25.07.2014

Kayaksurf e Waveski premeiam os melhores em competição

Chegaram hoje ao fim a Taça do Mundo de Waveski (World Waveski Surfing Cup by M Waveski) e o Campeonato Europeu de Kayaksurf (European Kayaksurf Championships by Mega), provas que decorreram durante o Santa Cruz Ocean Spirit 2014, na Praia do Centro, Santa Cruz, Torres Vedras.

 

Quanto à Taça do Mundo de Waveski, os vencedores foram: Marty McCann (Masters), Adam Harvey (New Age), Maxime Gaborit (Juniores), Gil Melo (Cadetes), Jackie Dillon (Feminino), Maxime Gaborit (Open). A melhor onda coube também ao francês que fez 7,50 pontos (em 10 possíveis), que assim venceu o Best Wave Trophy by Kayaksurf.net.

 

Já no Campeonato Europeu de Kayaksurf, a vencedora da categoria feminina foi a jovem da Irlanda do Norte de apenas 15 anos Meabh Lynch. Os restantes premiados foram: Gorka Martin (Junior IC), Odei Etxeberria (Junior HP), Chris Hobson (Open HP) e Edu Etxeberria (Open IC). “Para mim vir a Portugal é ganhar sempre. Vimos muitas vezes desde 2008 e sempre que vimos, ganhamos, por isso é sempre um prazer vir cá. Depois a competição é sempre complicado, as condicões variam muito. Mas ganhar é sempre bom, é um complemento à viagem!”, diz Edu Etxeberria.

 

A melhor onda desta competição coube ao atleta da Irlanda do Norte que também tinha vencido a categoria Open HP: 8,75 pontos (em 10 possíveis). “Estou muito feliz, é sempre um prazer voltar e ganhar, ainda por cima dois anos de seguida. E vencer o primeiro Campeonato Europeu foi um bónus. O ambiente aqui é magnífico, há boa musica de noite, e bom ambiente de dia. É ótimo para passar aqui um fim de semana na praia e relaxar. Mas hoje a noite vai ser de festa, para celebrar”, reagiu Chris Hobson.

 

Mas o kayaksurf e waveski ainda não se esgotaram durante o Santa Cruz Ocean Spirit 2014. Amanhã, arranca a 3ª etapa do Circuito Magicam 2014. Depois de já ter passado por Peniche e Vila Nova de Gaia, o campeonato visita agora Santa Cruz para a penúltima etapa da prova. A última está marcada para a Figueira da Foz, a 27 e 28 de setembro. Atualmente nos primeiros lugares do ranking estão André Pinto (kayaksurf HP) e Diogo Melo (waveski).

 

Bodyboard Senior já tem vencedor

 

Na Taça de Portugal de Surfing Montepio, foi hoje conhecido o vencedor do bodyboard Senior: Nuno Azevedo (AON). Em 2º lugar ficou Manuel Centeno (AON), em 3º Pedro Silva Neto (CDAN) e em 4º Zsolt Lorincz (CRC Quinta dos Lombos).

 

Durante o dia de hoje, decorreram ainda o round 2 de surf Junior e as rondas inaugurais de surf Juvenil, Feminino Junior e Feminino Senior. Amanhã, o check-in está marcado para as 9h30 e o dia arranca com o round 3 do surf Senior e do surf Junior, seguindo-se a ronda inaugural do Longboard. A partir da hora de almoço, é a vez da 2ª fase de surf Cadetes, surf Juvenil, surf Feminino Senior, Junior e Longboard de novo. Amanhã não serão conhecidos nenhuns vencedores.

 

“Happy Hours” têm sido um sucesso

 

Mais uma vez este ano, todos os dias das 10h às 12h e das 16h às 18h , o evento abençooado por Neptuno, acolhe as famosas “happy hours”, onde, na piscina do recinto, os visitantes podem experimentar aulas de kayaksurf e stand up paddle (SUP).

 

“Em cada 'happy hour' temos cerca de 30 a 40 pessoas. Há uma maior procura de crianças dos 6 aos 12 anos, mas há uns mais velhos, com 16”, conta João Vaz da Naturexperience, a primeira e única escola de kayaksurf do país. “Durante o verão, estamos no Bar da Praia em Peniche, e temos a escola aberta todos os dias. No inverno, estamos mais no escritório, saímos com marcação”, acrescenta o fundador e instrutor na escola que está pela primeira vez no Santa Cruz Ocean Spirit. “A empresa fez agora um ano, nunca tínhamos estado aqui. Está a ser espectacular. É um meio de comunicação muito bom para divulgar a nossa empresa. Já temos pessoas interessadas em comprar packs e temos notado mais visitas e likes no nosso Facebook”, conclui.

 

Ali, na piscina, lado a lado com as aulas de kayaksurf decorrem ainda aulas de stand up paddle (SUP), a cargo da South Adventures, uma escola sediada na Praia do Tamariz, no Estoril. “Tem corrido bem, tal como no ano passado, que foi o primeiro ano em que cá estivemos. Temos tido alunos de todas as idades mas mais miúdos com as escolas e ATL. Temos sentido algum retorno, mas não muito, porque são desportos caros, e infelizmente não são para toda a gente.  Vamos tendo alguma procura mas no SUP sim, está a crescer”, diz Ricardo Taveira da South Adventures.

 

Em redor da piscina, estão montados diversos espaços comerciais ligados aos desportos de mar, como por exemplo, escolas de surf e das restantes modalidades, lojas, espaços de restauração, ateliês para crianças, que realizam atividades pedagógicas, e ainda um espaço com um fisioterapeuta, ao dispor dos atletas. “As principais queixas têm sido dores no ombro e na coluna lombar”; conta Luís Ramos, da Phisioclem. “Os atletas do kayaksurf têm aparecido mais por aqui, mas varia. No dia de chegada dos bodyboarders também tivemos muitos atletas. Aí queixavam-se mais das lombares, porque o movimento é sempre o mesmo e a zona da lombar é mais afetada”, diz.

 

Hoje comemora-se a noite My Destiny

 

Ontem, foi a vez de Kid Selecta e Mishka subirem ao palco a partir das 24h trazendo sonoridades reggae. Às 01h30 foi a vez de João Dinis juntamente com o MC Angelo B que acompanha Gabriel, o Pensador e Marcelinho da Lua fazer a festa. Hoje, chega a noite by My Destiny, o projecto eco-social de surf e viagens. A festa começa às 22h30 com Lado B e segue com Hello Atlantic às 24h. A fechar temos Norton, que nos leva da pop à música alternativa, a partir das 01h30.

 

E está quase a chegar mais um fim de semana. Sábado, 26 de julho, os AIMATYOU abrem o palco principal a partir das 22h30. Mas, o cabeça de cartaz desta noite é NBC. O músico de Torres Vedras traz ao palco do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, hip-hop nacional, e temas como "Nbicioso", "Homem", ou "Maturidade". DJ Guga é o convidado que se segue, a partir das 01h30.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit 2014 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal do Montepio e Novo Dia Cafés. A rádio oficial é a Mega Hits. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Brugal, Super Bock, Mercedes-Benz/Smart (Tec-Atlântica), Água do Vimeiro e West Voice. Como apoio à divulgação o evento conta com a Grafivedras, Kayaksurf.net, Mais Superior, Revista Outdoor, Portal Aventura, That’s It e Effect. A Psysioclem e o Oeste – Portugal também apoiam a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.