01.07.2016

Prova da World Surf League e concerto dos Inner Circle são os destaques de 2016

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley está a chegar. A décima edição do maior festival internacional de desportos de ondas, que decorre entre os dias 15 e 24 de julho, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, foi esta tarde apresentada em conferência de imprensa realizada no Noah Surf House, com a presença de vários elementos da organização.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou o forte investimento feito pela câmara municipal para a realização deste evento, com o objetivo de atrair mais e novos públicos para Santa Cruz e, dessa forma, criar retorno para a economia local e regional. No seu discurso, menção também ao facto de Torres Vedras e a sua costa ser, a nível ambiental, um território com muitas distinções nacionais e internacionais e por isso este ano o Ocean Spirit será um Eco Evento.

Já Francisco Spínola, representante em Portugal da World Surf League, realçou o impacto mediático que a prova de surf QS-1000, Santa Cruz Pro 2016, terá a nível internacional, contribuindo assim não só para a projeção da prova, como do território.

Passemos ao programa e comecemos pelo primeiro fim de semana. Serão dois dias reservados ao skimboard. O Internacional de Skimboard promete voltar a encher Santa Cruz entre os dias 16 e 17 de julho. Esta prova é já um clássico no Santa Cruz Ocean Spirit, atraindo sempre centenas de atletas de todo o mundo e ainda mais curiosos à praia Centro. A organização é da Associação Sealand Santa Cruz.

Ainda neste fim-de-semana e também nos dias 16 e 17 de julho, decorre o Open de Bodyboard de Santa Cruz. A prova está aberta aos praticantes da modalidade e tem um Prize Money de 3.000€, contando também com a organização da Associação Sealand Santa Cruz.

Já no domingo domingo, dia 17 de julho, realiza-se o Open Water Swim Race. Esta prova, que contará com cerca de 30 participantes convidados, procura fazer reviver uma antiga tradição da praia de Santa Cruz. Os participantes farão a travessia praia Centro – praia Formosa – praia Centro, introduzindo assim pela primeira vez no Ocean Spirit a modalidade de natação em águas abertas.

É também neste domingo, que aos atletas de skimboard se juntam outros atletas estrangeiros. Entre os dias 17 e 24 de julho, decorre o Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles. A modalidade está também de volta a Santa Cruz, trazendo consigo alguns dos melhores atletas internacionais. A organização é da World Waveski Surfing Association.

E este ano o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley recebe também uma prova da World Surf League (WSL), o Santa Cruz Pro. O evento QS1000 decorre entre os dias 20 e 24 de julho, na praia da Física, sendo que se trata da 31.ª etapa da Qualifying Series de 2016. Na prova vamos poder ver em ação excelentes surfistas, não só a nível nacional mas também internacional. Esta é também uma excelente oportunidade para os nossos jovens atletas mostrarem o que valem.

No segundo fim de semana do evento é tempo de receber mais uma modalidade: bodysurf. Santa Cruz acolhe, no dia 23 de julho, a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf. Depois de Carcavelos e Costa da Caparica é a vez do Ocean Spirit receber uma das etapas deste circuito, que segue depois para Vagos e Peniche. A organização é da Alfarroba Ideias e Eventos.

No dia 23 decorre ainda um evento de Surf Adaptado. A O Ocean Spirit associa-se à Associação de Surf Adaptado na tentativa de quebrar barreiras e de possibilitar a todos os que têm mobilidade reduzida a fruição das ondas de Santa Cruz. A organização é da Surf Addic - Associação de Surf Adaptado.

 

Vamos agora à música.

Todos os dias o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley vai receber vários artistas que se vão dividir entre o Palco Tetley, com os já habituais sunsets, entre as 18h30 e 20h, e o Palco Neptuno, a partir das 22h30 e até às 3 da manhã. Para já damos a conhecer apenas alguns dos destaques desta 10.ª edição.

Na primeira noite do evento, a 15 de julho, são os Mundo Segundo que vão receber todos os visitantes. O MC, produtor e ex b-boy português, oriundo de Vila Nova de Gaia, é uma figura incontornável do hip-hop e um dos mais ativos embaixadores do movimento em Portugal, sendo mais conhecido por ser um dos MC's da banda Dealema. De seguida, a mesa de mistura estará a cargo do DJ Tiago Bandeiras, a partir da 1h30.

No domingo, dia 17 de julho, o palco estará a cargo dos Putzgrilla, um projecto musical nascido em Portugal e que se propõe a trazer uma lufada de ar fresco à cena eletrónica nacional. Uma mistura explosiva entre as sonoridades mais urbanas desde o Funk Brasileiro, o Hip Hop ou Zouk com a energia do EDM, teve como primeiro single o tema "Bunda". Squeeze Me é o mais recente sucesso da banda.

Na segunda-feira, dia 18 de julho, o fecho do Palco Neptuno estará a cargo da Dupla Met Cá Sets. Quanto ao artista que abre o palco, os visitantes ainda vão ter de esperar. É uma das surpresas a anunciar em breve.

Na terça-feira, dia 19 de julho, a festa faz-se com os Supa Squad. A banda constituída por Mr. Marley e Zacky Man apresenta uma sólida fusão entre o dancehall moderno e o new roots reggae. Descrevem a sua música como “original e com um forte aroma jamaicano“. E sobem ao Palco Neptuno, a partir da meia noite.

Os Meninos da Vadiagem serão os artistas a animar a noite de quarta-feira, dia 20 de julho. Este é um projeto musical de Stº André (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch). Os 3 compõem este explosivo coletivo de DJs. O nome expressa a forma de viver destes três amigos e representa a ideologia de uma geração. Sempre com uma base muito comercial, contam com influências de todo o lado, o que culmina num estilo Energetic Big Room Music. Sets enérgicos, presença na cabine sempre com muito entusiasmo e forte interação com o público, sinergia que resulta numa atuação frenética! A noite termina com Filipa More na mesa de DJ, a partir das 1h30.

Os convidados da quinta-feira, 21 de julho, são de renome. A partir da meia noite, Overule feat. MC Virgul vão animar a noite. Há poucos palcos que Bruno Castro (Overule) não terá já pisado. Reconhecido em Portugal e além-fronteiras, o DJ e produtor tem sempre uma média anual de 150 atuações. A ele junta-se nesta noite Virgul, que todos conhecemos como tendo sido um dos grandes nomes dos Da Weasel, seguindo depois para outros projetos como os Nu Soul Family. Recentemente estreou-se a solo, sendo que o álbum sairá este verão. O primeiro single chama-se “I Need This Girl” e foi escrito por Carlão e Virgul, que assim se "reencontram", e tem música de Héber Marques, dos HMB. A noite termina com Van Breda na mesa de mistura.

Seguimos para sexta-feira, dia 22 de julho. Esta será a noite dedicada à Mega Hits, rádio oficial do evento. E no palco teremos Olga Ryazanova. Conhecida por DJ Sexation, nasceu na Polónia, vai animar esta noite, seguindo-se o dj Nélson Cunha.

A noite de sábado, dia 23 de julho, está reservada para os Inner Circle, uma banda de reggae originária da Jamaica, considerada o maior grupo de reggae do país. Sucessos como o single "Sweat (A La La La La Long)", lançado em 1993, fazem parte do Curriculum desta banda que nasceu em 1968 pela mão dos irmãos Ian (baixo) e Roger Lewis (guitarra), em Kingston. No final da noite, sobe ao palco o dj João Dinis feat. MC Angelo B.

A última noite do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley, 24 de julho, recebe um filho da terra. NBC é o artista a subir ao palco a partir da meia-noite. Aquele que é um elemento de um dos grupos mais antigos no cenário do Hip Hop Português, conta já com mais de 20 anos de carreira. É um dos fundadores do hip-hop português, mas desde sempre que NBC se deixa influenciar pelo vibe do groove, pela energia do funk, pela irreverência do rock ou pela profundidade que só o soul e o blues conseguem imprimir. Segue-se o DJ Cenoura como já é habitual nesta última noite do evento, com rock dos anos 80 e 90.

 

Os próximos dias irão assim desvendar o restante cartaz, fiquem atentos.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Tetley. O evento conta ainda com o patrocínio da MEO e das Águas do Vimeiro, a rádio oficial Mega Hits, o apoio institucional do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro, apoio à divulgação da Kayaksurf.net, Portal Aventuras e Vert Magazine e o apoio da RPower e do Oeste Portugal.