26.07.2014

Amanhã é o dia de todas as decisões

No penúltimo dia do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, a decorrer na Praia do Centro, Santa Cruz, Torres Vedras, houve kayaksurf, waveski, surf e longboard. O nevoeiro do início da manhã fez com que o início da 3ª etapa do Circuito Magicam 2014 fosse adiado tendo arrancado por volta das 12h. Depois de já ter passado por Peniche e Vila Nova de Gaia, o campeonato visita agora Santa Cruz para a penúltima etapa da prova. A última está marcada para a Figueira da Foz, a 27 e 28 de setembro. Atualmente nos primeiros lugares do ranking estão André Pinto (kayaksurf HP) e Diogo Melo (waveski).

 

Durante o dia de hoje decorreram os quartos de finais da categoria kayaksurf Sit on Top (SOT), seguindo-se também os quartos de final, mas desta feita de kayaksurf HP. O dia terminou com 3 heats de waveski, e ainda as meias finais de kayaksurf Sit On Top.

 

Entretanto, num palanque mais a norte, continuava a Taça de Portugal de Surfing Montepio. O fase de surf Cadetes, surf Juvenil, surf Feminino Senior, Junior e Longboard de novo.

Amanhã, o check-in está marcado para as 10h começando o dia com a final de surf Senior. Nesta bateria teremos em competição John Junior (SCP), Pedro Henrique (CRCQL), Dane Hall (PPSC) e João Cardoso (SCP).

Segue-se a final de surf Junior, surf Cadetes e longboard. NA primeira final, entram na água Martim Magalhães (CNPTM), João Dantas (SCP), Gonçalo Fragoso (CRCQL) e Ruben Vita (AON). Nos Cadetes, estã em prova Carlos Gouveia (CSP), João Moreira (CRCQL), Duarte Baltazar e Gaspar Teixeira (CSC). Em longboard, a final será disputada entre Ruben Silva (AON), Nuno Fazenda (CRCQL), Sebastião Emmert (PPSC) e Ivo Cação (ASFF). 

Para finalizar chega o surf Feminino Senior, Junior e o dia termina com a final de surf Juvenil. Na primeira categoria, das senhoras, teremos Ana Sarmento (ESC), Beatriz Almeida (PPSC), Leonor Fragoso (CRCQL) e Mireia Martinez (SCP). As mais novas em prova, na final, serão Alba Lloves (SCP), Mafalda Lopes (CSC), Catarina Beirão (CSP) e Inês Silva (CRCQL). Quanto aos jovens que fecham a Taça, são eles Lourenço Nunes (SCP), Afonso Antunes (CSC), André Melendez (ESC) e Salvador Couto (AON). A entrega dos prémios está marcada para as 15h.

Numa altura em que já são conhecidos todos os vencedores das categorias de bodyboard – mas ainda faltam realizar seis finais de surf e uma de longboard – é a equipa do CRC Quinta dos Lombos (CRCQL) que lidera o ranking com um total de 10.895 pontos. Em segundo lugar está a Associação Onda do Norte (AON) com 9.820 pontos e em terceiro o Surfing Clube de Portugal (SCP) com 9285 pontos. Tudo se decidirá amanhã!

Ateliês pedagógicos receberam centenas de crianças

Todos os dias do evento, junto à piscina, e lado a lado com as aulas de kayaksurf e stand up paddle (SUP), têm decorrido ateliês para crianças, que realizam atividades pedagógicas, principalmente sobre temas que versam o ambiente e a sustentabilidade dos oceanos. “Temos atividades para grupos. São jogos como o Aqua Ocean, A Ciência da Água e a Água Coordenada que é uma caça ao tesouro. Depois as crianças também participam nos concursos de desenho como o Postal Ilustrado da Água ou o Calendário da Água. Temos ainda um concurso de fotografia na água”, começa por explicar Ana Nunes do SMAS Torres Vedras.

 

Além destas atividades do SMAS, este espaço recebeu ainda visitas de projetos de outras entidades, como o Kit do Mar, um projeto que nasceu em 2008 de uma parceria entre a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) e a Agência Cascais Atlântico, que depois se estendeu à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Além desta entidade também as Águas do Oeste marcaram presença no espaço  durante dois dias, também com um jogo sobre o ciclo da água. No total, até agora, este espaço já acolheu 685 crianças, conta Conceição Sabido, do SMAS Torres Vedras. “Algumas crianças já demonstram saber muita coisa sobre a área do ciclo da água. O uso correcto da água... O tema da poluição dos oceanos é também já muito falado nas escola e por isso já lhes é familiar. Aqui temos principalmente crianças entre os 2/3 aos 12/14 anos”, conta ainda Conceição Sabido.

 

 

Artista da casa enche recinto: NBC sobe ao palco a oartir das 24h

 

Hoje à noite os AIMATYOU abrem o palco principal a partir das 22h30. Mas, o cabeça de cartaz desta noite é NBC. O músico de Torres Vedras traz ao palco do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, hip-hop nacional, e temas como "Nbicioso", "Homem", ou "Maturidade". DJ Guga é o convidado que se segue, a partir das 01h30.

 

Amanhã, última noite do Santa Cruz Ocean Spirit 2014, Saavedra sobe ao palco a partir das 22h30, e a festa fecha em grande com um músico que comemora este ano 10 anos de carreira. Freddy Locks, que fez parte de uma geração que fez história na cena punk-rock portuguesa, evoluiu naturalmente – como o próprio diz - para o reggae. E é a mistura dessas sonoridades que nos traz neste noite. Cabe depois ao DJ Cenoura terminar a festa daquela que é a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit 2014.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit 2014 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal do Montepio e Novo Dia Cafés. A rádio oficial é a Mega Hits. O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Brugal, Super Bock, Mercedes-Benz/Smart (Tec-Atlântica), Água do Vimeiro e West Voice. Como apoio à divulgação o evento conta com a Grafivedras, Kayaksurf.net, Mais Superior, Revista Outdoor, Portal Aventura, That’s It e Effect. A Psysioclem e o Oeste – Portugal também apoiam a 8ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit.