16.07.2016

Internacional de Skimboard foi o destaque do primeiro dia

A décima edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley já arrancou. E o dia ficou marcado por muita ação no que toca ao Skimboard. O Internacional de Skimboard, cujo check-in decorreu por volta das 9h30, recebeu mais de 70 inscritos de países como França, Espanha, Brasil ou Estados Unidos. Entre os destaques do dia estiveram o norte-americano Blair Conklin, com a nota mais alta do dia (8,33 pontos em 10 possíveis) e o atleta do Estoril que venceu o Internacional em 2014 Afonso Ruiz que fez o score mais alto do dia (15,17 pontos em 20 possíveis).

Nota também para a eliminação do atual campeão nacional Hugo Santos, que teve na primeira bateria um heat bastante renhido frente ao atleta de Sesimbra e vencedor do Internacional de Skimboard em 2013 Emanuel "Mega" Embaixador e ao atleta da Ericeira André Abrantes.

Assim, nos quartos-de-final do escalão Open estão no 1.º heat Mário Gomes, Blair Conklin (EUA), António Jordão e Marcos Casteluber (BRA); no 2.º heat Rafael Castillo Sugranhas (ESP), Afonso Ruiz, João Girbal, e João Pedro Guerreiro; no 3.º heat Simão Pinto, Emanuel Embaixador, Henrique Fonseca e Pedro Teles, e no 4.º heat Juanlu Gonzalez (ESP), Valentin Yznairskyy, Ricardo Dias (que venceu o Internacional no ano passado) e André Abrantes. Ontem ainda decorreram os quartos-de-final de Sub-18 e as meias finais do escalão Seniores.

Um campeonato com história

Para a organização esta é uma prova que já está numa "fase de maturidade". "Temos sempre um número fixo de atletas, que vêm um ano, gostam de como são acolhidos e acabam por voltar no ano seguinte. Esta é a maior prova de Skimboard da Europa, e é também muito importante termos aqui atletas americanos. O objetivo é tentar fazer sempre melhor, para que quem vem se sinta satisfeito", começa por dizer José Costa da Associação Sealand. Esta é já uma competição que decorre há 14 anos em Santa Cruz.

"Tudo começou em 2002 com Pedro Bernardes, na altura com outro nome, Torneio Internacional de Skimboard. Mudou o nome mas mantém-se o essencial todos os anos, ininterruptamente. A inserção da prova no Ocean Spirit foi a grande novidade, em 2007. Trouxe condições invejáveis, que permitem toda a animação à volta do campeonato. Portanto é uma prova com muita história", defende José Costa.

Amanhã, o check-in está marcado para as 9h, para a realização dos heats restantes deste Internacional de Skimboard. Ainda amanhã decorre o Open Water Swim Race. Esta prova, que conta com dezenas de participantes convidados, procura fazer reviver uma antiga tradição da praia de Santa Cruz, que já remonta há mais de 60 anos. Os participantes farão a travessia praia Centro - praia Formosa - praia Centro, introduzindo assim pela primeira vez no Ocean Spirit a modalidade de natação em águas abertas. O check-in está marcado para as 11h, sendo que a prova deve começar às 12h.

E a primeira noite do evento ficou marcada por uma receção aos convidados com um cocktail e uma visita às várias lojas no recinto, espaços de divulgação dos diversos patrocinadores. Na cerimónia de abertura estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o administrador do Turismo de Portugal, Filipe Silva.

"Este ano, pudemos dar um pequeno passo em frente no sentido de promover o território de forma diferente. Estou convicto que vamos receber aqui, na nossa praia, a partir de dia 20, os melhores jovens surfistas europeus. A passagem de uma prova da World Surf League por Santa Cruz [entre os dias 20 e 24 de julho] traz um valor acrescido ao evento. Queremos fazer do surf no Oeste uma referência. Queremos promover o litoral, que cada vez tem mais certificações ambientais. Queremos um território cada vez mais vivo e não só entre 15 julho e 15 de setembro, mas durante os 365 dias do ano", disse o presidente da Câmara Municipal.

Já o administrador do Turismo de Portugal, que marcou presença na cerimónia em representação da secretária de Estado do Turismo, referiu a importância dos extensos quilómetros de costa que caracterizam o país. "O nosso trabalho no Turismo de Portugal tem incidido, quer ao nível dos operadores turísticos, quer ao nível de imprensa estrangeira, tudo para aumentar a notoriedade do surf e desportos de ondas em Portugal. Temos aqui mais de mil quilómetros de costa, não esquecendo obviamente os quilómetros de costa nos arquipélagos da Madeira e Açores. Temos excelentes condições para a prática de desportos náuticos. E esse é o trabalho que temos vindo a fazer para que Portugal ganhe mais notoriedade enquanto destino de desportos náuticos", apontou Filipe Silva.

Terminada a cerimónia de abertura, seguiu-se a música do DJ Temudo e o concerto dos Mundo Segundo no Palco Neptuno. Foram cerca de 6.000 as pessoas que nesta primeira noite de evento visitaram a Aldeia Neptuno, sendo que a festa terminou com a música do DJ Tiago Bandeiras, a partir da 1h30.

Hoje a festa no Palco Neptuno faz-se com o DJ Telmo Pereira, seguindo-se os internacionais Pow Pow Movement, a banda de reggae e dancehall fundada em 1990 em Colónia, na Alemanha.