23.07.2015

“Surf salva” na Aldeia Neptuno

Durante a manhã, e enquanto kayaksurf, waveski e bodyboard rolavam nas ondas da Praia do Centro, em Santa Cruz, o areal da Aldeia Neptuno recebia o “Surf Salva”, iniciativa que que resulta da parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. A iniciativa tem como objetivo dotar os praticantes de atividades náuticas, de conhecimentos que os capacitem a prestar auxílio, no âmbito do socorro a náufragos e assistência a banhistas. Através de ações de sensibilização e formação em salvamento e suporte básico de vida, pretende-se incutir em todos os participantes uma cultura de segurança ativa. De acordo com o Sargento Jorge Silva, do ISN, este ano tem havido “uma maior adesão dos surfistas”. “As pessoas perguntam, interessam-se e vão ao site saber e perguntar”, diz.

A 2.ª edição deste projeto, que arrancou no dia 30 de maio, em Carcavelos, pretende agora chegar a todos os veraneantes e não só aos surfistas. “No ano passado sentimos que as pessoas em geral, e não só os surfistas, também queriam participar. Como damos a parte do Suporte Básico de Vida, os banhistas mostravam-se interessados. Então, este ano, temos dentro do projeto 'Surf salva', uma vertente que é o 'Surf salva para todos'. De manhã fazemos uma ação virada para surfistas, e à tarde mais para a comunidade em geral”, explica o responsável.

“Este ano, começámos em Carcavelos. Inicialmente, estivemos na zona centro, na Costa da Caparica, Fonte da Telha, São Torpes, depois estivemos na Ericeira, e agora começámos a subir pela costa. Hoje estivemos aqui em Santa Cruz, e amanhã estaremos na praia da Barra, Aveiro. No fim-de-semana vamos para a Póvoa do Varzim e Vila do Conde. Na próxima semana estaremos nas praias da Costa Vicentina. E depois no Algarve”, enumera Jorge Silva. As formações têm uma componente teórica e prática e abrangem técnicas de salvamento e aplicação do Suporte Básico de Vida.

Também a participar no evento estava Albano Viana, nadador-salvador do ISN há 33 anos e surfista há 35.  “Eu comecei a fazer salvamentos como surfista primeiro e só depois fiz o curso de nadador-salvador. O que fez com que pudesse ajudar mais pessoas, ao exercer estas duas funções”, recorda. Neste dia, no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue, a iniciativa foi adaptada às crianças. “Aqui os surfistas querem ver as provas, o que é normal, e por isso adaptámos o projeto para as crianças participarem. Tivemos o Suporte Básico de Vida e depois atividades na piscina”, explica ainda Jorge Silva.