22.07.2014

Manuel Centeno e Marta Fernandes vencem etapa do Bodyboard Pro Tour

Manuel Centeno e Marta Fernandes foram os grandes vencedores do Bodyboard Pro Tour, prova que chegou hoje ao fim durante o Santa Cruz Ocean Spirit 2014, que está a decorrer na Praia do Centro em Santa Cruz, Torres Vedras. Ao mesmo tempo que decorriam os heats finais do circuito nacional de bodyboard, avançavam também a competição europeia de kayaksurf e a prova mundial de waveski, lado a lado com os atletas nacionais de bodyboard.

 

Apesar da pouca quantidade de ondas, os atletas não desistiram e mostraram as suas melhores manobras, tendo o bodyboarder do Porto Manuel Centeno defrontado o atleta da Costa da Caparica Hugo Pinheiro na final, e levado a melhor. “Foi uma boa etapa. No início esperávamos que as boas ondas se mantivessem, mas no dia em que começou o mar caiu um bocado. Ainda assim, o pessoal estava com espírito. As ondas ficaram difíceis e a organizaçao teve uma boa decisão de mudar o pico. De um modo geral foi  muito difícil fazer boas ondas, mas foi um campeonato muito competitivo e com toda a gente a querer surfar bem e fazer bons resultados”, diz o vencedor da etapa e 7 vezes campeão nacional.

 

Quando a contas, depois deste resultado, Manuel Centeno reforça a sua posição no ranking nacional, ficando mais próximo do título. “É sempre um objetivo pessoal vencer o circuito, devo estar agora em 2º lugar, muito perto do [Hugo] Pinheiro. Foi importante eu ter ganho, porque se ele ganhasse ficava muito distanciado. Depois eu, Jofi [João Barciela] e o [Nicolas] Rosner estávamos todos muito próximos. Eu e o Pinheiro se calhar ganhamos um pouco de vantagem com esta etapa. Mas de qualquer forma, correndo bem ou mal, devemos encarar os próximos campeonatos da mesma maneira, motivados, em forma, e fazer com que corra o melhor possível”, conclui o atleta que também traz no curriculum 5 vitórias em campeonatos europeus, e uma vitória no World Surfing Games.

 

Em 3º lugar naquela que foi a 3ª etapa do circuito nacional de bodyboard, ficaram Nicolas Rosner, da Praia Grande e Daniel Fonseca, de Peniche.

 

Quanto à prova feminina, realizou-se aqui em Santa Cruz a 4ª etapa do Bodyboard Pro Tour (já que as atletas contaram com uma etapa extra face aos atletas masculinos, no mês passado, no Guincho). Marta Fernandes que já tinha vencido esta mesma etapa aqui no ano passado fez a dobradinha, vencendo a atleta da Costa da Caparica Marta Leitão na final.

 

“Foi muito bom, muito positivo, este evento é diferente por toda a envolvência e todos os tipos de desportos que temos aqui. Mais uma vez o bodyboard esteve presente, o que é muito bom. Quanto à minha performance, foi ótima, por isso estou muito feliz. Porque principalmente, na última etapa, não me tinha corrido assim tão bem, e agora tenho mais motivação e penso que continuo a lutar pelo título”, admite a  bodyboarder de Carcavelos. Os terceiros lugares desta prova couberam à 7 vezes campeã nacional Catarina Sousa, de Carcavelos e Ana Adão, da Figueira da Foz.

 

De notar que quem também subiu ao pódio com um primeiro lugar foi o atleta da Praia Grande, Nicolas Rosner, que venceu).

 

Waveski e Kayaksurf: Já há finais, mas vencedores ainda não são conhecidos

 

Quanto ao kayaksurf e waveski, o check-in fez-se às 9h, começando meia hora depois. Os primeiros atletas a entrar na água foram os da Taça do Mundo de waveski (World Waveski Surfing Cup by M Waveski). O dia arrancou com 4 heats do Open, seguindo-se as meias finais Cadetes, a final Junior, Newage, Masters e Femininos. E depois, as meias finais e final de Cadetes.

 

De seguida, foi a vez dos atletas do Campeonato Europeu de Kayaksurf (European Kayaksurf Championships by Mega) entrarem na água. A prova arrancou com os primeiros 4 heats do Open IC, e continua com as meias de Junior HP, e as finais feminina HP, Junior IC e Junior HP. Nenhum dos vencedores é conhecido hoje, sendo que a entrega de prémios só acontece na próxima sexta-feira, último dia de prova. Amanhã, o check-in está marcado para as 9h.

 

 

 

Taça de Portugal de Surfing Montepio arranca amanhã

 

De notar ainda que amanhã arranca a Taça de Portugal de Surfing Montepio, uma prova que reúne as modalidades de surf, bodyboard e longboard. Os heats já foram divulgados pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), e entre os 193 inscritos de 13 clubes, estão atletas como Ivo Cação, Robertson Gonçalves, Dane Hall, Alexandre Grilo ou John Junior no surf, Manuel Centeno, João Barciela ou António Cardoso no Bodyboard, e José Lafuente, Gustavo Froufe, Manuel Dantas ou Martim Magalhães no Longboard.

 

Tanto surf como bodyboard contam com várias categorias em prova, e são elas: Cadetes, Junior, Junior Feminino, Juvenil, Senior e Senior Feminino. De acordo com a FPS, esta é “uma das maiores participações” de atletas até agora. O check-in está marcado para 08h e o início da prova está previsto para as 08h30.

 

Ontem a noite foi de arromba com a presença de Mastiksoul, um dos produtores de dança portugueses mais internacionais, e que conta já com vários prémios e colaborações onde se incluem nomes como Bob Sinclair ou Buraka Som Sistema. No total, passaram cerca de 7000 pessoas pelo recinto do festival. De notar ainda a atuação de João Reis no palco Sunset, às 18h30, e no palco principal a partir das 22h30.

 

Hoje, o Santa Cruz Ocean Spirit recebe o conceituado e premiado DJ Ride a partir das 24h. O “warm up” é com Guilhas, a partir das 22h30, e depois de Ride, cabe ao DJ Pedro Cruz dar música aos resistentes, a partir das 01h30. Quanto a Ride, dispensa apresentações. É campeão do mundo de scratch. É detentor de seis títulos de campeão a nível nacional.

 

Amanhã, o Santa Cruz Ocean Spirit 2014 reserva a todos os visitantes uma noite de hip hop, com dois convidados que fazem parte do grupo do norte Mind da Gap. São eles Slimcutz & Ace. É mais uma noite em grande com o DJ SlimCutz que já recebeu o cinturão negro do Djing. Depois de se sagrar duas vezes campeão do DMC PT na categoria individual, entrou recentemente nas competições na categoria de equipas, com o seu grupo “The Bigger Banger Theory”. E também se tornou campeão nessa classe. A abertura da noite faz-se com Killa Sound, a partir das 22h30. E a fechar chega o DJ Da_Key a.k.a. K_Antunes.

 

 

O Santa Cruz Ocean Spirit 2014 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal do Montepio e Novo Dia Cafés. A rádio oficial é a Mega Hits. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Brugal, Super Bock, Mercedes-Benz/Smart (Tec-Atlântica), Água do Vimeiro e West Voice. Como apoio à divulgação o evento conta com a Grafivedras, Kayaksurf.net, Mais Superior, Revista Outdoor, Portal Aventura, That’s It e Effect. A Psysioclem e o Oeste – Portugal também apoiam a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.