casa. O surfista de Peniche, que ultimamente se tem dedicado mais ao longboard, venceu numa final disputada contra Diogo Queimada (2º), Rui Saraiva (3º) e Rui Fialho (4º). “Foi uma prova tranquila, nem era para vir porque tinha de trabalhar. Tenho apostado mais no longboard e no surf, mas foi bom, estavam boas ondas. Só é pena não terem aparecido os outros competidores que também têm bom nível. É importante dizer também que o Ocean foi o primeiro evento a apostar no SUP há uns anos, e por isso quero dar os meus parabéns à organização”, referiu Bruno Grandela.

 

Amanhã o dia está reservado ao arranque da  3ª etapa do Bodyboard Pro Tour, campeonato nacional da modalidade, que decorre nos dias 21 e 22 de julho. Atualmente, o primeiro classificado do ranking masculino é Hugo Pinheiro, mas o atual campeão nacional João Barciela já garantiu que se encontra na corrida pelo título. Esta é uma prova com a chancela da Associação Portuguesa de Bodyboard. O call está marcado para as 6h30 da manhã na praia de Santa Cruz.

 

Ainda amanhã, a partir das 9h da manhã, podem arrancar a Taça do Mundo de waveski (World Waveski Surfing Cup by M Waveski) que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, e que conta com a organização do World Waveski Surfing Associated e da Federaçãi Portuguesa de Canoagem e o Campeonato Europeu de Kayaksurf (European Kayaksurf Championships by Mega), uma prova europeia da modalidade.

 

Depois de, na primeira noite, o Santa Cruz Ocean Spirit ter recebido cerca de 5000 pessoas, este sábado a Aldeia Neptuno preparou-se a rigor para a noite Mega Hits e acolheu 8500 visitantes, que assistiram ao espetáculo protagonizado pelos FUNKYOU2, a partir das 1h30, antecedendo-se uma atuação dos Deepgroove a partir das 22h30, e de Mauro Barros, a partir das 24h. 

 

Hoje à noite, a festa faz-se com Rodolfo Silva, a partir das 22h30. De notar ainda que, por motivos de saúde de um dos elementos a atuação de KARETUS teve de ser cancelada. Os artistas serão substituídos pelo DJ Nokin e MC Molin, com sonoridades de hip hop, drum'n'bass e turntablism.

 

Amanhã a noite é de arromba com a presença de Mastiksoul, um dos produtores de dança portugueses mais internacionais, e que conta já com vários prémios e colaborações onde se incluem nomes como Bob Sinclair ou Buraka Som Sistema. De notar ainda a passagem de João Reis pelo palco Sunset, às 18h30, e pelo palco principal a partir das 22h30.