24.07.2014

Kayaksurf e waveski: Amanhã serão conhecidos os vencedores

O dia de hoje no Santa Cruz Ocean Spirit 2014, a decorrer na Praia do Centro, Santa Cruz, Torres Vedras até ao próximo domingo, ficou marcado pela continuação da competição da Taça de Portugal de Surfing Montepio, da Taça do Mundo de Waveski e Campeonato Europeu de Kayaksurf, faltando apenas os heats finais nestas duas últimas provas que terminam amanhã.

 

Na prova nacional – a Taça de Portugal de Surfing Montepio - o dia começou com a ronda inaugural do surf Open, seguindo-se também os primeiros rounds do bodyboard Senior, surf junior e surf cadetes. Depois de almoço foi a vez do bodyboard Senior ver realizada a sua segunda ronda, bem como a segunda fase do surf Open e surf Junior. De recordar que a prova conta com 193 inscritos de 13 clubes. Amanhã, o check-in está marcado para as 9h30. A prova arranca assim com o round 3 do bodyboard Senior, seguindo-se o surf Junior, Juvenil e final de bodyboard Senior. Amanhã ainda há tempo para se realizarem os heats da ronda inaugural de surf Feminino Junior e Sénior. De notar que no bodyboard Senior, cuja final acontece já amanhã, estão apurados para as meias finais Manuel Centeno (AON), João Imaginário (Aqua Carca), Silvano Lourenço (PPSC), Zsolt Lorincz (CRCQL), João Barciela (CRCQL), Nuno Azevedo (AON), Pedro Silva Neto (CDAN) e Rodrigo Carrajola (CSC). No surf Senior os apurados para as meias finais são John Junior (SCP), Alexandre Grilo (ESC), Danel Hall (PPSC), João Félix (SCP), Pedro Henriques (CRCQL), Pedro Monteiro (CRCQL),  Dionísio Rosário (PPC) e João Cardoso (SCP).

 

Quanto ao kayaksurf e waveski, os primeiros atletas a entrar na água hoje foram os do Campeonato Europeu de Kayaksurf (European Kayaksurf Championships by Mega), com a realização baterias do Open HP. Nesta prova participam no total 33 atletas de países como Irlanda do Norte, República da Irlanda, Inglaterra, Espanha, França e Portugal. De seguida recomeçou a Taça do Mundo de waveski (World Waveski Surfing Cup by M Waveski). Nesta última, a organização recebeu 23 atletas, oriundos de Portugal, Espanha, França, Irlanda, Irlanda do Norte, Austrália e Brasil. Hoje ainda, houve tempo para mais alguns heats do Campeonato Europeu de Kayaksurf, com a realização também dos quartos de final. O dia foi mais curto para estes atletas, cujas provas terminaram por volta das 14h. O check-in, amanhã, está marcado para as 9h. 

 

“Surf Salva” visita Santa Cruz Ocean Spirit

 

Hoje, a Praia de Santa Cruz recebeu ainda o “Surf Salva”, um projeto de ações de formação para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas, resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. Esta é uma ação que tem percorrido o país e que hoje chegou ao Ocean Spirit. O objetivo deste projeto é reduzir o número de afogamentos e ensinar os surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas, assegurando em conjunto praias mais seguras. “Esta ação tem excedido as nossas expectativas. A grande revelação tem sido o empenho dos surfistas na formação, ficam entusiasmadas e contentes com a informação que é ministrada”, explica o sargento Armando Sérgio Lagarto Abelho, do ISN.

 

Aqui, em Santa Cruz, como tem aliás decorrido noutras praias do País por onde esta ação já passou, tudo começou com a vertente teórica. “Inicialmente fizemos uma ação de formação teórica em que explicámos aos surfistas como atuar em termos de suporte básico de vida, em situações de afogamento ou náufragos em pânico, cansados. Aqui naturalmente o mais complicado é o banhista que esteja em situação de afogamento, e ensinámos as técnicas para reverter essa situação”, começa por dizer o responsável.

 

Depois da parte teórica os surfistas foram para dentro da piscina do recinto onde – depois de uma demonstração de técnicas para resgatar os banhistas para terra com as pranchas seja de surf ou bodyboard – simularam finalmente os afogamentos e situações de resgates. “Aqui tiveram esta  vantagem de ter a piscina. Deve ser um caso único na nossa campanha, pois a parte prática tem sido sempre no mar. O privilégio de ser na pisicna fez com que todos os formandos apresentassem um comportamento acima do nível”, conclui.

 

Noite: Mishka sobe ao palco do Ocean Spirit

 

Ontem, o Santa Cruz Ocean Spirit 2014 reservou a todos os visitantes uma noite de hip hop, com dois convidados que fazem parte do grupo do norte Mind da Gap: Slimcutz & Ace. Foi mais uma noite em grande com o DJ SlimCutz que já recebeu o cinturão negro do Djing. Depois de se sagrar duas vezes campeão do DMC PT na categoria individual, entrou recentemente nas competições na categoria de equipas, com o seu grupo “The Bigger Banger Theory”. E também se tornou campeão nessa classe. A abertura da noite fez-se com Killa Sound, a partir das 22h30. E a fechar chegou o DJ Da_Key a.k.a. K_Antunes.

 

Hoje é a vez de recebermos um convidado internacional. Mishka sobe ao palco a partir das 24h e traz-nos as sonoridades reggae que tão bem condizem com a praia e o palco onde se celebra este concerto. Nasceu nas ilhas Bermudas, mas cresceu nas Caraíbas. A vida de Mishka parece ser de sonho, e para o palco leva com ele as raízes e cultura em que cresceu, com todo o seu reggae, baladas acústicas, músicas que tanto apelam ao amor, como à justiça ou igualdade de direitos. Reggae puro e duro. Antes de Mishka é Kid Selecta que nos dá música a partir das 22h30. Às 01h30 sobe ao palco João Dinis juntamente com o MC Angelo B que acompanha Gabriel, o Pensador e Marcelinho da Lua. Na sexta-feira, 25 de julho, chega a noite by My Destiny, o projecto eco-social de surf e viagens. A festa começa às 22h30 com Lado B e segue com Hello Atlantic às 24h. A fechar temos Norton, que nos leva da pop à música alternativa, a partir das 01h30. E está quase a chegar mais um fim de semana. Sábado, 26 de julho, os AIMATYOU abrem o palco principal a partir das 22h30. Mas, o cabeça de cartaz desta noite é NBC. O músico de Torres Vedras traz ao palco do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, hip-hop nacional, e temas como "Nbicioso", "Homem", ou "Maturidade". DJ Guga é o convidado que se segue, a partir das 01h30.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit 2014 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal do Montepio e Novo Dia Cafés. A rádio oficial é a Mega Hits. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Brugal, Super Bock, Mercedes-Benz/Smart (Tec-Atlântica), Água do Vimeiro e West Voice. Como apoio à divulgação o evento conta com a Grafivedras, Kayaksurf.net, Mais Superior, Revista Outdoor, Portal Aventura, That’s It e Effect. A Psysioclem e o Oeste – Portugal também apoiam a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.