22.07.2015

Primeira onda de 10 pontos na Taça do Mundo de Waveski

Arrancou hoje o primeiro dia da Taça de Portugal de Surfing Montepio,  competição que decorre até dia 26 no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue, na praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf, o Surf e o Bodyboard e o Longboard.

Este primeiro dia de competição começou apenas com a modalidade de Bodyboard, tendo decorrido o round 1 e 2 da categoria Sénior (+ de 18 anos), o round 1 da categoria Júnior (até aos 18), o round 1 da categoria Cadetes (até aos 16), o round 1 da categoria Juvenis (até aos 14 anos). Um dos destaques do dia foi o jovem atleta Stephanos Kokorelis, do Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos de Carcavelos, que fez a nota mais alta do dia (9 pontos em 10 possíveis) durante o heat 5 do round 1 na categoria Junior. Neste mesmo heat, o atleta de 17 anos completou um score total de 15,25 pontos (em 20 possíveis). Também Nuno Azevedo, da Associação Onda do Norte, se destacou ao pontuar 8 pontos (em 10 possíveis) no heat 4 da 1.ª fase da categoria Open. De recordar que, no ano passado, foi o Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, de Carcavelos, que terminou a prova em primeiro lugar. Participam ainda nesta prova clubes como o Ericeira Surf Club, Surfing Clube Portugal, Península de Peniche Surf Clube, Caparica Surfing Clube, AquaCarca, Clube Naval Povoense ou Associação Onda do Norte. Para amanhã o “check-in” está marcado para as 8h30, sendo que a competição arranca com a categoria de Bodyboard Junior, seguindo-se a prova feminina.

Também nas modalidades de kayaksurf e waveski a competição começou cedo. Durante o dia de hoje continuou o European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, que decorre até dia 24, sexta-feira. Decorreram o round 1 e o round de repescagem da categoria IC Open; o round de repescagem da categoria HP Junior;  e os rounds de repescagem da categoria HP Open, o round 2 e ainda os quartos-de-final desta mesma categoria. Os grandes destaques do dia foram os bascos Edu Etxeberria, Odei Etxeberria e Oier Uruburu e ainda o português Alberto Miguel. A competição está a chegar às fases finais, sendo que amanhã será dia de meias-finais em algumas das categorias.

O World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, também continuou durante o dia de hoje, decorrendo as repescagens e round 2 do Open e ainda os quartos-de-final. Destaque para o vencedor da Taça do Mundo que decorreu em Santa Cruz em 2014, Maxime Gaborit, que hoje, durante o heat destes mesmos quartos-de-final do Open fez a primeira onda a ser pontuada com 10 pontos (um aéreo invertido) na prova, totalizando ainda um score de 19 pontos (em 20 possíveis) nesta bateria. “Foi perfeito, foi como se estivesse a surfar em casa, quando vi a onda, descolei logo. Gosto de Portugal, as ondas são boas, e esta é uma grande competição!  Espero ganhar!”, disse o atleta francês de 20 anos.

Enquanto decorrem as competições na água de Santa Cruz, na Aldeia Neptuno continuam a decorrer as atividades. O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue, para além de proporcionar uma grande variedade de desportos e música, disponibiliza também atividades de cariz ambiental através de uma tenda pedagógica que promove ações de sensibilização e educação ambiental com a temática dos Oceanos, junto dos mais pequenos.

Agir promete noite de festa em Santa Cruz   

Entretanto, ontem, os Terrakota foram a atração principal. Subiram ao palco depois do DJ Guilhas e antes dos Spinwhat???. Hoje, é a vez de Agir subir ao palco principal e levar-nos a sonoridades do Hip Hop, Trap, R&B ao Soul. O artista tem um novo disco “Leva-me a Sério” que vai apresentar neste concerto. Este é um jovem compositor e cantor, que está prestes a tornar-se um dos maiores produtores portugueses. Ainda hoje, o DJ Thomas sobe ao palco às 22h30 e Kiss Kiss Bang Bang a partir da 1h30.