24.07.2015

Limpeza de praia no areal de Santa Cruz

Durante a manhã de hoje, no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue, mais de 60 pessoas, entre adultos e crianças, aderiram à iniciativa de limpeza de praia levada a cabo pela Surfrider Foundation Europe.

Richard O'Sullivan, representante da associação e responsável pela gestão da Surfrider Foundation Ericeira, explicou em que consistiu a iniciativa. "Esta foi a terceira limpeza de praia que realizámos no festival, tendo como objetivo sensibilizar os mais novos para o programa que a Surfrider está a desenvolver em 2015", disse,  referindo-se ao projeto de proteção dos oceanos, ondas e praias do mundo através da conservação, do ativismo, da investigação e da educação.

Hoje de manhã, foram 65 as pessoas que se juntaram à associação na limpeza da praia. Divididos em equipas, cada uma com uma cor, recolheram o lixo do areal da Praia do Centro, em Santa Cruz, e no final fizeram-se as contas. "Hoje recolhemos três baldes inteiros de beatas de cigarros, o que é nojento. As pessoas têm de colocar as beatas em locais apropriados. A areia não é um cinzeiro. Pode levar 500 anos até que a beata se decomponha. E mesmo quando isso acontece já entrou na cadeia alimentar dos peixes. Basta colocá-las num cinzeiro", alertou Richard.

De notar que no primeiro dia do evento, a Surfrider recolheu 30 sacos com plástico que estava espalhado pela praia. Hoje foram recolhidos sete, sendo a maior quantidade de lixo encontrado composto por beatas de cigarros.

"Os turistas mostram-se sempre mais interessados. O turismo tem crescido imenso em Portugal nos últimos 5 a 6 anos e o lixo nas praias não vai diminuir a não ser que façamos alguma coisa para o parar. Por isso é importante as crianças terem esta participação ativa", referiu ainda. Atualmente a organização já conta com quatro capítulos (pólos) em Portugal: nos Açores, Porto, Ericeira e Lisboa. "Estamos a crescer. Queremos unificar todos estes capítulos num só e procurar mais voluntários. São apenas 10 euros por ano para se juntarem a nós. Temos tentado chegar a surfistas e escolas de surf, para continuar a tentar limpar e preservar a costa", concluiu.