23.07.2014

Taça de Portugal de Surfing Montepio já rola em Santa Cruz

O arranque da Taça de Portugal de Surfing Montepio, uma prova que reúne as modalidades de surf, bodyboard e longboard, marcou o dia de hoje no Santa Cruz Ocean Spirit, que decorre até domingo na Praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras. A prova conta com 193 inscritos de 13 clubes, de acordo com a Federação Portuguesa de Surf (FPS). Entre os participantes estão atletas como Ivo Cação, Robertson Gonçalves, Dane Hall, Alexandre Grilo ou John Junior no surf, Manuel Centeno, João Barciela ou António Cardoso no Bodyboard, e José Lafuente, Gustavo Froufe ou Manuel Dantas no Longboard. Os clubes representados são de todo o país e estão entre eles, por exemplo, a Associação Onda do Norte (AON), o CRC Quinta dos Lombos, o Peniche Surf Clube (PPSC), entre outros.

 

A Taça de Portugal of Surfing Montepio é uma prova de competição coletiva disputada pela primeira vez em 1994, e considerada atualmente a mais importante do calendário nacional por muitos atletas, técnicos e dirigentes, revela a FPS. “Esta prova tem vindo a ser adaptada ao longo dos anos aos modelos utilizados nos campeonatos mundiais – WSG (World Surfing Games), e nos campeonatos Europeus – EuroSurf e EuroJunior, por forma a preparar os atletas nacionais aos modelos usados em competições internacionais. Sendo a maior prova maior a nível nacional, é também aquela que mais projecção consegue, aproveitando a Federação Portuguesa de Surf, de acordo com os seus estatutos, para promover as diversas modalidades que representa. É a prova onde muitos dos grandes nomes do Surf, Bodyboard, Longboard competiram, sendo a conquista da taça por atletas individuais ou clubes um troféu do maior prestígio”, acrescenta a FPS, avançando que nesta prova, em Santa Cruz, se regista “uma das maiores participações” de atletas até agora.

 

A prova arrancou hoje por volta as 8h30 com a competição de bodyboard, ficando já hoje conhecidos alguns dos vencedores. Na categorias Junior foi Miguel Adão (Associação de Bodyboard Foz do Mondego - ABFM) a levar a melhor, nos Cadetes foi Pedro Machado (Associação Onda do Norte - AON), nos Juvenis, Miguel Ferreira (Aqua Carca), no Junior Feminino, Madalena Guerra (Aqua Carca) e no Senior Feminino, Teresa Almeida (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré - CDAN).

 

Amanhã, o check-in está marcado para as 8h30, arrancando a competição meia hora depois. Os primeiros a entrar na água serão os atletas da categoria surf Open, com 6 heats do round 1. Segue-se bodyboard Senior (7 heats da ronda inaugural), surf Junior (6 heats da ronda inaugural) e surf Cadetes (6 heats). De seguida, entram na água as rondas 2 de bodyboard Senior (4 heats), surf Open (4 heats) e surf Junior (4 heats).

 

Grupo de jovens da Irlanda do Norte testam ondas portuguesas

 

Quanto ao kayaksurf e waveski, os primeiros atletas a entrar na água hoje foram os do Campeonato Europeu de Kayaksurf (European Kayaksurf Championships by Mega), com a realização dos oitavos de final de Open HP. Nesta prova participam no total 33 atletas de países como Irlanda do Norte, República da Irlanda, Inglaterra, Espanha, França e Portugal.

 

De seguida recomeçou a Taça do Mundo de waveski (World Waveski Surfing Cup by M Waveski) e ambas as modalidades foram alternando na água da Praia do Centro, em Santa Cruz. Nesta última, a organização recebeu 23 atletas, oriundos de Portugal, Espanha, França, Irlanda, Irlanda do Norte, Austrália e Brasil.

 

Entre ontem e hoje já se realizaram sete finais, nas categorias de waveski Junior, New Age, Masters, Ladies e Cadetes e no Kayaksurf Ladies e Junior. Contudo os grandes vencedores serão conhecidos apenas na sexta-feira. Amanhã o check-in está marcado para as 9h. 

 

Entre os participantes contam-se vários jovens que vêm da Irlanda do Norte que viajaram para Portugal no âmbito de uma viagem organizada pela Canoe Association of Northern Ireland (CANI).  “Nós, no Junior Surf Development Squad na Irlanda do Norte, estamos a apostar no desporto jovem e trouxemos 10 desses atletas cá a Portugal. Eles estão todos em diferentes níveis. Alguns estão só a testar um ambiente diferente, com ondas diferentes. Não estão à espera de ganhar mas é espetacular fazerem parte disto, e entrar na água com os melhores atletas do mundo”, conta Angela Mylroi. 

 

“Alguns juniores estiveram muito bem mesmo”, continua. “Chegaram mesmo às finais junior HP e IC. A Meabh Lynch por exemplo, também entrou na categoria Ladies. Tem 15 anos. E essa participação foi muito excitante e deu-lhe muita confiança também. Temos ainda a junior em waveski, Sofia Lazarescu que tem 11 anos e entrou na água com a veterana de 56 anos Jackie Dillon [presidente da World Waveski Surfing Association]. Estava lá sentada nas ondas, não estava assustada, adorou estar lá, e foi uma grande inspiração”, avança.

As crianças vieram ainda acompanhadas pelos pais, que assim aproveitam para conhecer o país e ao mesmo tempo competir. “Os pais assim vêem o que precisam de fazer, e como é importante para as crianças este compromisso para com o desporto. Tem sido uma experiência fantástica”, conclui Angela Mylroi.

 

“Surf Salva” visita Santa Cruz Ocean Spirit

 

Amanhã, a Praia de Santa Cruz acolhe ainda o “Surf Salva”, um projeto de ações de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas, resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. Esta é uma ação que tem percorrido o país e que amanhã chega ao Ocean Spirit.

 

O objetivo deste projeto é reduzir o número de afogamentos e ensinar os surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas, assegurando em conjunto praias mais seguras.

 

Noite: A noite continua hoje com hip hop

 

Ontem, o Santa Cruz Ocean Spirit recebeu 6000 pessoas para acolher o conceituado e premiado DJ Ride. O “warm up” foi com Guilhas, a partir das 22h30, e depois de Ride, coube ao DJ Pedro Cruz dar música aos resistentes, a partir das 01h30. Hoje, o Santa Cruz Ocean Spirit 2014 reserva a todos os visitantes uma noite de hip hop, com dois convidados que fazem parte do grupo do norte Mind da Gap. São eles Slimcutz & Ace. É mais uma noite em grande com o DJ SlimCutz que já recebeu o cinturão negro do Djing. Depois de se sagrar duas vezes campeão do DMC PT na categoria individual, entrou recentemente nas competições na categoria de equipas, com o seu grupo “The Bigger Banger Theory”. E também se tornou campeão nessa classe. A abertura da noite faz-se com Killa Sound, a partir das 22h30. E a fechar chega o DJ Da_Key a.k.a. K_Antunes.

 

Amanhã é a vez de recebermos um convidado internacional. Mishka sobe ao palco a partir das 24h e traz-nos as sonoridades reggae que tão bem condizem com a praia e o palco onde se celebra este concerto. Nasceu nas ilhas Bermudas, mas cresceu nas Caraíbas. A vida de Mishka parece ser de sonho, e para o palco leva com ele as raízes e cultura em que cresceu, com todo o seu reggae, baladas acústicas, músicas que tanto apelam ao amor, como à justiça ou igualdade de direitos. Reggae puro e duro. Antes de Mishka é Kid Selecta que nos dá música a partir das 22h30. Às 01h30 sobe ao palco João Dinis.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit 2014 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal do Montepio e Novo Dia Cafés. A rádio oficial é a Mega Hits. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Brugal, Super Bock, Mercedes-Benz/Smart (Tec-Atlântica), Água do Vimeiro e West Voice. Como apoio à divulgação o evento conta com a Grafivedras, Kayaksurf.net, Mais Superior, Revista Outdoor, Portal Aventura, That’s It e Effect. A Psysioclem e o Oeste – Portugal também apoiam a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.