22.07.2016

Ecoevento: Um festival com Certificação Ambiental

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley é um festival com preocupações ambientais. Este ano conta com uma Certificação Ambiental atribuída pela Sociedade Ponto Verde (SPV) que consiste na "recolha e separação dos resíduos produzidos na montagem, durante e desmontagem do evento", explica Marta Rodrigues, chefe de divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Ao longo da Aldeia Neptuno contam-se um ecocentro (nas traseiras do palco) com recolha de resíduos diária durante a madrugada, oito ecopontos, oito contentores para vidro só disponíveis nos bares e oito contentores indiferenciados, para resíduos urbanos.

"Depois de no ano passado termos tido uma parceria com Valorsul, este ano quisemos dar mais um passo e ter mesmo a Certificação. Temos vários contentores em todo o espaço do recinto, fizemos uma ação de sensibilização e fiscalização aos bares, até porque no final do evento pretendemos atribuir o prémio de Ecobar à semelhança do que já fizemos no ano passado. Vence o prémio aquele que tiver mais preocupações ambientais e tiver feito uma maior separação dos resíduos", avança ainda Marta Rodrigues..

Quanto a números, até ao momento, foram recolhidos durante a fase da montagem, 100 kg de papel/cartão e 5,2 kg de embalagens. No total, entre dia 15 de julho (de montagem) e o dia de hoje, foram recolhidos 440 kg de papel, 1165,2 kg de embalagens, 940 kg de vidro, e 2.660 kg de resíduos indiferenciados.