23.07.2016

Surf Adaptado nos areais de Santa Cruz

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley recebeu este sábado mais uma iniciativa da Surf Addict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado. Mais de 40 pessoas – entre voluntários e participantes – marcaram presença nesta ação.

Depois de já ter passado pela Praia da Rocha, São Torpes, Praia das Milícias (Açores), a Surf Addict visitou assim Santa Cruz. “Esta a 4.ª iniciativa do ano e surge inserida no Santa Cruz Ocean Spirit. Cada vez mais o surf adaptado tem uma palavra a dizer no meio do panorama do surf nacional. O convite para este tipo de eventos serve também para dar mais protagonismo ao surf adaptado. Não queremos ser conhecidos como os maiores do surf adaptado mas queremos ter uma palavra a dizer sempre e a associação tem tido um trabalho que é reconhecido fora do surf para pessoas com deficiência. É reconhecido como sendo um trabalho meritório e nota-se pela quantidade de pessoas que temos aqui hoje e por todo este ambiente criado. Temos crianças e pessoas com deficiência que vêm da Figueira da Foz e do Algarve propositadamente para surfar aqui porque confiam no nosso trabalho”, explica Nuno Vitorino, presidente da Surf Addict.

Desde que começou a fazer este trabalho, a associação já chegou a mais de mil pessoas. “Até hoje orgulhamo-nos de já ter colocado mais de 1.300 pessoas com deficiência na água a surfar. Dessas, 20 pessoas surfam já regularmente e têm as suas pranchas, o que para nós é fantástico. Há quatro anos não havia nada disto. E daqui para a frente vai haver cada vez mais”, acrescenta Nuno.

A iniciativa em Santa Cruz contou com cerca de 40 a 50 pessoas. “Num dia em que o mar não está fácil ter este número de pessoas é muito bom. O surf adaptado muda vidas. Não só as vidas de quem vai surfar, mas de quem proporciona a prática do surf. Estas pessoas vêm para aqui proporcionar um dia diferente a pessoas com deficiência. Se não fosse esta ação humana de solidariedade, que se vê e proporciona sorrisos no segundo a seguir, era muito difícil estas pessoas conseguirem surfar. Isto deixa-me muito emocionado e contente”, diz Nuno.

E a Surf Addict tem novidades que passam por um modelo de competição também do Surf Adaptado. “Acreditamos que o modelo competitivo que estamos a planear com a Federação Portuguesa de Surf (FPS) vem incrementar e dar outro 'input' ao surf adaptado em Portugal. O primeiro campeonato de surf adaptado nacional vai ser uma realidade em breve. Ainda não temos uma data porque temos de dar passos muito seguros para quando for implementado não ter de se voltar atrás. Até porque o modelo internacional tem de ser avaliado e seguido”, explica o responsável, acrescentando que quando Portugal participar neste campeonato mundial será para ganhar. “Queremos lá estar com os melhores dos melhores, que também existem em Portugal. Sabemos que se um dia pisarmos o pé na Califórnia, nesse campeonato, e isto não é arrogância ou falta de humildade, sabemos que vamos dar muita luta”, conclui.