18.07.2015

Surf e skimming nas ondas de Santa Cruz

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue está ON. Depois de cerca de 9 mil pessoas terem recebido os Expensive Soul, na primeira noite do festival, na sexta-feira, o dia de hoje ficou marcado pelo arranque das competições nas ondas da Praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras.

O dia começou pelas 9h da manhã, com o "check-in" para os atletas inscritos no Campeonato Nacional Pro Júnior. A segunda etapa desta competição, que termina amanhã em Santa Cruz, é a última paragem do circuito que irá, assim, apurar o campeão nacional na categoria de Sub-20.

Neste primeiro dia de etapa realizaram-se oito heats referentes aos oitavos de final da categoria masculina. Os destaques do dia foram Tomás Fernandes e João Kopke, que fizeram as melhores ondas (ambas com 7,50 pontos em 10 possíveis). O surfista da Ericeira, de 19 anos, fez ainda o melhor score (14,65 pontos em 20 possíveis).

De notar que, na primeira etapa, em maio, no Porto, os vencedores foram Tomás Fernandes e Mariana Assis, estando assim em vantagem para esta segunda paragem do circuito. Nos homens, o segundo classificado foi o surfista de Peniche Guilherme Fonseca e o terceiro o cascalense Miguel Blanco. Contudo, o vice-campeão em 2013 e 2014 não marcou presença nesta etapa de Santa Cruz, pois esteve a competir fora de Portugal (onde alcançou o 5.º lugar no Pro Junior em Jeffrey's Bay, África do Sul). O quarto lugar da primeira etapa, no Porto, ficou reservado para Luís Perloiro. João Kopke, que se destacou neste primeiro dia em Santa Cruz, ficou em 5.º lugar na paragem do Porto.

As senhoras ainda não competiram hoje. Recorde-se que a primeira etapa decorreu com uma final composta por cinco surfistas. A grande vitória coube à atleta de Cascais, que se tem vindo a destacar esta temporada, Mariana Assis. Em segundo lugar ficou Mariana Garcia, em terceiro Camilla Kemp, em quarto Carol Henrique e em quinto Inês Bispo. A competição feminina ainda não arrancou, reservando-se para amanhã o dia de todas as decisões. Amanhã, o "check-in" está marcado para as 8h30  para que a prova arranque 15 minutos depois.

Neste primeiro dia, arrancou ainda o Internacional de Skimboard, um evento organizado pela Associação Sealand Santa Cruz, por Carlos Dias e José Costa e que reúne atletas oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, França e Estados Unidos. Durante o dia de hoje, os heats decorreram em dois palanques, sendo que a prova ainda está a decorrer. Para hoje está prevista a conclusão dos Trials, oitavos, quartos e meias finais da categoria Open; as meias finais da categoria Masters; os quartos e meias-finais sub-18 e as meias-finais sub-14. Os atletas em destaque nesta prova são Emanuel "Mega" Embaixador, Hugo Santos ou o francês Béryl Besseau.

Nas senhoras, arrancou ainda a terceira edição do Spirit Skim Girls, um evento que contou com 12 inscritas, oriundas de Portugal, Espanha, Polónia e Havai. Neste primeiro dia de prova decorreram os quartos e meias-finais da categoria Open Feminino. Para amanhã está marcada a bateria da final.

Amanhã, e no plano desportivo, continuam as provas do circuito Pro Junior, o Internacional de Skimboard e arranca, ainda, o Campeonato Nacional de SUP Wave, prova homologada e promovida pela Federação Portuguesa de Surf, que apura anualmente os campeões nacionais da modalidade na vertente de Ondas. 

Surf adaptado no areal de Santa Cruz

Esta edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue acolheu ainda, durante o dia de hoje, um evento de Surf Adaptado, entre as 10h e as 16h, na Praia da Física. O Surf é para todos e a SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado veio até Santa Cruz demonstrar que a sociedade pode ser inspirada através de exemplos de pessoas com deficiência que agora podem praticar surf. "Vamos estar aqui durante todo o dia. De manhã vamos receber 20 crianças da Santa Casa da Misericórdia, e pessoas com deficiência que souberam do evento através das redes sociais e quiseram vir experimentar o surf. E é isso que nós queremos, queremos que a prática do surf seja para todos", começa por dizer Nuno Vitorino, da SurfAddict. "Esta é a nossa quarta paragem, depois de já termos passado pelo Algarve, São Torpes e Vila do Conde. Depois de Santa Cruz seguimos para Cortegaça", diz ainda.

Quase 9 mil pessoas animam primeira noite

A primeira noite do festival recebeu cerca de 9 mil pessoas. Já lá vão quatro anos desde que os Expensive Soul estiveram no festival e regressaram ontem à noite num concerto Montepio, que contou com uma ação de ativação da marca, em que foram oferecidos ao público 7.500 "light sticks". A noite de ontem ficou ainda marcada pelas atuações de Gonçalo Lopes, a partir das 22h30, e de Tiago Bandeiras a fechar o palco Neptuno.

Para hoje, a festa passa das ondas para o Palco Blue, com a atuação de Marc Guim & Sury, a partir das 18h30. A segunda noite de festa, a partir das 22h30, acolhe o DJ Campina, seguindo-se, a partir da meia noite, os Mundo Secreto. "Néons & Lasers" é o novo disco da banda. A noite termina com Telmo Pereira no palco principal.